facebook-icon facebook-icon instagram-icon instagram-icon

A forma mais segura de combater a azia na gravidez é…

A forma mais segura de combater a azia na gravidez

Saiba porque ocorre e o que fazer para prevenir e aliviar a azia na gravidez de forma segura.

  • ColaboraçãoDra. Maria do Céu SantoMédica ginecologista obstetra

«A pirose, que é o que em termos médicos se chama à azia, deve-se ao refluxo gastroesofágico. As hormonas da gravidez, principalmente a progesterona, tornam a válvula presente na união entre o esófago e o estômago mais laxa numa altura em que a pressão intra-abdominal é maior, o que vai favorecer que o conteúdo ácido do estômago saia para o esófago, provocando aquela sensação ácida e até, por vezes, uma dor no peito que não é de causa cardíaca mas sim provocada pela dita azia na gravidez», explica Maria do Céu Santo, médica ginecologista obstetra à Revista Prevenir.

Prevenir a azia na gravidez

Para evitar a azia na gravidez, a médica recomenda: «Deve comer pouco de cada vez e muitas vezes ao dia, e evitar pratos com muitas gorduras e alimentos ácidos. Alguns frutos, o tomate, o café e o chocolate são alguns dos alimentos que mais frequentemente potenciam a azia na gravidez. Espere pelo menos duas horas após o jantar antes de se deitar, caminhe após a refeição e eleve 15 a 20 centímetros a zona da cabeceira da cama para impedir o refluxo».

Como tratar

«Embora a principal terapêutica seja a prevenção, se o sintoma surgir, os medicamentos antiácidos, principalmente os que são à base de magnésio ou de cálcio, podem ser úteis para alcalinizar o estômago. São medicamentos de venda livre mas devem ser usados sempre com aconselhamento do médico», recomenda Maria do Céu Santo.

Última revisão: Dezembro 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this