As unhas têm três estruturas principais: a matriz, o prato ungueal e o leito ungueal.
Na zona proximal, a prega cutânea designa-se eponíquio, sendo a cutícula um pequeno prolongamento de queratina que adere à superfície dorsal do prato ungueal. A unha mergulha nas pregas ungueais laterais e o hiponíquio é a zona cutânea que está sob a zona distal do bordo livre dela.
O prato ungueal é a parte exposta que se estende desde a raiz até à extremidade e cuja transparência permite ver o leito ungueal. Este, por ser muito irrigado, tem uma coloração rosada.
A matriz é uma camada fina de células, com irrigação sanguínea, na qual as unhss são produzidas, sendo a lúnula – uma estrutura semicircular branca – as suas partes visíveis.
As unhas crescem por mês três a cinco milímetros, o que equivale a 0,01 milímetros por dia. Isto significa que a cada 4 a 6 meses, as unhas da mão regeneram-se. No caso das dos pés, demoram a crescer cerca de 6 a 12 meses.

Como manter as unhas bonitas
Para mantê-las sempre bonitas e saudáveis deve adotar alguns cuidados. A médica dermatologista Paula Quirino aconselha:
- Não roa
Este hábito pode danificar a pele que as rodeia, tornando-as mais suscetível a infeções. - Evite a acetona
O uso frequente desta substância para remover o verniz deixa as unhas secas e quebradiças. Opte por um removedor de verniz que não contenha acetona. - Use luvas
Mantenha-as limpas e secas, evitando, deste modo, que as bactérias e fungos se desenvolvam debaixo delas. - Não as use como ferramenta
Utilizá-las para abrir latas, retirar agrafos ou limpar sujidade incrustada debilita as unhas e torna-as mais quebradiça.