Responsável pela produção de células reprodutivas – óvulos – e de hormonas sexuais, os ovários são um órgão feminino que controla a reprodução, regula a menstruação e permite o desenvolvimento de características femininas.

  • PorRita AlvesJornalista
  • IlustraçãoRita Ferreira

Cada um dos ovários tem cerca de um centímetro e meio de espessura, dois centímetros de largura, três centímetros de comprimento e pesa entre seis e sete gramas. Responsável pela produção de células reprodutivas – óvulos – e de hormonas sexuais, os ovários são um órgão feminino que controla a reprodução, regula a menstruação e permite o desenvolvimento de características femininas.

Como funcionam

A parte externa dos ovários, o córtex, possui milhares de folículos primários, e, todos os meses, um deles desenvolve-se; simultaneamente, há produção de estrogénio. Após cerca de duas semanas, ocorre a ovulação através da rutura do folículo e libertação do óvulo, que entra na trompa e por lá se desloca até ao útero durante o período fértil da mulher. Após esta rutura, as células do folículo transformam-se no corpo amarelo, que produz progesterona, preparando o útero para uma possível gravidez.

Caso não haja fecundação, o corpo amarelo regride, transformando-se em corpo albicans. O interior do útero (endométrio) descama, ocorrendo a menstruação.

Os ovários são responsável pela produção de células reprodutivas e de hormonas sexuais


Proteja os seus ovários

Para vigiar e manter os ovários a funcionar bem deve adotar as seguintes estratégias:

  • Vá ao ginecologista
    Exames pélvicos regulares são a melhor forma de assegurar que as alterações que podem ocorrer nos ovários são diagnosticadas precocemente. Marque uma consulta de rotina anual.
  • Esteja atenta ao ciclo menstrual
    Alterações no seu ciclo menstrual e sintomas atípicos que persistem são motivos para consultar o seu médico.
  • Deixe de fumar
    O risco de cancro mucinoso nos ovários é cerca 31 a 49 por cento mais elevado em fumadoras do que em mulheres que nunca fumaram.
  • Controle o peso
    Mulheres obesas correm maior risco de desenvolver quistos e cancro do ovário.
Última revisão: Abril 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this