Rugas: a melhor solução para cada tipo

Rugas: a melhor solução para cada tipo

As rugas não são todas iguais e o seu tratamento também não. A dermatologista Leonor Girão explica-nos as diferenças e aponta os melhores procedimentos para evitar que surjam precocemente e eliminar as já existentes.

  • PorBárbara BettencourtJornalista

  • Entrevista aDra. Leonor GirãoMédica dermatologista

O envelhecimento é inevitável e uma das suas facetas é a alteração do esqueleto e dos tecidos, que se repercute no rosto sob a forma de flacidez e rugas. «Com a idade, a elasticidade da pele diminui, a gravidade afeta os tecidos, que descaem, e vão aparecendo pregas cutâneas ou rugas», explica a médica dermatologista Leonor Girão em entrevista à Revista Prevenir. Este processo pode ser retardado ou acelerado pelo estilo de vida, mas os avanços na área dos tratamentos cosméticos também têm trazido cada vez mais formas de prevenir e eliminar rugas instaladas. Saber qual a melhor estratégia a adotar vai depender da idade, do tipo de pele e de rugas que se tem.

«As zonas mais afetadas [pelas rugas] são à volta dos olhos, na fronte, à volta do nariz e da boca e no lábio superior»

Que tipos de rugas existem?

«Em termos médicos, podemos classificá-las, segundo a profundidade, em grau um, dois, três ou quatro. Noutra classificação, falamos em rugas estáticas, que são as que estão presentes mesmo quando a pessoa está parada, e rugas dinâmicas, que só aparecem quando a pessoa fala ou ri, como o franzir a testa ou fazer rugas à volta dos lábios. Toda a gente tem rugas dinâmicas, até um bebé. Quase toda a gente tem algumas rugas estáticas, nomeadamente o sulco nasogeniano, que vai do nariz à boca. Nalgumas pessoas estas rugas são mais acentuadas. Umas têm a pele mais elástica do que outras, o que, juntamente com a constituição óssea e muscular da face, condiciona a forma como a pele se comporta quando falam. Com o envelhecimento vão aparecendo mais sítios em que a pele pregueia. As zonas mais afetadas são à volta dos olhos, na fronte, à volta do nariz e da boca e no lábio superior.»

Quais as principais causas para o seu aparecimento?

«A primeira é o avançar da idade. Temos ainda as causadas por fatores externos, como o sol, o tabaco ou deficiências nutricionais com origem em dietas demasiado restritivas ou falta de vitaminas. Alguns problemas de saúde, nomeadamente no fígado ou nos rins, também podem causar rugas, já que são órgãos que desintoxicam o organismo e, se não funcionarem bem, isso pode repercutir-se na pele.»

É possível prevenir o aparecimento das rugas?

«Realisticamente, vão sempre aparecer, faz parte do envelhecimento. Podemos evitar os fatores externos, não fumando, não bebendo bebidas alcoólicas, tendo uma alimentação saudável, usando um bom hidratante e protegendo a pele do sol com fator de proteção 30, no mínimo, mesmo quando não nos expomos ao sol. A radiação que mais causa envelhecimento e manchas e a dos raios UVA e da luz visível. Os primeiros atingem a pele mesmo em dias nublados e os segundos estão presentes na luz artificial, de lâmpadas e ecrãs de computadores e televisões.»

«Os cremes antirrugas ajudam a manter a elasticidade e a renovar as células graças aos antioxidantes, vitaminas e minerais que contêm»

Os cremes antirrugas funcionam?

«Os cremes antirrugas atuam nas camadas superficiais da pele, mas ajudam a manter a elasticidade e a renovar as células graças aos antioxidantes, vitaminas e minerais que contêm. à medida que envelhecemos, devemos ir usando produtos com maiores concentrações destas substâncias. Conjuntamente com outros tratamentos, como o peeling, acabam por ajudar bastante.»

Como atuam os tratamentos de preenchimento realizados nos consultórios dos dermartologistas?

«Ao contrário dos cremes que atuam em toda a pele aumentando a sua elasticidade, os produtos de preenchimento atuam volumizando localmente o sítio onde são aplicados. Vão preencher as rugas. Para as mais superficiais, usam-se produtos mais maleáveis e, para as mais profundas, produtos mais densos. O mais comum é o acido hialurónico, mas também usamos outros estimulantes de colagénio que ajudam a pele a ficar mais lisa: hidroxiapatite de cálcio, policaprolactona, e ácido polilático. Os preenchimentos que utilizamos em consultório vão sendo reabsorvidos pelo organismo ao fim de algum tempo e têm de ser repetidos. A maioria dura à volta de um ano.»

