Síndrome de Ramsay Hunt: que doença é esta que levou à paralisia facial de Justin Bieber?

Síndrome de Ramsay Hunt: que doença é esta que levou à paralisia facial de Justin Bieber?

O músico canadiano Justin Bieber surge num vídeo com parte da face paralisada e revela o motivo por que cancelou digressão: sofre de síndrome de Ramsay Hunt.

  • PorVanda OliveiraJornalista

  • FontesNational Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS)
    Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (RPMGF)

Num vídeo publicado na sua conta de Instagram, o artista canadiano Justin Bieber informou que lhe foi diagnosticada síndrome de Ramsay Hunt, que lhe paralisou o lado direito da face. Ao longo de quase três minutos, o artista fala sobre esta síndrome rara e do seu prognóstico. «Como podem ver pela minha cara, tenho uma condição chamada síndrome de Ramsay Hunt provocada por um vírus [herpes zoster] que atacou os nervos do meu ouvido e da minha face. Como podem ver este olho [direito] não está a piscar, não consigo sorrir deste lado, a narina [direita] não mexe. Há uma paralisia total neste lado do meu rosto», começa por descrever Justin Bieber. «Para aqueles que ficaram frustrados com o cancelamento dos próximos espetáculos, como podem ver, eu não estou fisicamente capaz. Gostaria que não fosse o caso, mas obviamente o meu corpo está a dizer-me que tenho que descansar para que possa ter a minha cara de volta tal como era», partilha o artista. Justin Bieber refere ainda: «Estou a fazer todos os exercícios faciais para que o meu rosto volte ao normal e isso irá acontecer só não sabemos quanto tempo vai demorar».

A síndrome de Ramsay Hunt é causada pela reativação do vírus da varicela

Síndrome de Ramsay Hunt: o que é

Também conhecida por herpes zoster ótico, a síndrome de Ramsay Hunt ganhou o nome do autor que a descreveu pela primeira vez em 1907. Esta síndrome é uma complicação da zona, uma doença provocada pela reativação do vírus herpes zoster responsável pela varicela. Após um episódio de varicela, o vírus que a provocou permanece “adormecido” nas células nervosas do doente. Por vezes, ao fim de muitos anos, o vírus torna-se novamente ativo e provoca a zona. Sendo este um vírus oportunista, a síndrome manifesta-se quando os anticorpos que se tinham formado contra o vírus diminuem e este se dissemina pelos nervos faciais. Tendo em conta que mais de 95 por cento dos adultos tiveram varicela, a maioria da população está em risco de desenvolver zona. A síndrome de Ramsay Hunt é, no entanto, rara. Ao contrario da varicela, esta síndrome não é contagiosa.

Paralisia facial e outros sintomas

Além da paralisia facial de um dos lados da face, a síndrome de Ramsay Hunt é geralmente acompanhada de outros sintomas. Frequentemente, surge uma erupção cutânea no ouvido, boca, rosto, pescoço e couro cabeludo (semelhante à provocada pela varicela) e podem haver outros sinais e sintomas como dor de ouvidos, perda auditiva, zumbido no ouvido, náuseas, vómitos, vertigens e movimentos rápidos e involuntários do globo ocular. O diagnóstico é feito essencialmente com base nos sintomas.

A paralisia facial pode ser temporária ou permanente

Síndrome de Ramsay Hunt: as causas

A reativação do vírus herpes zoster ocorre, geralmente, em pessoas com mais de 60 anos. A incidência e a gravidade da doença aumentam com a idade, o que pode dever-se a um declínio na imunidade. Doentes imunodeprimidos são mais suscetíveis a esta condição.


Como prevenir e tratar

A vacinação para o vírus herpes zoster é a melhor forma de prevenção da doença zona e, consequentemente, da síndrome de Ramsay Hunt. A vacina é indicada para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos e não faz parte do Plano Nacional de Vacinação. O tratamento da síndrome pode incluir uma combinação de fármacos antivirais e corticosteroides. Geralmente, o prognóstico é bom. No entanto, em alguns casos, a perda auditiva pode ser permanente. As vertigens podem durar dias ou semanas. A paralisia facial pode ser temporária ou permanente.

Justin Bieber: «Como podem ver, é bastante grave»

O testemunho do músico Canadiano Justin Bieber sobre a síndrome de Ramsay Hunt.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Justin Bieber (@justinbieber)

Última revisão: 11 de junho de 2022

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this