Apesar das hormonas terem um papel importante no desejo sexual feminino, a qualidade da relação é um fator indispensável. «Podemos sentir-nos as mulheres mais bonitas, ter o melhor emprego do mundo, mas se a nossa relação for frágil e se as relações sexuais forem pouco satisfatórias dificilmente podemos esperar que o desejo se mantenha em forma», refere a sexóloga Vânia Beliz, em entrevista à Revista Prevenir.
«Quem não se sente bem com o seu corpo ou tem pouca autoconfiança dificilmente se entregará ao sexo com a disponibilidade de que ele necessita»
Segundo a sexóloga, a falta de desejo é a principal dificuldade sexual nas mulheres que não têm de se sentir “extraterrestres” por não pensarem em sexo. Tudo o que gira à nossa volta vai connosco para a cama e, por vezes, os problemas podem interferir no desejo sexual». Não deixe que isso aconteça.
Reforce a autoestima
«A autoestima é muito importante no jogo do desejo sexual e pode condicionar a forma como vivemos o sexo», explica Vânia Beliz à Revista Prevenir. «Quem não se sente bem com o seu corpo ou tem pouca autoconfiança dificilmente se entregará ao sexo com a disponibilidade de que ele necessita».
- Faça assim
Cuide da sua imagem, faça uma limpeza de pele, vá ao cabeleireiro, pinte as unhas. «Evite a armadilha de cismar com os seus defeitos ou limitações. Em vez disso, valorize e realce os seus atributos mais cativantes», aconselha a sexóloga. «Sentir-se sexy é meio caminho andado para ter mais vontade de se entregar ao prazer».
Alimente a paixão
Nada como uma boa dose de criatividade – e não apenas no ato sexual – para avivar o desejo. «Use a imaginação para criar toda a envolvência necessária para estimular o desejo sexual», aconselha Vânia Beliz.
- Faça assim
Experimente começar o dia a enviar uma mensagem erótica à sua cara-metade. «Ao longo do dia, o jogo pode arrastar-se com pequenas insinuações, telefonemas inesperados, mensagens atrevidas ou pequenas surpresas». Vale tudo para suscitar o desejo sexual no outro e em si. «Se fizer um esforço para avivar a paixão diariamente, o seu parceiro também o fará e isso evitará que se instale a rotina, o cansaço e o stresse».
Diga o que deseja
Um dos erros a evitar é não partilhar desejos com o parceiro. Geralmente, as mulheres não o fazem porque «têm receio de serem mal interpretadas pelo parceiro, de lhes ferir o ego, de parecerem autoritárias ou perversas, fruto de uma educação sexual repressiva», conta a sexóloga.
- Faça assim
Experimente confessar-lhe as suas fantasias ou atreva-se a sugerir novas posições que gostaria de experimentar.
«Ao dizer o que deseja, o parceiro também se sentirá menos perdido e mais facilmente irá ao encontro daquilo que a mulher procura e precisa para se satisfazer».

Pense em sexo
Experimente pensar em sexo ou no que gostaria de inovar com o seu parceiro. E não se preocupe com a sua performance sexual. «Muitas vezes, na ânsia de sermos perfeitas, idealizamos um desempenho que pode ser difícil de atingir», lembra a especialista à Revista Prevenir.
- Faça assim
A cama não é uma pista de atletismo onde é preciso cortar metas e bater recordes. «O sexo deve ser desfrutado e toda a descoberta deve ser vivida de forma intensa, especial e sem receios», lembra Vânia Beliz.
Treine o corpo
O exercício físico contribui de forma positiva para aumentar o desejo sexual. «Existem exercícios específicos que a podem ajudar a tornar o corpo mais disponível para o sexo».
- Faça assim
Pratique pilates. «Para além de fortalecer o abdómen e aumentar a flexibilidade da zona da anca, promove a força e a flexibilidade da região pélvica, o que pode contribuir para a obtenção de mais prazer no ato sexual».
Quer aumentar o desejo sexual? A especialista recomenda:
- Faça cursos que a ajudem a aumentar o sex appeal, como aulas de dança no varão ou um curso de sedução.
- Não tem parceiro? «Experimente começar o dia com uma lingerie especial, que ainda não usou. Depois pode fantasiar com a forma como gostava que a despissem ou por quem gostava de ser despida. Certamente que a sua forma de olhar para os homens será diferente e não irá passar despercebida».
- Os preliminares são muito importantes para desbloquear tensões e aumentar o desejo sexual, pelo que pode começar por dizer ao seu parceiro onde mais gosta de ser beijada e tocada.
- «Não somos as melhores na cama se tivermos muitos orgasmos ou se formos mais desinibidas e corajosas na hora de fazer o que as nossas amigas temem fazer. O que importa é fazer o que nos dá prazer e ter a coragem de partir para outras descobertas, se essa for a nossa vontade».