Juntamente com os ligamentos e músculos circundantes, a coluna vertebral suporta o peso da parte superior do corpo.
Como é composta
A coluna vertebral é composta por 33 ossos e tem três segmentos principais: zona cervical, dorsal e lombar. Na base está o segmento sacro-coccigeo, composto pelo sacro (cinco vértebras unidas) e cóccix (quatro vértebras unidas).
A partir daqui contam-se 24 vértebras separadas por discos intervertebrais, que amortecem o peso, possibilitam os movimentos da coluna e permitem a passagem dos nervos da medula.
A zona lombar tem cinco vértebras (L1 a L5); o segmento dorsal tem 12 (D1 a D12). A cada vértebra dorsal (ou torácica) ligam-se duas costelas, formando a caixa torácica que rodeia e protege o coração e os pulmões.
No pescoço há sete vértebras cervicais (C1 a C7). As vértebras, discos e ligamentos ajudam a manter o alinhamento da coluna vertebral e a proteger a medula de lesões.
Como proteger a coluna vertebral
A flexibilidade da coluna vertebral diminui com a idade, devido ao desgaste progressivo das suas estruturas. Mas os acidentes, má postura ou esforços físicos intensos podem comprometer o seu funcionamento e acelerar a sua degradação.
- Mantenha a postura Evite afundar-se no sofá, usando, sempre que necessário, almofadas para apoiar a zona lombar. Na cadeira do escritório, sente-se com as costas apoiadas no encosto, o monitor ao nível dos olhos e os cotovelos apoiados na mesa. Se trabalha sentada, levante-se e ande um pouco de hora em hora.
- Se a coluna vertebral lhe dói consulte o seu médico de família, pois é importante esclarecer a causa.
- Mexa-se Pratique exercício físico para manter a força e flexibilidade dos músculos e ligamentos e oxigenar os tecidos. Mas não mantenha uma atividade que lhe motiva dor, pois irá agravar uma lesão subjacente.
- Faça alongamentos O encurtamento dos músculos posteriores da coxa (isqueotibiais) contribui muito para a dor lombar.
- Controle o peso A obesidade causa pressão sobre os discos intervertebrais, aumentando o seu desgaste.