Novo Centro de Risco Cardiovascular e Trombose em Lisboa

Centro de Risco Cardiovascular e Trombose Hospital da Luz Torres de Lisboa

Com o objetivo de proporcionar um circuito individualizado e multidisciplinar assente na inovação, o Grupo Luz Saúde aposta agora numa resposta centralizada para quem é portador de risco cardiovascular.

As doenças cardiovasculares têm elevada prevalência na população portuguesa, sendo as principais responsáveis pela mortalidade no nosso país. A aterosclerose, por si só, é responsável pela quase totalidade das causas de doença das coronárias e de doença arterial periférica, assim como de um grande número de acidentes cerebrovasculares. Esta doença pode evoluir de forma crónica, como é o caso da angina de peito, ou de forma aguda, dando origem ao enfarte agudo do miocárdio e ao acidente vascular cerebral (AVC).

Nova aposta do Hospital da Luz Torres de Lisboa

Para endereçar e minorar o impacto das doenças cardiovasculares, apostando na melhoria da qualidade e do aumento dos anos de vida da população, foi criado o Centro de Risco Cardiovascular e Trombose. De acordo com João Lourenço, diretor-geral do Hospital da Luz Torres de Lisboa, este novo recurso «enquadra-se na estratégia de desenvolvimento da área da medicina preventiva, permitindo a deteção de fatores de risco e da doença aterosclerótica em fase pré-clínica, constituindo assim uma mais-valia na promoção da saúde». Como desafio adicional, o Centro propõe-se a fazer uma abordagem holística e integrada da trombose nas suas diversas vertentes e expressões.

Centro de Risco Cardiovascular e Trombose Hospital da Luz Torres de Lisboa

«Queremos contribuir para transformar a vida das pessoas. É esse o nosso objetivo, propor mudanças que sejam benéficas para o seu futuro»

Detetar, avaliar e corrigir

Para Victor Gil, médico cardiologista com vasta experiência clínica, pedagógica e académica nesta área, e agora coordenador do Centro de Risco Cardiovascular e Trombose do Hospital da Luz Torres de Lisboa, existe um desafio muito claro: «Queremos contribuir para transformar a vida das pessoas. É esse o nosso objetivo, propor mudanças que sejam benéficas para o seu futuro».
Como explica o médico cardiologista, existem vários fatores de risco cardiovascular, como o colesterol elevado, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, e há também amplificadores de risco como as doenças inflamatórias, a poluição atmosférica, entre outros.

«Determinar, avaliar e corrigir os fatores de risco vai diminuir a probabilidade de virem a surgir eventos cardiovasculares. Para isso, vai existir uma estreita articulação com outras especialidades além da Cardiologia e programas personalizados específicos», salienta ainda. São exemplo o programa de exercício físico, de alimentação saudável ou o tratamento target-oriented da hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes.

Centro de Risco Cardiovascular e Trombose Hospital da Luz Torres de Lisboa

Ter história familiar de doença cardiovascular precoce (enfarte do miocárdio ou AVC) em familiares do 1º grau, ser fumador «pesado» ou ter hipertensão arterial grave são apenas alguns dos vários fatores de risco cardiovascular que devem ser motivo de uma avaliação profunda

Por outro lado, a identificação da presença de aterosclerose em fase pré-clínica (isto é, antes de surgirem sintomas ou complicações) é também uma prioridade, pois «isso permitirá também modificar favoravelmente o curso natural da doença. No Centro vai ser possível determinar o risco cardiovascular e a aterosclerose pré-clínica através dos métodos tradicionais, mas também com recurso a técnicas e marcadores avançados», afirma Victor Gil.

A quem se dirige o Centro

O Programa de Avaliação e Correção do Risco Cardiovascular tem como população-alvo, de acordo com o coordenador do Centro, sobretudo pessoas que, não se encontrando doentes, são portadoras de risco cardiovascular e estão empenhadas em corrigi-lo em fase pré-sintomática». Assim, dirige-se a mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 40 anos, bem como jovens com idade superior a 18 anos – desde que portadores de risco cardiovascular. Ter história familiar de doença cardiovascular precoce (enfarte do miocárdio ou AVC) em familiares do 1º grau, história de dislipidemia familiar, ser fumador «pesado» ou ter hipertensão arterial grave são apenas alguns entre os vários fatores de risco cardiovascular que devem ser motivo de uma avaliação profunda.

Centro de Risco Cardiovascular e Trombose Hospital da Luz Torres de Lisboa

«No Centro vai ser possível determinar o risco cardiovascular com recurso a técnicas e marcadores avançados»

De mão dada com a inovação

A orientação para técnicas diagnósticas ou terapêuticas mais diferenciadas, sempre que sejam justificadas pelas melhores práticas clínicas é ainda um dos objetivos do Centro de Risco Cardiovascular e Trombose, que pretende estimular a investigação clínica ao funcionar em articulação direta com o Centro de Investigação Cardiovascular do Hospital da Luz e com o Centro Académico Clínico Católica-Luz. Serão também promovidas ações de educação médica em articulação com o Hospital da Luz Learning Health.

Última revisão: 21 de junho de 2022

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this