Carolina Carvalho: «O importante é sermos felizes»

Carolina Carvalho, atriz: «O importante é sermos felizes»

“Dieta” é uma palavra que não faz parte do vocabulário de Carolina Carvalho. «Já me aconteceu ter uns quilinhos a mais e ter decidido cortar nos hidratos de carbono. Fiquei infeliz», conta.

  • Por
    Sónia RamalhoJornalista
  • Entrevista a
    Carolina CarvalhoAtriz

  • Fotografia
    Gonçalo Claro
    Produção
    Margarida Figueiredo
    Cabelos
    Cláudio PachecoChiado Studio
    Maquilhagem
    Joana Moreira

Carolina Carvalho cresceu numa família numerosa que lhe ensinou que a partilha é um dos bens mais preciosos e a liberdade uma conquista diária. Em entrevista à Revista Prevenir fala-nos do seu trabalho e dos cuidados que segue no dia a dia para se manter bonita e em forma.

Grande entrevista Carolina Carvalho, atriz

Carolina Carvalho, atriz: «O importante é sermos felizes»

«Sempre fui uma pessoa que viveu muito consoante as regras. Os meus pais sempre me disseram que a liberdade se conquista», afirma Carolina Carvalho

Está a viver um sonho de criança. Quando percebeu que queria ser atriz?

Percebi muito cedo que o meu futuro iria pertencer à área artística, não concretamente como atriz, pois na altura não sabia o que iria ser. Tenho seis irmãos mais novos e no Natal havia sempre peças de teatro e eventos que adorava organizar, apresentar e ser a protagonista. Desde aí que algo me dizia que iria pertencer ao meio artístico.

Que influência teve na sua vida o facto de fazer parte de uma família numerosa?

Cresci com valores como a partilha e a saber que posso sempre contar com alguém. Temos um núcleo muito forte e também nos zangamos, como quaisquer irmãos, mas vale a pena contar uns com os outros. Sempre nos demos muito bem. Para os meus irmãos pode ter sido mais difícil porque viam em mim um exemplo a seguir e eu não tive essa referência. Eles pensavam: «A mana tem boas notas, então também tenho de ter» ou «ela é certinha, então também tenho de ser». Foi um peso maior para eles do que para mim. Tive as minhas saídas à noite, mas eram raras. Sempre fui uma pessoa que viveu muito consoante as regras. Os meus pais sempre me disseram que a liberdade se conquista.

Que características definem melhor a sua personalidade?

Sou muito focada, aventureira, confio muito nas pessoas, às vezes de mais, e quando me entrego a alguém, entrego-me de facto. Também sou muito distraída, muito organizada na minha desorganização, hiperativa e viciada em trabalho. O pior dia de folga é passar o tempo todo na cama. Não consigo, arranjo sempre algo para fazer. Não acho que isso seja mau, torna-nos pessoas mais proativas.

Carolina Carvalho, atriz: «O importante é sermos felizes»

Qual o seu lema de vida?

Não há problema em errar, são os erros que nos fazem crescer. O mais importante é estar ciente de onde se quer chegar e qual o caminho. Detesto o comodismo. Se tivermos isso bem presente, mesmo que se erre é com o objetivo de chegar a um sítio. E esses erros só nos vão fazer crescer.

«A minha estratégia é tentar estar o mais bem resolvida com a vida. Quando o lado pessoal está forte e estável é mais fácil conseguirmos organizar tudo», conta Carolina Carvalho

Durante as gravações, o que a ajuda a gerir a pressão?

Sou tudo menos calma, tenho muita energia! Mas tento ser ponderada e pensar nos objetivos. E se o meu objetivo é chegar a um determinado lugar sei que vou ter de trabalhar muito para isso.

O que a ajuda a gerir o seu bem-estar emocional?

Todos os dias oiço música que está relacionada com o estado de espírito que quero atingir. O equilíbrio emocional de um fator é delicado porque vivemos das emoções. Durante o dia choramos e rimos, vivemos muitas coisas. A minha estratégia é tentar estar o mais bem resolvida com a vida. Quando o lado pessoal está forte e estável é mais fácil conseguirmos organizar tudo.

Carolina Carvalho, atriz: «O importante é sermos felizes»

Na sua profissão a imagem é um fator muito determinante. Quais são os seus rituais saudáveis para se sentir bem, bonita e em forma?

Sempre gostei de comer bem, desde pequena. Procuro ter equilíbrio nos meus pratos, tenho sempre uma fonte de proteína, de hidratos de carbono e vegetais. Depois como muita fruta, muita sopa, não gosto de refrigerantes, mas também não me privo, ou seja, se me apetece um chocolate ou um frito como, mas tenho noção de que fazer disso um hábito não é saudável para o meu corpo, que é o meu instrumento de trabalho. Tenho de cuidar dele.

Segue algum regime alimentar?

Não, não sou nada extremista. O importante é sermos felizes. Já me aconteceu ter uns quilinhos a mais e ter decidido cortar nos hidratos de carbono. Fiquei infeliz. De que é que serve isso? Portanto não dou esse conselho a ninguém.

