Liliana Santos: «Quero inspirar as pessoas a praticarem exercício físico»

Os rituais saudáveis de Liliana Santos

«O estilo de vida saudável tornou-se uma “moda”, e ainda bem», refere Liliana Santos, mas, na vida da atriz, «sempre foi essencial», contou-nos nesta entrevista em que partilha o que faz no dia a dia para se manter saudável e elegante.

  • PorSofia Santos CardosoJornalista
  • Entrevista aLiliana SantosAtriz

  • FotografiaGonçalo Claro
  • Produção de modaMargarida Figueiredo
  • CabelosAndreia SantosChiado Studio
  • MaquilhagemJoana Moreira

 

Tinha 3 anos quando descobriu no ballet a sua primeira paixão, o exercício físico sempre fez parte da sua rotina e aprendeu, desde a infância, a importância da alimentação saudável. Hoje, com uma rotina exigente, a atriz Liliana Santos mantém a mesma filosofia de vida – é nela que encontra a energia e o foco que considera essenciais, como nos contou em entrevista à Revista Prevenir.

Liliana Santos: «O estilo de vida saudável tornou-se uma “moda”, e ainda bem»

Liliana Santos, atriz

Iniciou a sua carreira em 2004 e rapidamente passou a integrar os principais elencos das telenovelas portuguesas. Como olha para o percurso que fez?

Tem sido muito positivo. Tenho tido vários desafios ao longo da minha carreira e, ao final destes anos todos, foram, de facto, muito poucos os períodos em que estive parada e isso deixa-me muito feliz. Além disso, trabalhar como atriz deixa-me muito satisfeita porque, apesar de não ser a profissão que eu imaginava ter, porque estudei Sociologia, passou a ser o que eu quero fazer para o resto da minha vida e é um privilégio trabalharmos naquilo que gostamos.

Desde o início da sua carreira, é considerada uma das atrizes mais elegantes. Qual é o segredo para manter esta beleza irrepreensível?

Gostava de apontar um segredo, mas não consigo porque não tenho. Na realidade, penso que se deve muito aos meus hábitos de vida. Agora está muito na moda comer alimentos saudáveis, mas eu sempre tive uma alimentação muito variada. Em casa dos meus pais, os legumes e a fruta faziam sempre parte das nossas refeições. Além disso, o exercício físico também sempre fez parte do meu dia a dia. Agora, o estilo de vida saudável tornou-se uma “moda”, e ainda bem, mas na minha vida sempre foi essencial.

«Os legumes fazem sempre parte das minhas refeições, crus ou cozidos», refere Liliana Santos

Que cuidados tem hoje com a sua alimentação?

Gosto imenso de comer, de tudo, mas temos de saber impor limites e equilibrar a nossa alimentação. Nos dias em que sabemos que ingerimos mais calorias do que o habitual, devemos tentar equilibrar a alimentação no dia seguinte. No meu caso, este já é um processo natural porque o meu organismo já está habituado a ter uma rotina saudável, sem muitos exageros. Se há um dia em que sei que exagero, no dia seguinte, volto logo à minha dieta normal.

Como é a sua dieta “normal”?

Ao pequeno-almoço, como muita fruta e nas refeições principais como sempre carne ou peixe e legumes. Os legumes fazem sempre parte das minhas refeições, crus ou cozidos. Gosto muito de alface, cenoura, beterraba e curgete. Há alimentos que não fazem parte da minha dieta habitual como os fritos, mas também não deixo de comer nada. Acho que o segredo para uma dieta saudável é poder comer de tudo, mas numa proporção equilibrada.

Também gosta muito de fazer exercício físico… Como nasceu esta paixão?

Acho que foi desde que nasci… Entrei para o ballet aos 3 anos, onde estive até aos 15. Foi o desporto que fiz com mais regularidade e durante mais tempo. Também fiz natação e aeróbica durante alguns anos. O desporto faz parte da minha vida desde sempre.

Os rituais saudáveis de Liliana Santos

«Ser persistente é importante. Reiniciar a prática de exercício depois de uma fase sedentária exige um esforço extra. Mas o que sentimos depois é uma sensação muito boa e pode ser o “gancho” para a próxima ida ao ginásio», refere Liliana Santos

Como é a sua rotina de exercício físico hoje em dia?

Agora, já não pratico desporto da mesma forma, mas vou ao ginásio com bastante regularidade, no mínimo, três vezes por semana. Tudo é uma questão de sequência e repetição diária. Não podemos ir ao ginásio uma vez e achar que já é suficiente. Gosto de ir às aulas de cycling, total condicionamento e body pump e de fazer exercícios localizados nas máquinas, quando tenho de trabalhar grupos musculares específicos. Também gosto de zumba para descontrair.

