Exercícios para controlar a ansiedade

Exercícios para controlar a ansiedade

Se costuma sentir-se ansioso, experimente este plano de exercícios para controlar a ansiedade.

  • IlustraçãoAna Ramos

  • ColaboraçãoHolmes Place

A Revista Prevenir pediu ao Holmes Place um circuito de exercícios para controlar a ansiedade. O resultado é este plano de treino composto por quatro posturas que ajudam a atenuar os sintomas da ansiedade (como a sensação de preocupação, impotência ou medo). Se costuma sentir-se ansioso, experimente este plano de exercícios para o ajudar a descontrair.

Exercícios para controlar a ansiedade

O exercício físico foi reconhecido pela Associação Americana de Psiquiatria como parte integrante do tratamento primário para a ansiedade. No final desta sequência de exercícios, vai sentir-se menos ansioso e com um maior controlo sobre os pensamentos.

Mas antes de começar o circuito de exercícios para controlar a ansiedade, saiba como se faz um ciclo respiratório:

  • Inspire profundamente pelo nariz, contando até dois.
  • Expire pela boca, contando até quatro.

1. Posição do cão

Posição do cão

Com as mãos abertas bem apoiadas no chão, o tronco direito e as pernas esticadas ou ligeiramente fletidas, projete a bacia para o alto. Mantenha a posição do cão durante dez a 15 ciclos respiratórios.

2. Posição da criança

Posição da criança - Exercícios para controlar a ansiedade

Na posição de criança, sente-se sobre os calcanhares e deixe o tronco cair para a frente apoiado nos joelhos. Estique os braços à frente, mantendo-os relaxados, e pouse a cabeça entre eles. Mantenha a posição durante dez a 15 ciclos respiratórios.

3. Posição da cobra

Posição da cobra - Exercícios para controlar a ansiedade

Para a posição da cobra coloque-se de barriga para baixo. Eleve o tronco com a ajuda dos braços até onde conseguir e lhe seja confortável, mantendo o olhar no horizonte. As pernas devem permanecer descontraídas. Mantenha a posição durante dez a 15 ciclos respiratórios.

4. Posição do homem morto

Posição do homem morto

Por fim, a posição do homem morto consiste em estar deitado de costas, com os braços esticados ao longo do corpo. Foque-se na respiração e mantenha a posição durante cinco a dez minutos. Termina aqui este circuito de exercícios para controlar a ansiedade.

Última revisão: Dezembro 2019

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this