Exercícios para o alívio das varizes

treino para alívio das varizes

Este treino permite o aumento da circulação sanguínea na zona inferior das pernas, bem como a melhoria do retorno venoso, ajudando ao alívio das varizes.

  • ColaboraçãoHolmes Place

Vai precisar de 40 minutos para realizar este treino que contribui para o alívio das varizes. Descanse 30 segundos entre exercícios, repita o circuito duas vezes em cada treino e realize-o três vezes por semana. «Em situações agudas ou de dor, interrompa o treino e fale com o seu médico», alerta Nuno Cerdeira, personal trainer do Holmes Place, à Revista Prevenir. O personal trainer idealizou este treino. Os exercícios reunidos neste circuito de treino permitem o aumento da circulação sanguínea na zona inferior das pernas, bem como a melhoria do retorno venoso, ajudando a aliviar o desconforto provocado pelas varizes.

Circuito para alívio das varizes

1. Caminhada para alívio das varizes

Caminhe durante 20 a 30 minutos com uma intensidade de 60 por cento do seu máximo, Ou seja, imaginando uma escala de 0 a 10 em que 0 é a intensidade mínima de esforço e 10 a máxima, deve sentir que está a caminhar numa intensidade 6.

varizes como aliviar: caminhada

Caminhada

Duração do exercício: 20 a 30 minutos

2. Flexão plantar em pé

Este é outro dos exercícios que contribui para o alívio das varizes. De pé, ponha a ponta do pé numa escada (ou step), coloque-se em bicos de pés, descendo devagar. Volta a subir e repita.

flexão plantar em pé

Flexão plantar em pé

Número de repetições: 12 movimentos


3. Flexão plantar sentada

Este exercício ajuda também no alívio das varizes. Sentada, coloque a ponta do pé num degrau, coloque-se em bicos de pés, descendo devagar os calcanhares.

flexão plantar sentada ajuda no alivio das varizes

Flexão plantar sentada

Número de repetições: 12 movimentos

4. Abdominais isométricos

Sentada com as pernas elevadas, fazendo um ângulo de 90 graus entre a coxa e o tronco mantenha-se nesta posição durante 12 segundos.

Abdominais isométricos

abdominais isométricos

Duração do exercício: 12 segundos

Última revisão: Dezembro 2016

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