Comer, parar, dormir: como é um dia no Sleep & Nature Hotel

Comer, parar, dormir: um dia no hotel do sono Sleep & Nature Hotel

No Sleep & Nature Hotel Rural, no Monte do Vagar, há tudo o que é preciso para um sono descansado: comida de boa qualidade, contacto com a Natureza e uma imensa tranquilidade.

  • PorVanda OliveiraJornalista

A receita para dormir bem à partida parece simples. Inclui “ingredientes” como alimentar-se bem, viver sem stresse e estar em contacto com a Natureza. Mas quantos de nós conseguem manter este estilo de vida no dia a dia? Da cabeça da médica neurologista Teresa Paiva surgiu uma ideia. Com uma carreira de mais de quatro décadas dedicadas ao estudo do sono, a médica imaginou um sítio que pudesse reunir as condições ótimas para se dormir bem. Assim nasceu o Sleep & Nature Hotel. Fica no concelho de Montemor-o-Novo, em Lavre, no Monte do Vagar.

Comer, parar, dormir: um dia no hotel do sono Sleep & Nature Hotel

Ouvir o silêncio

Quem vem de Lisboa em direção ao Sleep & Nature Hotel apercebe-se pouco depois de sair da autoestrada de que está a caminhar para um lugar recolhido do mundo. Numa zona cem por cento rural, avistam-se pequenas construções pintadas de azul-celeste. «Este sítio tem duas características especiais: a tranquilidade extraordinária e outra é o facto de nos permitir ouvir o silêncio e os sons na Natureza», explica Teresa Paiva, com quem nos encontramos num dos espaços do hotel, o restaurante Monte do Vagar. Aqui, os pratos típicos da região são reinventados para que as refeições sejam mais leves, mas preservando os sabores alentejanos. O polvo à lagareiro, o cação com malandrinho de bivalves e a sericá (ou sericaia) para sobremesa são algumas das propostas. Ao pequeno-almoço, o mel Pirata, produzido em Montemor-o-Novo, é o ex-líbris do buffet que tem uma oferta variada.

Paredes de vidro

Além do restaurante, o Sleep & Nature Hotel Rural inclui uma zona de bar, sala de estar com duas lareiras, área de leitura, ginásio e spa com duas salas para terapias e massagens realizadas com óleos corporais à base de azeite virgem da região e cosméticos biológicos da marca portuguesa |âmbar|. Tem também sauna, piscina interior e uma piscina infinita no exterior. As paredes de vidro permitem admirar o imenso vale que rodeia o local e manter a ligação à Natureza mesmo no interior. «A luz do sol é essencial para o sono», lembra a especialista. Os quartos têm uma decoração simples com tons neutros a condizer com a serenidade do local. À volta do hotel há um grande caminho pedonal que pode ser percorrido a pé ou numa das bicicletas estacionadas à porta.

Sustentabilidade no Sleep & Nature Hotel

Estar integrado na Natureza também significa cumprir as regras da Natureza e há detalhes que podem passar despercebidos, mas que foram a base da construção deste hotel rural. «Aqui a água é toda reaproveitada. Temos um telheiro para captação da água das chuvas que é depois usada para a rega e uma ETAR que recicla a água usada, o que é especialmente importante numa zona onde chove tão pouco», explica Teresa Paiva. As plantas foram também escolhidas a dedo: «Costumo dizer que são todas minhas filhas porque fui eu que as propaguei ou que as tive desde pequenas num berçário aqui perto. Foram escolhidas com muito rigor para não gastarem água, aguentarem o frio e o calor, ou seja, para serem sustentáveis. Além disso, não têm picos nem são venenosas», aponta a médica.


Quem é Teresa Paiva, a mentora do Sleep & Nature Hotel?

Considerada a maior especialista do sono em Portugal, Teresa Paiva trabalhou durante mais de 30 anos no Hospital de Santa Maria, onde chefiou o Serviço de Neurofisiologia EEG/Sono, o primeiro Laboratório do Sono do país. Professora de Neurologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 1997, coordenou o Mestrado de Ciências do Sono, o primeiro a nível mundial. É diretora clínica do CENC – Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica desde 1983, já participou em vários projetos científicos, publicou mais de 150 artigos científicos e recebeu mais de uma dezena de prémios e distinções. «O sono é a principal garantia da nossa sobrevivência e longevidade», disse-nos em novembro de 2017 numa grande entrevista que pode ler aqui.

Teresa Paiva, médica neurologista: «A privação de sono é como a cocaína»


Se quer dormir bem…

  1. Apanhe a luz do sol da manhã e evite estar sempre fechado em casa ou no escritório com luz artificial.
  2. Encontre tempo para praticar exercício físico e andar a pé, mas não à noite.
  3. Não utilize computador, telemóvel e outros equipamentos antes de dormir.
  4. Adquira horários fixos para as refeições e siga uma alimentação saudável.
  5. Não tome bebidas estimulantes, como chá, café e refrigerantes, depois das 18h. E limite o consumo de bebidas em geral perto da hora de dormir.
  6. Tente não pensar nas preocupações. Passe-as para um papel e, se não tem forma de resolver o problema, pense que não faz sentido estar sempre a pensar nele.

Fonte: Teresa Paiva, médica neurologista, especialista em Medicina do Sono


Sleep & Nature Hotel Rural
Monte do Vagar, Lavre, Alentejo
Tel.: 266 009 970
res@sleepandnature.com
www.sleepandnature.pt

Última revisão: Abril 2023

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this