Responsável pelo sentido do olfato, o nariz desempenha ainda uma importante função enquanto órgão integrante do sistema respiratório: a de filtrar o ar que entra pelas narinas.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista
  • IlustraçãoRita Ferreira

  • ColaboraçãoDr. Filipe RamosMédico otorrinolaringologista e cirurgião cérvico-facial

Ao atravessar as narinas, o ar flui através de pelos, que funcionam como armadilhas para as grandes partículas inaladas que ficam aí retidas, e segue para dentro da cavidade nasal (que inclui septo e cornetos). Aí é novamente filtrado e aquecido juntamente com o muco formado pela membrana mucosa, a qual reveste a cavidade.

Na parte posterior do nariz, existem outros pelos, mais pequenos: os cílios. Estes movem-se para a frente e para trás, de modo a transportar o muco para fora dos seios perinasais (cavidades cheias de ar situadas no interior dos ossos circundantes ao nariz, que estão em comunicação direta com as fossas nasais).

No teto da cavidade nasal, encontra-se o epitélio olfativo que, ao detetar as moléculas de odor que pairam sobre o ar, envia, através do nervo e do bulbo olfativo, um sinal ao cérebro que o interpreta como odores.

O nariz é responsável pelo sentido do olfato e por filtrar o ar

Última revisão: Dezembro 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this