Com uma indispensável função protetora, é o órgão mais extenso do corpo humano e o que cresce mais depressa: a pele que vê ao espelho hoje não existirá daqui a um mês.

  • Por Rita MiguelJornalista

Para conseguir desempenhar a sua função de proteção, a pele é constituída por três importantes camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme, cada qual com características próprias.

Epiderme

As células cutâneas formam-se na sua camada mais profunda e, ao envelhecerem, vão subindo até à camada córnea (a mais superficial), carregando-se de queratina, uma proteína protetora. Contém células do sistema imunitário e melanócitos que produzem melanina (substância que confere cor à pele, protegendo-a dos raios solares).

Derme

Contém vasos sanguíneos; glândulas sudoríparas e sebáceas; folículos pilosos e terminações nervosas. As fibras de colagénio e elastina que a formam dão firmeza e elasticidade à pele.

Hipoderme

Formada por gordura, regula a temperatura do corpo, liga a derme aos músculos e aos ossos, e faz os vasos sanguíneos e células nervosas chegarem ao resto do corpo.

Como funciona a pele


Proteja a sua pele

Apesar de ter uma função protetora, também ela necessita de ser protegida, de modo a que as três camadas que fazem parte da constituição da pele estejam aptas a desempenhar a sua função.

  • Use sabão neutro, limite a duração dos duches e modere a temperatura da água.
  • Aplique diariamente no rosto um hidratante com FPS mínimo de 30.
  • Limpe o rosto diariamente para remover microrganismos, contaminantes ambientais, suor, sebo e células descamativas da camada córnea.
  • Resguarde-se do sol e use chapéu, óculos de sol e roupas protetoras.
  • Não fume. Os químicos do cigarro fazem estreitar os vasos sanguíneos, o que resulta na diminuição do fluxo de oxigénio e nutrientes, e danifica o colagénio e a elastina, provocando as rugas.
Última revisão: Abril 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this