As três camadas da pele
Para conseguir desempenhar a sua função de proteção, a pele é constituída por três importantes camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme, cada qual com características próprias.
Epiderme: a pele que vê ao espelho
As células cutâneas formam-se na sua camada mais profunda e, ao envelhecerem, vão subindo até à camada córnea (a mais superficial), carregando-se de queratina, uma proteína protetora. Contém células do sistema imunitário e melanócitos que produzem melanina (substância que confere cor à pele, protegendo-a dos raios solares).
Derme: a camada central
Contém vasos sanguíneos; glândulas sudoríparas e sebáceas; folículos pilosos e terminações nervosas. As fibras de colagénio e elastina que a formam dão firmeza e elasticidade à pele.
Hipoderme: a camada mais profunda
Formada por gordura, a camada mais profunda da pele regula a temperatura do corpo, liga a derme aos músculos e aos ossos, e faz os vasos sanguíneos e células nervosas chegarem ao resto do corpo.
Faça isto para proteger a sua pele
Apesar de ter uma função protetora, também ela necessita de ser protegida, de modo a que as suas três camadas estejam aptas a desempenhar a sua função. O médico dermatologista e director clínico da Derme.pt Miguel Trincheiras recomenda:
- Use sabão neutro, limite a duração dos duches e modere a temperatura da água.
- Aplique diariamente no rosto um hidratante com FPS mínimo de 30.
- Limpe a pele do rosto diariamente para remover microrganismos, contaminantes ambientais, suor, sebo e células descamativas da camada córnea.
- Resguarde-se do sol e use chapéu, óculos de sol e roupas protetoras.
- Não fume. Os químicos do cigarro fazem estreitar os vasos sanguíneos, o que resulta na diminuição do fluxo de oxigénio e nutrientes, e danifica o colagénio e a elastina, provocando rugas.