As hormonas alteram o desejo sexual feminino, sabia?

As hormonas alteram o desejo sexual feminino?

Ao longo do ciclo menstrual em particular e da vida da mulher em geral as flutuações hormonais comandam, em parte, o desejo sexual feminino.

  • PorSónia RamalhoJornalista
ColaboraçãoVânia BelizSexóloga

Apesar das hormonas não serem o único fator que contribui para o desejo sexual feminino têm um papel importante. «Muitas mulheres referem a pílula como uma das causas da perda de desejo», conta a sexóloga Vânia Beliz, em entrevista à Revista Prevenir.

A partir do 17º dia do ciclo menstrual, o desejo sexual feminino diminui porque os níveis de estrogénio diminuem

A qualidade da relação é um fator indispensável no desejo sexual. No entanto, mesmo quando tudo corre sobre rodas, o desejo sexual feminino pode falhar. Vânia Beliz explica porquê.

Alterações hormonais que afetam o desejo sexual feminino

Gravidez

A diminuição do desejo sexual feminino surge especialmente no primeiro e segundo trimestre, assim como no pós-parto. «Durante o primeiro trimestre porque, inconscientemente, a mulher teme prejudicar o bebé e, no pós-parto, durante o período de amamentação devido à prolactina, altamente inibitória. O corpo exige que a mulher se dedique ao bebé», explica Vânia Beliz.

Ciclo menstrual

Após a menstruação, a produção de estrogénio e de progesterona aumenta, o que leva muitas mulheres a sentir mais desejo entre o 12º e 14º dia do ciclo, «que corresponde ao nosso período fértil». A partir do 17º dia, o desejo sexual feminino diminui porque os níveis de estrogénio diminuem e os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) teimam em aparecer ao 22º e 23º dias do ciclo menstrual.


Contraceção

«Muitas mulheres referem a pílula como uma das causas para a perda de desejo sexual feminino», refere. O mesmo pode acontecer com alguns medicamentos, como é o caso dos antidepressivos.

Menopausa

Com o envelhecimento, algumas mulheres registam mudanças no desejo sexual devido às alterações hormonais. O aconselhamento especializado pode ser o suficiente para ultrapassar as dificuldades».

Última revisão: Fevereiro 2012

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this