Situado abaixo do diafragma, o estômago pode ser dividido em quatro regiões anatómicas. São elas a cárdia (zona que comunica com o esófago), o fundo (porção mais elevada), o corpo, zona mais larga e que se continua pelo antro, o qual comunica com o intestino delgado através do piloro (controla o esvaziamento gástrico). Responsável por misturar os alimentos com ácidos e fracioná-los, o estômago prepara-os para serem absorvidos pelo nosso organismo. Explicamos agora como funciona este órgão.
Como funciona o estômago
As paredes do estômago são ricas em fibras musculares que, ao todo, formam três camadas dispostas no sentido oblíquo, circular e longitudinal.
A superfície interna é revestida por uma mucosa gástrica, na qual são produzidos o suco gástrico e as enzimas digestivas.
A superfície externa é resguardada pela serosa, uma membrana que protege todo o órgão. Para ligar o esófago ao duodeno, existem duas curvaturas (a grande e a pequena) que são como a fronteira externa e interna do estômago.

Cuidados que deve ter para mantê-lo saudável
Existem algumas estratégias que pode adotar para manter a saúde do seu estômago e o seu bem-estar. Tome nota.
- Coma…
Alimentos amigos do seu estômago. Esses alimentos incluem o iogurte, uma vez que contém bactérias saudáveis que ajudam os intestinos a digerir os alimentos; a carne e o peixe magros, uma vez que a sua digestão é mais rápida do que a de carnes gordas; e banana, um fruto rico em fibra e que, portanto, favorece a digestão. - Evite…
Fritos, gorduras e bebidas alcoólicas, e se fuma deixe de fumar. - Vá ao médico, se…
Sentir frequentemente azia, sensação de enfartamento e dores de estômago. Preste especial atenção se os sintomas ocorrerem durante a noite. Se o impedirem de comer ou lhe causarem falta de apetite e se começar a emagrecer fale com o seu médico de família.