facebook-icon facebook-icon instagram-icon instagram-icon

Um trunfo chamado água micelar

limpar a pele com água micelar

Limpa e desmaquilha sem agredir a pele, graças à forma como atua. Por esse motivo, a água micelar pode ser a fórmula preferida de todos os tipos de pele.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista

Limpar a pele do rosto de manhã e ao final do dia deve fazer parte da nossa rotina. Há quem prefira um leite ou uma loção desmaquilhante, mas há quem já se tenha rendido às águas micelares. Apesar de serem denominadas “águas”, a sua composição inclui muito mais do que este elemento vital: «Contêm substâncias lipofílicas (agarram a gordura) e hidrofílicas (removem as sujidades com mais componente gorduroso ou aquoso), que permitem uma limpeza da pele sem a agredir», explica a médica dermatologista Manuela Cochito, em entrevista à Revista Prevenir.

Como atua a água micelar?

«As águas micelares são águas que, na sua composição, contêm substâncias que, ao se “cruzarem” com a sujidade da pele, arrastam-na, sem sacrificar o filme hidrolipídico», isto é, «sem tocarem ou afetarem a água ou os lípidos [gordura] da pele», esclarece a dermatologista Manuela Cochito. Por definição, a sua função é limpar a pele e, «como o fazem da melhor maneira, acabam também por funcionar como desmaquilhante», adianta. Contudo, dado que esta não é a sua principal missão, se forem aplicadas maquilhagens mais “pesadas”, como as à prova de água, a dermatologista aconselha «aplicar um desmaquilhante mais intenso antes de se usar água micelar».


Quais são as mais-valias?

«Sempre que usamos sabões, por mais suaves que sejam, acabam sempre por remover um pouco da gordura natural da pele, o que não acontece ao utilizarmos as águas micelares, devido à forma como elas atuam na pele», sublinha Manuela Cochito. Uma vez que não danificam o manto lipídico cutâneo, as águas micelares podem ser usadas por todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis, ao contrário dos outros produtos de limpeza.

As águas micelares são feitas de modo a que não seja necessário enxaguar

São ideais nomeadamente para «as peles com rosácea (ficam, por vezes, irritadas até só com água), eczemas ou peles secas», refere a especialista. Este tipo de fórmula deve ser evitado se o utilizador «tiver alergia a algum dos seus componentes. Contudo, a probabilidade de tal acontecer é bastante reduzida, uma vez que a água micelar é muito hipoalergénica», indica a médica dermatologista.

Água micelar: Modo de usar

De manhã e à noite, com a ajuda de um algodão, limpe a pele de todo o rosto com a água micelar. Por ser suave, também pode ser utilizada nos olhos, sem que necessite de outro produto para os limpar. De acordo com a dermatologista, a água micelar «não necessita de ser utilizada em conjunto com outros produtos de limpeza». O mesmo acontece com o enxaguamento: «Se se preferir passar por água, nada impede; mas as águas micelares são feitas para que não haja essa necessidade», esclarece.

Última revisão: Maio 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this