Às leitoras que não gostam de praticar exercício físico, que conselhos quer deixar?

Todas nós passamos por fases em que não nos apetece praticar exercício. Definir um objetivo pode ajudar. Eu, por exemplo, sempre que volto ao ginásio, depois de um período de interrupção, volto com o objetivo de recuperar o meu estado físico anterior. Ser persistente é importante. Reiniciar a prática de exercício físico depois de uma fase sedentária exige um esforço extra. Mas o que sentimos depois é uma sensação muito boa e pode ser o “gancho” para a próxima ida ao ginásio. Comigo funciona.

Partilha no seu Instagram fotografias dos seus treinos. É uma forma de inspirar os seus seguidores?

É uma forma de partilhar o meu dia a dia porque o objetivo do Instagram é aproximar os nossos fãs da nossa realidade, mas também espero inspirar as pessoas a praticarem exercício físico. Por vezes, recebo mensagens de seguidoras que querem “segredos”, mas não há segredos. Tem de haver uma mudança de mentalidade e um reajuste da nossa alimentação e dos nossos hábitos diários.

Liliana Santos, atriz

«A vida passa muito a correr e nós distraímo-nos com muita coisa do “exterior”. O yoga ajuda-me a ter uma concentração maior em mim mesma, a nível físico e mental», conta-nos Liliana Santos

O yoga é outra das suas paixões… Como surgiu a vontade de praticar yoga?

Comecei a fazer yoga num ginásio sem muita paixão e mais pelos benefícios físicos. Como fiz ballet durante muitos anos e deixei de trabalhar a elasticidade, achei que podia ser muito positivo para mim. Mas, mais tarde, experimentei uma outra vertente do yoga, o sámkhya, e apaixonei-me verdadeiramente. O yoga sámkhya tem uma vertente espiritual diferente e o meu corpo recebeu esta técnica muito bem. A partir daí nunca mais parei e já pratico yoga há 13 anos. Faço uma aula de duas horas, todas as semanas e, sempre que posso, pratico em casa, de manhã, depois de acordar, ou ao final do dia, antes de adormecer.

Qual é o papel do yoga na sua vida?

Ajuda-me a manter o meu equilíbrio mental e emocional. A vida passa muito a correr e nós distraímo-nos com muita coisa do “exterior”. O yoga ajuda-me a ter uma concentração maior em mim mesma, a nível físico e mental, e é esse momento que procuro sempre que pratico.

Os rituais saudáveis de Liliana Santos

Liliana Santos: «Faço aquilo que gosto, não tenho nenhuma razão para não estar feliz»

Gosta muito de viajar, especialmente para países tropicais. Que cuidados segue nestes destinos para se manter saudável?

Os mesmos que sigo cá. Aliás, as férias são a altura do ano em que mais gosto de treinar. Como comemos bem e estamos mais relaxados, tiramos um maior proveito dos treinos. Como o clima é mais quente, bebo mais líquidos e faço refeições mais leves e frescas, à base de saladas. Também como bastante fruta que tem muita água.

Quais são os cuidados de beleza de que não prescinde durante todo o ano para manter a pele e o cabelo saudáveis?

Faço uma boa limpeza e uma boa hidratação, adequada a cada zona do rosto. Além do creme de rosto, também uso um creme específico para os olhos. Uma vez por semana, faço uma máscara hidratante de rosto. Com o cabelo, tenho o cuidado de usar um champô específico para cabelos pintados e uso uma máscara reparadora porque o meu cabelo precisa muito de nutrição. Tenho também o cuidado de pentear o cabelo com uma escova que proteja os fios e aplico óleo para as pontas secas.

Tem sempre um sorriso… De onde vem essa boa-disposição que parece nunca desaparecer?

Não sei… Sempre fui assim, acho que é “feitio”. Além disso, faço aquilo que gosto, não tenho nenhuma razão para não estar feliz.


Os rituais saudáveis da atriz

  • O seu pequeno-almoço tem sempre… «Fruta. Gosto muito de morangos, melancia e pêssegos.» Três ingredientes saudáveis que adora cozinhar «Curgete, batata-doce e adoro por gengibre em tudo, até na sopa.»
  • O prato saudável que mais gosta de comer em família: «Churrasco com salada e legumes.»
  • Uma rotina do yoga que usa nos momentos de stresse: «Ficar em silêncio.»
  • Três atividades saudáveis que gosta de fazer nas férias: «Fazer desporto, dormir e dar mergulhos.»
  • Rituais para manter a pele hidratada, firme e luminosa: «Beber água, usar um bom creme hidratante e comer fruta.»
  • Três pilares essenciais para ser feliz: «Família, trabalho e amigos», refere Liliana Santos.
Última revisão: Maio 2019

Mais sobre:

Testemunhos

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this