Começa hoje o verão: esta app indica o nível de radiação solar do local de onde nos lê

Começa hoje o verão: esta app indica o nível de radiação solar do local onde nos lê

A Organização Mundial da Saúde assinala o início do verão no hemisfério norte com o lançamento da aplicação SunSmart Global UV. Uma ferramenta única que fornece leituras precisas e específicas do índice UV. O objetivo é reduzir a carga global do cancro da pele e de outras doenças relacionadas com os raios UV.

  • PorVanda OliveiraJornalista

Uma nova aplicação para telemóveis que fornece informações locais sobre os níveis de radiação ultravioleta (UV) foi lançado pela Organização Mundial da Saúde (WHO), Organização Meteorológica Mundial (WMO), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e Organização Internacional do Trabalho (ILO). A app SunSmart Global UV fornece previsões meteorológicas e UV de cinco dias em locais pesquisáveis. «A ferramenta destaca os intervalos de tempo em que a proteção solar é necessária com o objetivo de ajudar as pessoas em todo o mundo a saber quando usar proteção solar, num esforço para reduzir a carga global do cancro da pele e danos oculares relacionados com os raios UV», lê-se no comunicado de imprensa da Organização Mundial da Saúde.

«A exposição excessiva aos raios UV é a principal causa de cancro da pele»

«Encorajamos todos a usar esta aplicação diariamente»

A app SunSmart Global UV está disponível gratuitamente nas lojas Apple App Store e Google Play. A ferramenta oferece opções personalizadas para que os utilizadores possam tomar medidas para se proteger da exposição prolongada e excessiva aos raios solares, uma das principais causas de cancro de pele e outras doenças relacionadas com os raios UV. A aplicação permite incluir fluxos de dados nacionais e locais e a adaptação para vários idiomas. Atualmente está disponível em chinês, inglês, francês, russo, holandês e espanhol.

«As evidências mostram que a exposição excessiva aos raios UV é a principal causa de cancro da pele. Portanto, é vital que as pessoas saibam quando e como se proteger», afirma Maria Neira, diretora do Departamento de Ambiente e Alterações Climáticas e Saúde, da Organização Mundial da Saúde. «Encorajamos todos a usar a aplicação para se protegerem a si e aos seus filhos, e fazer disso um hábito diário», acrescenta.

Os danos causados ​​pelos raios UV são cumulativos e os raios UV podem ser prejudiciais quando as pessoas ficam expostas por longos períodos – mesmo em níveis baixos

Cancro da pele: uma doença evitável que mata 120 mil pessoas por ano

Globalmente, estima-se que em 2020 tenham sido diagnosticados mais de 1,5 milhões de casos de cancro da pele (melanoma e não-melanoma combinados). Durante o mesmo período, mais de 120 mil pessoas em todo o mundo perderam a vida para esta doença altamente evitável. Um dos principais fatores que contribuem para esta doença é o excesso de radiação UV devido à destruição da camada de ozono da Terra, resultante da libertação de produtos químicos (CFC). Sob o tratado internacional conhecido como Protocolo de Montreal, todos os Estados-membros da ONU estão a eliminar gradualmente a produção e o consumo dessas substâncias. Como resultado desses esforços contínuos, projeta-se que o nível de ozono se recupere até meados do século XXI. «Enquanto isso, a população precisa estar particularmente atenta para se proteger de uma superexposição aos raios UV – é aqui que a aplicação SunSmart Global UV desempenha um importante papel de consciencialização», lê-se no comunicado da Organização Mundial da Saúde.

Meses de verão escondem um perigo real

«O Protocolo de Montreal protege a camada de ozono que, por sua vez, protege a saúde humana e o ambiente, bloqueando a maior parte da radiação ultravioleta nociva do sol de atingir a superfície da Terra. O cancro de pele pode resultar da exposição excessiva ao sol, por isso é imperativo que todos permaneçam vigilantes e se protejam adequadamente com chapéus e protetor solar. A aplicação SunSmart Global UV é uma ferramenta fantástica de monitorização dos raios UV, e eu encorajo todos a usá-lo», aconselha Meg Seki, Secretária Executiva do Secretariado de Ozono da Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

«Toda a gente precisa de um pouco de sol, principalmente para a produção de vitamina D, que ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças ósseas como raquitismo e osteoporose. Mas muito sol pode ser perigoso – e até mortal. Os meses de verão escondem um perigo real», lê-se no comunicado da Organização Mundial da Saúde.

