A coluna vertebral é uma estrutura óssea vertical que liga o crânio à bacia, suporta o peso corporal, protege a medula e permite-nos dobrar, torcer e mover o tronco em todas as direções.

  • PorBárbara BettencourtJornalista
  • IlustraçãoRita Ferreira

Juntamente com os ligamentos e músculos circundantes, a coluna suporta o peso da parte superior do corpo.

É composta por 33 ossos e tem três segmentos principais: zona cervical, dorsal e lombar. Na base está o segmento sacro-coccigeo, composto pelo sacro (cinco vértebras unidas) e cóccix (quatro vértebras unidas).

A partir daqui contam-se 24 vértebras separadas por discos intervertebrais, que amortecem o peso, possibilitam os movimentos da coluna e permitem a passagem dos nervos da medula.

A zona lombar tem cinco vértebras (L1 a L5); o segmento dorsal tem 12 (D1 a D12). A cada vértebra dorsal (ou torácica) ligam-se duas costelas, formando a caixa torácica que rodeia e protege o coração e os pulmões.

No pescoço há sete vértebras cervicais (C1 a C7). As vértebras, discos e ligamentos ajudam a manter o alinhamento da coluna e a proteger a medula de lesões.

A coluna vertebral suporta o peso corporal e protege a medula

A coluna vertebral suporta o peso corporal e protege a medula


Proteja a coluna vertebral

A flexibilidade da coluna diminui com a idade, devido ao desgaste progressivo das suas estruturas. Mas os acidentes, má postura ou esforços físicos intensos podem comprometer o seu funcionamento e acelerar a sua degradação.

  • Mantenha a postura Evite afundar-se no sofá, usando, sempre que necessário, almofadas para apoiar a zona lombar. Na cadeira do escritório, sente-se com as costas apoiadas no encosto, o monitor ao nível dos olhos e os cotovelos apoiados na mesa. Se trabalha sentada, levante-se e ande um pouco de hora em hora.
  • Se a coluna vertebral lhe dói consulte o seu médico, pois é importante esclarecer a causa.
  • Mexa-se Pratique exercício físico para manter a força e flexibilidade dos músculos e ligamentos e oxigenar os tecidos. Mas não mantenha uma atividade que lhe motiva dor, pois irá agravar uma lesão subjacente.
  • Alongue O encurtamento dos músculos posteriores da coxa (isqueotibiais) contribui muito para a dor lombar.
  • Controle o peso A obesidade causa pressão sobre os discos intervertebrais, aumentando o seu desgaste.
Última revisão: Abril 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this