Exercícios para combater a retenção de líquidos

Exercícios para combater a retenção de líquidos

Quando o organismo tem dificuldade em eliminar os fluidos em excesso, surgem edemas (inchaço), sobretudo nas pernas, tornozelos, mãos e abdómen. Este plano de treinos vai ajudá-lo a prevenir e a combater a retenção de líquidos.

  • ColaboraçãoHolmes Place

A Revista Prevenir pediu ao Holmes Place um circuito de exercícios para combater a retenção de líquidos. O resultado é este plano de treino composto por quatro exercícios que ajudam a diminuir o inchaço. Se costuma sofrer de edemas, sobretudo nas pernas, tornozelos, mãos e abdómen, experimente este plano de exercícios.

Exercícios para combater a retenção de líquidos

Irá sentir o inchaço a diminuir após três semanas se seguir estes exercícios, fizer caminhadas, evitar alimentos com muito sal e beber bastante água.

1. Saltar à corda

Saltar à corda

Realizado como um aquecimento deste plano para combater a retenção de líquidos, execute cinco séries de 45 segundos, com um intervalo de 20 segundos de descanso entre sequências.

2. Agachamento com salto

Agachamento com salto

Afaste os pés à largura dos ombros, dobre os joelhos, colocando a bacia para trás como se estivesse a sentar-se numa cadeira. De seguida, num movimento explosivo, estique as pernas e salte. Realize três séries de 15 repetições, com 45 segundos de descanso entre séries.

3. Mountain climber (“subir a montanha”)

Exercícios para combater a retenção de líquidos: Mountain climber

Na posição de prancha, em que o corpo está apoiado nas mãos e nas pontas dos pés, puxe alternadamente os joelhos ao peito, mantendo a coluna direita e o abdominal apertado. Faça três séries de 30 segundos com 30 segundos de descanso entre elas.

4. Alongamentos para combater a retenção de líquidos

Por fim, estes alongamentos também ajudam a combater a retenção de líquidos nas pernas e abdómen.

Alongamento isquiotibiais com elástico

Exercícios para combater a retenção de líquidos: Alongamento isquiotibiais com elástico
Deitado de barriga para cima, coloque um elástico na ponta do pé. Estique a perna, ficando o elástico em tensão, e aponte o calcanhar em direção ao teto, puxando a ponta do pé para si. Repita o exercício três vezes com cada perna, mantendo a posição durante 20 segundos.

Alongamento quadricípite deitado

Alongamento quadricípite deitado
Deitado de barriga para baixo, puxe o pé em direção ao glúteo, mantendo a coxa em contacto com o colchão. Repita o exercício três vezes com cada perna, mantendo a posição durante 20 segundos.

Alongamento do abdominal

Exercícios para combater a retenção de líquidos: Alongamento do abdominal
Para combater a retenção de líquidos no abdómen, coloque as mãos ao lado do peito e estique os braços até elevar o tronco do tapete, sem deixar a bacia perder contacto com o colchão. Mantenha a posição durante 20 segundos e descanse outros 20 segundos antes de voltar a alongar o abdominal. Repita o exercício três vezes.

 

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this