A exposição excessiva ao sol durante os primeiros anos pode aumentar significativamente o risco de doenças relacionadas aos raios UV mais tarde na vida

Lançamento coincide com o primeiro dia de verão

A aplicação SunSmart Global UV é lançada hoje para coincidir com o primeiro dia de verão no hemisfério norte. Ao aumentar a consciencialização do público e ajudar a reduzir a incidência do cancro da pele, esta aplicação apoia o alcance do Objetivo 3 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa garantir uma vida saudável e bem-estar em todo o mundo até 2030.

«Esta aplicação combina conhecimentos meteorológicos, ambientais e de saúde para ajudar a proteger as pessoas do sol tanto no trabalho como nos momentos de lazer. É única porque utiliza dados de estações meteorológicas e de medição de UV dos países para fornecer leituras precisas e específicas do índice UV», disse o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, o professor Petteri Tallas. «É um grande exemplo de ciência ao serviço da sociedade».

Muitas das doenças e mortes relacionadas com os raios UV podem ser evitadas por meio de um conjunto de medidas simples de prevenção:

  • Limite o tempo ao sol do meio-dia
  • Procure sombra quando os raios UV são mais intensos
  • Use roupas de proteção, chapéus e óculos de sol
  • Use um protetor solar de amplo espectro de proteção solar

Proteger as crianças de longos períodos ao sol é particularmente importante, pois a exposição excessiva ao sol durante os primeiros anos pode aumentar significativamente o risco de doenças relacionadas aos raios UV mais tarde na vida.


Índice UV: como funciona

A aplicação SunSmart Global UV é baseada no Índice UV, que descreve o nível de radiação UV solar na superfície da Terra. O Índice UV é relatado numa escala de 1 (“Baixo”) a 11 ou superior (“Extremo”). Quanto maior o valor do índice, maior o potencial de danos à pele e aos olhos e menos tempo leva para ocorrer os danos. O índice UV máximo é ao meio-dia solar, quando o sol está mais alto no céu. A adaptação de atividades ao ar livre e o uso de proteção solar são recomendados quando o índice UV for 3 ou superior. Os danos causados ​​pelos raios UV são cumulativos e os raios UV podem ser prejudiciais quando as pessoas ficam expostas por longos períodos – mesmo em níveis baixos.

A aplicação pretende trazer consistência mundial aos relatórios de UV e às mensagens de saúde pública. Foi desenvolvida pelo Cancer Council Victoria e pela Agência Australiana de Proteção contra a Radiação e Segurança Nuclear, ambos Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde na Austrália, onde uma aplicação semelhante demonstrou uma maior consciencialização pública sobre proteção UV quando foi usado para apoiar uma campanha sistemática de saúde pública de décadas que promove comportamento solar inteligente.

Quanto maior o valor do índice UV, maior o potencial de danos à pele e aos olhos e menos tempo leva para ocorrer os danos

O Índice Global Solar UV foi desenvolvido em conjunto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Meteorológica Mundial (WMO), o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), a Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP) e a Agência Federal Alemã para a Proteção Radiológica (Bundesamt für Strahlenschutz, BfS) para informar e alertar o público em geral sobre o risco potencial à saúde associado aos altos níveis de radiação solar UV.

  • 1-2 índice UV: Não é necessária proteção solar. Pode permanecer ao ar livre.
  • 3-7 índice UV: Procure a sombradurante o meio-dia solar. Vista uma camisola, aplique o protetor solar e use chapéu
  • 8-11+ índice UV: Evite estar no exterior durante o meio-dia solar. Permaneça à sombra. Camisola, protetor solar e chapéu são essenciais.

O Índice UV é um indicador de quando o sol está mais perigoso, refere a Organização Mundial da Saúde na rede social Instagram.

 

Última revisão: 21 de junho de 2022

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this