Como glândula do aparelho genital masculino, a próstata tem como função produzir parte do fluido que forma o sémen.

  • PorBárbara BettencourtJornalista
  • IlustraçãoRita Ferreira

Do tamanho de uma noz, a próstata é composta por glândulas, músculos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo envoltos numa cápsula fibrosa. Está situada logo abaixo da bexiga, rodeando parte da uretra.

Quando ocorre a ejaculação, milhões de espermatozoides deslocam-se dos testículos para a uretra através dos canais deferentes. Nessa altura, a próstata injeta para a uretra prostática o líquido seminal ou prostático, que facilita a mobilidade dos espermatozoides.

A vesícula seminal e a glândula bulbouretral também injetam para a uretra prostática um líquido que nutre os espermatozoides e equilibra o pH do esperma. Juntos, esses líquidos formam o esperma que é impulsionado para o exterior pela uretra com a ajuda dos seus músculos lisos. Estes fecham a passagem para a bexiga, evitando que o esperma para ali reflua, e os canais prostáticos durante a evacuação de urina para impedi-la de penetrar neles.

A próstata tem como função produzir parte do fluido que forma o sémen

 


Cuide da sua próstata

O cancro da próstata é o tumor maligno mais frequente nos homens — um em cada nove portugueses sofre, ou virá a sofrer um dia, desse problema. O aumento benigno da próstata (hiperplasia) atinge metade dos homens acima dos 50 anos. Para ter mais probabilidades de o prevenir:

  • Faça rastreios regulares após os 50 anos: o toque retal e a análise de sangue ao antigénio específico da próstata (PSA) são os principais.
  • Reduza a ingestão de gorduras animais e elimine os lacticínios, apontados como fatores de risco em vários estudos.
  • Integre licopeno (tomate), isoflavonas (soja), aliáceas (alho, cebola), peixes gordos, selénio e vitamina E na alimentação, pois têm sido apontados como preventivos.
Última revisão: Novembro 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this