O corpo humano é um organismo inteligente e complexo que abarca múltiplos órgãos e sistemas. O pulmão esquerdo, por partilhar espaço com o coração, é menor que o direito. Do tamanho de uma noz, a próstata tende a aumentar de volume em metade dos homens com mais de 50 anos. E no ouvido, 50 por cento da cera (cerumen) aí presente é composta por gordura, que lubrifica o canal auditivo e impede a entrada de sujidade, prevenindo infeções.
Os órgãos genitais e o sistema reprodutor feminino são as principais diferenças entre o corpo humano do homem e da mulher. O útero foi desenhado para se expandir até acomodar um feto de 9 meses e contrair-se no parto para o impulsionar. No homem, a próstata é do tamanho de uma noz e tem como função produzir parte do fluido que forma o sémen.
A pele é o órgão mais extenso do corpo humano e o que cresce mais depressa. A pele que vê ao espelho hoje não existirá daqui a um mês. O cérebro controla tudo o que o organismo faz. A coluna vertebral suporta o peso corporal e permite-nos dobrar, torcer e mover o tronco em todas as direções. A tiroide segrega hormonas que estimulam o metabolismo e são essenciais para o funcionamento adequado de todos os tecidos e órgãos.
Corpo humano: órgão a órgão
Com a ajuda de especialistas das várias áreas da Medicina, a Revista Prevenir explica-lhe como funciona o corpo humano e os cuidados essenciais para que cada órgão se mantenha saudável. Experimente a imagem interativa abaixo.