Asfixia ou engasgamento: como agir

o que fazer em caso de asfixia ou engasgamento de bebé ou criança

Alimentos pequenos e redondos, tampas ou moedas, entre outros objetos, podem causar asfixia ou engasgamento em bebés e crianças. Saiba como prevenir e como agir, caso ocorram.

  • EdiçãoNazaré Tocha e Sónia Ramalho
  • Fotografias cedidas porAcademia CUF

  • Se a criança tosse eficazmente não são necessárias outras manobras. Deve encorajar a tosse e vigiar continuamente.
  • Se a tosse é, ou se está a tornar ineficaz, grite por ajuda, vigie o estado de consciência e atue de acordo com a idade.
  • Não tente retirar o corpo estranho se este não estiver visível. Pode causar lesões ou empurrar o objeto mais profundamente na faringe.

Em crianças com menos de 1 ano

Pancadas interescapulares (pancadas nas costas)

Asfixia ou engasgamento: como agir-pancadas interescapulares

pancadas interescapulares

 

  1. Segure o bebé com a barriga para baixo, com a cabeça mais baixa que o tronco, suportando a cabeça com uma mão e apoiando o tórax no antebraço e/ou na coxa. Neste último caso deverá estar sentado.
  2. Aplique até cinco pancadas, secas, nas costas, entre as duas omoplatas, com a base da mão. Use uma força adequada ao tamanho da criança.
  3. Se, após as pancadas interescapulares, não conseguiu deslocar o objeto removendo o corpo estranho e o bebé continua consciente, realize compressões torácicas.

Compressões torácicas

Asfixia ou engasgamento: como agir - Compressões torácicas

Compressões torácicas

 

  • Mantendo a cabeça num nível inferior ao corpo, passe a segurar a cabeça do lactente na região posterior com a mão e rode-o para que fique com a barriga para cima e as costas apoiadas sobre o antebraço. Faça compressões torácicas com dois dedos na metade inferior do esterno.

Se a criança/lactente está, ou se, entretanto, ficar inconsciente:
Grite por ajuda, inicie o Suporte Básico de Vida e ligue o 112.

Em crianças com mais de 1 ano

Compressões abdominais (manobra de Heimlich)

asfixia ou engasgamento: o que fazer - Compressões abdominais (manobra de Heimlich)

Compressões abdominais (manobra de Heimlich)

 

  1. Coloque-se de pé ou ajoelhado atrás da criança e passe os seus braços por baixo dos braços dela, envolvendo o tronco pela frente. Feche um punho e coloque-o entre o umbigo e a ponta do esterno.
  2. Aperte esse punho com a outra mão, puxando de forma seca para trás e para cima, aplicando até cinco compressões abdominais.

Se a criança está, ou se, entretanto, ficar inconsciente:
Grite por ajuda, inicie o Suporte Básico de Vida e ligue o 112.


Asfixia ou engasgamento: Como prevenir

  • Não dê alimentos redondos e duros, como amendoins, a crianças até aos 4 anos. Corte/triture os alimentos, de forma adequada à idade.
  • Não deixe ao alcance dos mais novos botões, tampas, rolhas de garrafas, moedas, pequenos pregos ou outros objetos de pequenas dimensões.
  • Evite que brinquedos de crianças maiores, com peças de pequenas dimensões, estejam perto de crianças com menos de 3 anos.
  • Não dê brinquedos e roupas com correntes ou cordões, dado o risco de estrangulamento.
  • Retire sacos de plástico do alcance das crianças e não permita que encham balões. No caso de rebentarem retire os pedaços do seu alcance.
Última revisão: Maio 2019

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this