É um órgão oco e elástico, em forma de bolsa. Pertencente ao sistema urinário, a bexiga é responsável pelo armazenamento e evacuação da urina, isto é, pela micção.

  • PorRita AlvesJornalista

Localizada na cavidade pélvica, o tamanho e formato da bexiga dependem da quantidade de urina que contém. Se estiver vazia, tem um formato triangular; se estiver cheia, distende e fica semelhante a um abacate.

É constituída por três partes: a cúpula que é a porção superior que se relaciona com os órgãos intra-abdominais; o corpo que é o seu maior constituinte e onde se abrem os ureteres, que ligam os rins à bexiga; e a base, a parte inferior, em forma de funil, que comunica com a uretra.

Tem diversas camadas que se dividem em camada mucosa, no interior, camada muscular e camada serosa, a mais externa.

Os músculos auxiliam na evacuação da bexiga, pois ao se contraírem, expulsam urina através da uretra.

A bexiga é um órgão oco e elástico, em forma de bolsa


Bexiga saudável

  • Não fume
    O tabagismo pode aumentar o risco de cancro na bexiga. A tosse associada a este hábito pode levar a perdas de urina involuntárias.
  • Hidrate-se
    Para evitar que a urina fique demasiado concentrada, é aconselhável beber cerca de dois litros de água por dia. Bebidas alcoólicas ou com cafeína, como certos refrigerantes e café, devem ser restringidas.
  • Faça exercícios de Kegel
    Consistem na contração e relaxamento dos músculos pélvicos (do períneo) e permitem reforçar o controlo do esfíncter da uretra, prevenindo a incontinência urinária.
  • Urine com frequência
    Adiar a micção aumenta a pressão na bexiga, dificultando a capacidade de esvaziamento, o que pode levar ao aparecimento de infeções urinárias.
Última revisão: Maio 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this