Que outros tratamentos existem e como funcionam?

«Existem os peelings, que fazem uma descamação da pele usando produtos químicos, e os tratamentos com laser, que usam a ação física do laser para promover essa renovação celular. O tratamento com toxina botulínica é o método de referência para as rugas dinâmicas. É um relaxante muscular que impede a ruga de se formar, não volumiza como os preenchimentos, nem renova a pele como os peelings ou lasers, apenas paralisa alguns músculos. Os peelings e o laser são excelentes para melhorar a pele como um todo, para melhorar as rugas fininhas e, claro, melhorar a textura e uniformizar a cor da pele.»

Estes procedimentos têm riscos?

«De forma genérica, quanto mais superficial é um tratamento, menos riscos tem, mas também não tira as rugas profundas. Quanto mais profundo o peeling ou laser, mais atua sobre as rugas profundas, mas mais riscos apresenta, nomeadamente de provocar manchas e cicatrizes. Os preenchimentos têm menos riscos. Podem fazer nódulos, em caso de reação ao produto, que são pequenas acumulações da substância usada, mas o grande risco é, por falta de experiência de quem aplica, fazer-se um preenchimento intravascular: se o produto entra num vaso sanguíneo que entope, pode haver uma necrose, o que é grave. A toxina botulínica, se for mal aplicada – num sítio errado ou em concentração inadequada –, pode fazer com que haja uns músculos que relaxam mais do que outros e a pessoa fique com a face assimétrica enquanto o efeito durar (de quatro a seis meses).»


Estilo de vida antirrugas

Para prevenir o aparecimento precoce de linhas e rugas, a médica dermatologista Leonor Girão recomenda:

  1. Aplique todos os dias protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30; um creme de dia hidratante; e um creme de noite nutritivo.
  2. Não fume.
  3. Não consuma bebidas alcoólicas.
  4. Siga uma alimentação saudável.

Tratamentos globais para as rugas de todo o rosto

Além dos tratamentos localizados, pode ainda recorrer a tratamentos mais globais para combater as rugas de todo o rosto através de um único tratamento.

  • Resurfacing com laser
    «É utilizado um feixe de laser para remover a camada superior da pele. Em algumas semanas, forma-se numa nova camada de pele, mais firme e uniforme. O aquecimento da camada mais profunda, a derme, estimula a produção de colagénio», refere Leonor Girão.
  • Peeling médio a profundo
    «Promove a renovação das camadas superficiais e mais profundas da pele através da aplicação de produtos químicos sobre a pele, como o ácido tricloroacético, ou o ácido glicólico e o peeling de formol modificado», explica a médica dermatologista.

Que tipo de ruga quer tratar?

Para cada tipo de ruga, há um tratamento localizado mais indicado. Ruga a ruga, a médica dermatologista Leonor Girão diz-lhe qual o mais eficaz.

tipos de rugas

  • Rugas glabelares
    Também conhecidas como rugas de leão ou rugas da preocupação, formam um 11 entre as sobrancelhas. São rugas dinâmicas causadas pelo franzir da testa.
    Tratamento de eleição: Toxina botulínica.
  • Rugas horizontais da testa
    São rugas dinâmicas causadas pelo franzir da testa.
    Tratamento de eleição: Toxina botulínica.
  • Rugas periorbitárias
    Mais conhecidas por pés-de-galinha, são rugas dinâmicas causadas pelo movimento do rosto ao sorrir.
    Tratamento de eleição: Toxina botulínica.
  • Rugas infraorbitárias
    Resultam da perda de elasticidade dos tecidos (envelhecimento) e da contração dos músculos oculares.
    Tratamento de eleição: Preenchimento e laser.
  • Rugas dos sulcos nasogenianas
    Também conhecidas como bigode chinês ou parêntesis porque formam uma espécie de parêntesis das asas do nariz até à boca, são rugas estáticas, existem em repouso, e também dinâmicas, resultantes dos movimentos do rosto ao falar e sorrir.
    Tratamento de eleição: Preenchimentos.
  • Rugas periorais
    Também chamadas rugas de fumador ou código de barras, são linhas verticais que marcam a zona do buço. Trata-se de rugas dinâmicas agravadas pelo envelhecimento e fatores ambientais como fumar ou excesso de exposição solar.
    Tratamento de eleição: Peeling profundo/laser.
  • Rugas marioneta
    Também conhecidas por rugas da amargura, são rugas estáticas tipicamente causadas pela perda de sustentação dos tecidos da face associada ao envelhecimento.
    Tratamento de eleição: Preenchimentos.
Última revisão: Dezembro 2019

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this