E como conseguiu ter o peso que desejava?

Fui mais ao ginásio, bebia mais água, comia os meus hidratos de carbono, mas só até às 16h00 e obrigava-me a não ser completamente extremista porque depois já sabia que me sentiria triste.

Carolina Carvalho, atriz: «O importante é sermos felizes»

Gosta de cozinhar?

Sim. Tenho muito jeito para fazer sobremesas e pratos muito pesados, como lasanhas, carbonaras ou feijoadas. Também gosto de cozinhar pratos mais saudáveis, mas como gosto de fazer um bom refogado e pratos de ir ao forno, os cozinhados acabam por ser um pouco mais pesados. À noite gosto de comer pratos mais leves como peito de frango ou peru com vegetais. Como hidratos de carbono à noite, mas em menor quantidade.

«Fazer desporto ajuda-me a libertar más energias ou tensões. Fico muito mais tranquila», conta Carolina Carvalho

Como é a sua rotina desportiva?

Com o ritmo de gravações atual, infelizmente não tenho tanto tempo quanto gostaria. Vou ao ginásio ao domingo ou num dia em que consiga sair mais cedo, mas há que ter prioridades. Sempre que posso faço o meu treino, que acaba por ser composto por exercícios cardiovasculares combinados com musculação, para manutenção. Pratiquei voleibol durante seis anos, mas tive de desistir devido a uma lesão na rótula.

Que benefícios lhe dá a prática desportiva?

Fico sempre com mais energia e mais leve com a vida. Fazer desporto ajuda-me a libertar más energias ou tensões. Fico muito mais tranquila.

Além do desporto, tem outros hobbies?

Gosto de ir à praia, ler e escrever. Gosto muito de falar, mas por vezes há certas coisas que gosto de exprimir só para mim. Quando sinto que preciso desabafar acabo por escrever.

Carolina Carvalho, atriz: «O importante é sermos felizes»

Tem muitos seguidores no Instagram. Que cuidados tem na gestão das suas redes sociais?

Tento fazer o melhor equilíbrio possível, tento passar mensagens verdadeiras sobre o que sinto, não gosto de fazer publicidade a algo que não acredito, por mais que a marca me pague. São os inputs que coloco a mim própria para não me perder nas redes sociais e não viver numa virtualidade que não acho interessante. As redes sociais espelham fases da nossa vida e se conseguirmos tirar proveito da melhor forma podem ser algo positivo. Mas há dias ou semanas em que não me apetece fazer posts ou stories e não me vou forçar nem me sentir culpada por isso.

«O mercado brasileiro é o que mais me fascina a nível de ficção. Cresci a ver novelas brasileiras e sonho um dia poder lá chegar», conta Carolina Carvalho

Como olha e como se está a preparar para o futuro?

Um ator tem de manter ativas as ferramentas de trabalho. Acho importante continuar a ter formação e sempre que tiver uma pausa num projeto é algo que vou fazer para me manter atualizada. Há sempre técnicas novas a conhecer e, por mais que a essência seja nossa, há sempre espaço para melhorar. O mercado brasileiro é o que mais me fascina a nível de ficção. A naturalidade com que os brasileiros representam sempre me cativou e cresci a ver novelas brasileiras, a sonhar com a Globo. É um pouco como Hollywood e sonho um dia poder lá chegar. Faz parte da minha internacionalização e do meu objetivo. Até hoje tudo tem corrido bem e o futuro que se avizinha também é positivo.

Os hábitos saudáveis da atriz

Carolina Carvalho partilha com a Revista Prevenir os seus rituais de vida saudável.

  • 3 hábitos para dormir bem
    «Beber chá de camomila, ouvir música e dormir com uma venda nos olhos»
  • 3 cuidados de saúde que não dispensa
    «Beber água com limão de manhã, fazer análises de seis em seis meses e tomar vitaminas.»
  • 3 rituais de beleza
    «Retirar sempre a maquilhagem, fazer uma máscara hidratante uma vez por semana, aplicar água micelar, água de rosas ou água termal logo pela manhã na pele», conta Carolina Carvalho.
  • 3 coisas que precisa para ser feliz
    «Amor, trabalho e saúde.»

Os segredos da alimentação de Carolina Carvalho

A atriz partilha com a Revista Prevenir os seus hábitos à mesa.

  • Na minha despensa nunca faltam… «Legumes, fruta, quinoa, granola e mel.»
  • Os meus snacks saudáveis… «Fruta, ovos cozidos e barras de cereais.»
  • O que nunca como… «Carne de porco porque sou alérgica e pratos com textura mole. Detesto açordas ou sopas de tomate pela textura.»
  • Um segredo de culinária… «Tempero tudo com coentros e manjericão. Também gosto muito de especiarias e coloco em tudo, até caril na sopa. Gosto de habituar o paladar a coisas diferentes», conta Carolina Carvalho.
Última revisão: Setembro 2019

Mais sobre:

Testemunhos

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this