Truques de maquilhagem para corrigir imperfeições

Através da maquilhagem, é possível mudar o rosto sem operar.

Quer sentir-se mais bonita, confiante e esconder imperfeições no rosto sem recorrer a cirurgia plástica? Indicamos-lhe como, através da maquilhagem.

  • PorRita AlvesJornalista

  • ColaboraçãoSandra AlmeidaMaquilhadora

O que define a beleza? Os antigos gregos acreditavam que era o phi, o “rácio dourado” (1:1.618). Uma “proporção divina” que atravessou séculos e serviu, por exemplo, de inspiração a Leonardo da Vinci, para as suas obras. Em 2009, uma equipa de investigadores na área da Psicologia da Universidade da Califórnia e da Universidade de Toronto anunciou ter encontrado «novos rácios dourados da beleza facial. «(…) a atratividade individual é otimizada quando a distância vertical entre os olhos e a boca é aproximadamente 36 por cento do comprimento do rosto e a distância horizontal entre os olhos é aproximadamente 46 por cento da largura do rosto», lê-se no estudo. Fora dos laboratórios, a “matemática” de um rosto atraente revela-se num conceito que somos capazes de intuir: harmonia.

Aperfeiçoar sem cirurgia

Quando olhamos para o espelho e a harmonia não está lá, o desejo de mudar acontece. A cirurgia plástica é uma solução, mas não tem de ser o primeiro passo. A maquilhagem permite fazer “magia”, desde que se dominem técnicas, como as que lhe vamos revelar. «São pequenas correções no rosto que qualquer pessoa pode fazer em casa», refere Sandra Almeida, maquilhadora, em entrevista à Revista Prevenir. Se não for o seu forte, faça um workshop. Assim, pode «aprender as melhores técnicas para esculpir e iluminar o rosto, tirando partido dos pontos a realçar e os produtos que deve comprar, poupando dinheiro». O kit básico de maquilhagem para qualquer mulher é simples: fond de teint, corretor de olheiras, pó, máscara de pestanas, blush e um batom natural da cor dos lábios.

Definir as maçãs do rosto

  • Vai precisar de …
    «Um blush, o produto essencial para conseguir maçãs do rosto mais definidas. Quanto à cor do produto, depende do gosto de cada um, pois atualmente não existem regras em relação a isso. Para sobressair, o blush terá de ser cor-de-rosa e para um look mais discreto, pode utilizar um pó bronzeador ou blush em tom de pêssego.»
  • Conselho de especialista
    «O ideal é utilizar um pincel mais largo para não deixar excesso e evitar que a pele fique manchada. Para quem não tem muita experiência, o ideal é retirar o excesso de produto do pincel na mão ou num lenço antes de o aplicar no rosto.» Se não sabe onde aplicar, sorria. «Ao fazê-lo, evidencia as maçãs do rosto, onde o blush deve ser aplicado, em movimentos circulares, arrastando ligeiramente para a zona da orelha.»

Aumentar os lábios

  • Vai precisar de…
    «Lápis delineador de lábios igual à cor do batom. Primeiro, desenhe o contorno natural dos lábios e, a seguir, preencha-os, aplicando depois o batom por cima. Este, para aumentar os lábios, deve ser mais hidratante e cremoso; para diminuir os lábios ou dar-lhes menos destaque, é preferível usar tons mate. Um truque que os maquilhadores usam é aplicar iluminador no arco do cupido ou um batom nude (mais claro do que o tom natural dos lábios) como primer.»
  • Conselho de especialista
    «O erro mais comum que as pessoas cometem é deixar-se levar pelas tendências e usar cores que, muitas vezes, não combinam com as suas características. Os batons muito escuros tornam a boca mais pequena, por isso, não devem ser usados em lábios finos. Quem não gosta de batons fortes, como os vermelhos, não tem de usar se não se sentir confortável.»

“Emagrecer” o rosto

  • Vai precisar de…
    «Um pó escuro e de um pó claro (específicos para esculpir o rosto), e de um pincel biselado (cortado). Esta técnica é utilizada não só para emagrecer o rosto como também para disfarçar os papos debaixo do queixo. O pó escuro aplica-se nas têmporas, por baixo do osso das maçãs do rosto (junto do nariz) e por baixo do queixo (abaixo do maxilar). Deve ser dois tons mais escuro que o tom natural da pele. O pó claro aplica-se nas zonas salientes do rosto: cana do nariz, osso das maçãs junto aos olhos, bico central do lábio superior e queixo. Deve ser um tom mais claro do que o da pele. Quem tem pouca experiência deve recorrer a um profissional.»
  • Conselho de especialista
    «As pessoas tendem a exagerar na maquilhagem dos olhos e lábios para desviar as atenções do rosto, mas, na verdade, isto realça ainda mais o seu tamanho.»

Afinar o nariz

  • Vai precisar de…
    «Um pincel próprio para essa função, não muito grande, dado ser uma área que necessita de alguma precisão. Um nariz largo tem de ser escurecido nas zonas que são para afinar, que podem ser a cana do nariz ou a ponta. Use um pó ou creme castanho, dois tons acima do tom da pele. Por vezes, basta um pó bronzeador, mais castanho. Se o nariz for comprido, só é necessário escurecer a ponta.»
  • Conselho de especialista
    «O erro cometido com mais frequência é a escolha da intensidade da cor que, por norma, é demasiado escura, notando-se muito depois da maquilhagem feita. Ao colocarmos o tom escuro numa zona que queremos clarear ou vice-versa, o efeito é o contrário daquele que se pretende. Nesses casos, em vez de disfarçar, destacamo-la.»

Eliminar os papos dos olhos

  • Vai precisar de…
    «Um corretor de olheiras e uma caneta iluminadora, que são essenciais e muito eficazes. Escolher o corretor certo pode ser difícil. Nesse caso, é preferível recorrer aos conselhos de um profissional antes de o comprar.»
  • Conselho de especialista
    «Use um pincel próprio para que o corretor fique bem espalhado e sem excesso: mais vale colocar duas vezes do que muito de uma só vez. Para quem gosta de aplicar com os dedos, deve fazê-lo com toques em vez de “arrastar”, e aquecer primeiro o produto com os dedos anelares». Não use «um corretor demasiado claro na olheira com o objetivo de conferir luminosidade, pois irá, pelo contrário, fazer com que fique cinzenta. No caso dos papos, um corretor muito claro vai realçá-los ainda mais.»

 


Maquilhagem saudável em 5 minutos

«Para as pessoas que não têm o hábito de se maquilhar, há pequenos detalhes que podem fazer a diferença», refere Sandra Almeida. A maquilhadora ensina a fazer uma maquilhagem saudável em apenas 5 minutos:

  1. Aplicar uma «máscara de pestanas – os maquilhadores chamam-lhe “lifting de olhos”».
  2. «Pó para esculpir algumas zonas (como nariz, maçãs do rosto ou queixo).»
  3. «Batom bastante cremoso e hidratante para dar um ar saudável e natural aos lábios, equilibrando o rosto.»
Última revisão: Fevereiro 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this