5 revelações da Web Summit 2021 que o vão surpreender

5 revelações da Web Summit 2021 que vão surpreendê-lo

Imagine um método contracetivo 100 por cento digital ou ver um atleta tetraplégico entrar no palco da Web Summit 2021 pelo seu próprio pé. Aqui fica um resumo das principais novidades apresentadas na cimeira tecnológica.

  • PorVanda OliveiraJornalista

  • FotografiaWeb Summit

Embora seja mais conhecida pela vertente tecnológica, na Web Summit 2021 também se discutiram outros temas tão díspares como criatividade, o futuro das sociedades, marketing e comunicação ou finanças. O palco HealthConf, tal como o nome indica, era dedicado à saúde. O objetivo foi saber como é que a tecnologia irá ajudar-nos a ter uma vida mais longa e saudável. Os profissionais que em todo o mundo estão a redefinir a saúde e as principais empresas de medicina tecnológica estiveram lá e ajudaram a encontrar respostas. A Revista Prevenir registou tudo e reúne neste artigo as novidades que mais surpreenderam a nossa equipa.

Web Summit 2021: 5 revelações surpreendentes

1. O chocolate, tal como o conhecemos, poderá acabar. Mas já existe uma alternativa

«Conseguem imaginar o mundo sem chocolate? Uma visão horrível, não é? Mas a produção de chocolate não é sustentável e o abastecimento está ameaçado.» Foi desta forma que, na noite inaugural da Web Summit 2021, a cientista Sara Marquart iniciou a sua apresentação no palco central da cimeira. Ela e o irmão criaram recentemente Qoa, uma marca de chocolate sustentável, saudável e delicioso, assegurou-nos. «Mesmo quem não aprecia chocolate vai gostar.» Feitos a partir de cereais fermentados, os chocolates Qoa não contêm cacau na sua composição. É esta a fórmula para que a produção seja sustentável. Ainda não experimentámos, mas está para breve. Pode pedir o seu test kit gratuito e provar também.

2. Vem aí um método anticoncecional 100 por cento digital

Na verdade, a tecnologia já existe e, possivelmente, está instalada no seu smartphone ou no de alguém próximo de si. A aplicação Clue permite monitorizar o ciclo menstrual, nomeadamente a fase do período e da ovulação. As duas CEO da marca subiram ao palco HealthConf da Web Summit 2021 para explicar a sua visão para uma nova contraceção. «Não existe nenhum método 100 por cento seguro. A nossa app oferece uma eficácia de 92 a 97 por cento, semelhante à dos métodos anticoncecionais tradicionais», referiram. Agora, a marca está em vias de anunciar o controlo de natalidade 100 por cento digital com a autorização da FDA, a autoridade do medicamento norte-americana.

3. O primeiro fillet mignon vegan do mundo acaba de ser inventado e nós experimentámos

No segundo dia do evento, a estrela do palco Q&A foi o designer e ilustrador esloveno Vladimir Mićković. Ele e um grupo de amigos acabam de fundar a Juicy Marbles e esta foi a sua primeira apresentação ao público. A marca criou o primeiro filet mignon vegan do mundo. «É preciso ser um ótimo chef para cozinhar um bom filet mignon. O nosso, até quando sou eu a fazer fica perfeito», contou-nos enquanto os co-fundadores da marca cozinhavam para a audiência. «Com recurso a tecnologia, conseguimos recriar o que há de melhor num bom filet mignon e torná-lo mais barato e amigo do ambiente. A forma, a textura, o aroma…. Está tudo lá», refere. Nós provámos e confirmamos.

4. Acabar com o ódio online é o objetivo de uma nova fundação apresentada na Web Summit 2021 por uma estrela do futebol

O ex-jogador de futebol francês esteve em Lisboa para lançar a Fundação GOL – Game of Our Lives. Acabar com o discurso de ódio online é a missão da instituição. O projeto é apoiado pela Puma e pretende envolver 50 clubes, 500 embaixadores e 30 milhões de utilizadores.

5. Voltar a andar após paralisia? Um novo tratamento já foi testado em nove pacientes e resultou

David Mzee caminhou pelo seu próprio pé no palco HealthConf da Web Summit 2021. Antes da sua aparição em público, o professor de Neurociência Grégoire Courtine e a neurocirurgiã Jocelyne Bloch, da EPFL contaram a história do atleta para que a plateia percebesse o milagre daqueles passos. Em 2010, após um acidente num treino de ginástica em Zurique, David Mzee ficou paraplégico. Pernas e braços paralisados. Três anos depois, Gregoire Courtine, trabalhando em colaboração com a Fundação Christopher e Dana Reeve (fundada pelo ator que vestiu a pele de Super-Homem no cinema), apresentava numa conferência TED o seu feito: ele e a sua equipa tinham conseguido, através da estimulação da espinal medula, que um ratinho paralisado voltasse a andar. Em 2016, tinha chegado a altura de testar o tratamento em humanos. David Mzee foi o primeiro de nove pacientes que já beneficiaram deste avanço médico. A estimulação da espinhal medula funciona como um pacemaker e é ativada através de um relógio no pulso de David. O atleta consegue caminhar com a ajuda de um andarilho e todos os dias a sua locomoção melhora. «As mudanças são diárias. É como o cabelo a crescer. Não notamos, mas se alguém te vê passado um ano diz: “Uau! O teu cabelo está enorme!»


E daqui a 5 anos…
O seu médico poderá prescrever psicadélicos para tratar doenças mentais

«Há mais de 20 anos que não há inovação no tratamento das doenças psiquiátricas. Ter esta nova ferramenta é um avanço incrível», afirma Robert Barrow, CEO da MindMed. Este farmacologista médico subiu ao palco HealthConf da Web Summit 2021 para falar daquilo a que intitulou Terapia 2.0: o próximo passo na saúde mental. «Os antidepressivos são um fármaco fantástico, mas têm problemas. Além dos efeitos secundários, cerca de dez a 20 por cento dos pacientes não melhoram com o tratamento. Os psicadélicos irão provocar uma mudança revolucionária no tratamento da depressão, da ansiedade ou da hiperatividade e défice de atenção», promete Robert Barrow. Menos de uma hora depois, no mesmo palco, Ekaterina Malievskaia, co-fundadora da Compass Pathways, assegurou que os psicadélicos estão prestes a ganhar protagonismo na Medicina e arrisca uma previsão: «Daqui a 5 anos o tratamento será aprovado e prescrito em grande escala. Quando os médicos virem a transformação que os psicadélicos produziram nos seus pacientes, vão querer prescrevê-los. O tratamento falará por si».

Última revisão: Novembro 2021

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this