Acne: as causas que ainda não conhece e os alimentos que afastam as borbulhas da sua pele

acne como tratar

As respostas da ciência sobre a influência do que comemos e usamos no dia a dia para o aparecimento de acne.

  • PorVanda OliveiraJornalista

  • ColaboraçãoDra. Whitney BoweMédica dermatologista

A alimentação é, desde sempre, associada ao aparecimento e/ou agravamento do acne, mas a ciência ainda não encontrou certezas para todas as suspeitas. É o caso do chocolate. «Os estudos efetuados não são conclusivos, mas os últimos dados apontam para que a culpa não seja do cacau, mas sim de outro ingrediente no chocolate, como o açúcar ou o leite, uma vez que as variedades com mais de 70 por cento de cacau parecem ser seguras», refere em entrevista à Revista Prevenir Whitney Bowe, médica dermatologista norte-americana que divide o seu tempo entre consultas, ensaios clínicos dedicados especialmente ao estudo do acne e ensino de futuros dermatologistas em Nova Iorque.

Alimentos que provocam acne

Açúcar

Alimentos com um índice glicémico elevado, isto é, com um grande potencial para aumentar os níveis de açúcar no sangue, tendem a piorar o estado de uma pele acneica. Esta é uma das principais certezas da ciência na ligação da dieta com o acne. «O consumo de alimentos com índice glicémico elevado estimula uma resposta endócrina que leva a pele a produzir mais oleosidade, promovendo a formação de borbulhas», explica Whitney Bowe.

  • O que fazer: Se a sua pele tem tendência acneica, opte por alimentos com um índice glicémico inferior a 55 (pão de mistura, batata-doce, vegetais, feijões) e evite aqueles cujo índice glicémico é superior a 70 (pão branco, batata, flocos de milho, doces).

Leite magro

Na classe dos laticínios, o leite magro é o que tem demonstrado ter um especial efeito no agravamento do acne. «Embora o mecanismo permaneça incerto, tudo indica que as proteínas do leite (whey, caseína), as hormonas e os fatores de crescimento presentes nos laticínios são os grandes responsáveis por este efeito, em especial a proteína whey, presente em maior quantidade no leite magro (em relação ao gordo) e muito consumida nos ginásios pelos praticantes de musculação, sob a forma de suplementos ou batidos, que têm tendência para desenvolver acne.»

  • O que fazer: Experimente alternativas sem leite, como a bebida de amêndoa que também tem um índice glicémico baixo. O queijo e o iogurte parecem não ter a mesma influência pelo que podem ser consumidos.

Alimentos que afastam o acne

Os estudos não são conclusivos, mas uma coisa os investigadores não têm dúvida: aquilo que comemos afeta a qualidade da pele em geral. «Alimentos ricos em antioxidantes e probióticos, por exemplo, acalmam a inflamação na pele e, por isso, revelam capacidade para abrandar o envelhecimento cutâneo», refere a dermatologista. Procure adotar a dieta certa para a sua pele, a par do tratamento médico receitado pelo seu dermatologista. E se quer evitar as indesejáveis borbulhas, certifique-se de que inclui os seguintes alimentos:

  • Fruta e vegetais – São ricos em antioxidantes (tal como o chá verde), que parecem melhorar o estado de uma pele com acne, geralmente associada a um excesso de stresse oxidativo.
  • Nozes e salmão – Ambos ricos em ácidos gordos polinsaturados, ómega-6 e ómega-3, respetivamente, são importantes moduladores da inflamação que faz despoletar o acne. O consumo de ambos deve ser equiparado, devendo apostar no consumo de ácidos gordos ómega-3 (geralmente em défice). O recurso a um suplemento alimentar de óleo de peixe com 1000 a 2000 mg por dia de EPA ou DHA (dois importantes ácidos gordos ómega-3) pode ser uma alternativa a debater com o seu médico.
  • Iogurte – Contém bactérias benéficas (lactobacilos ou bifidobactérias) que enviam mensagens que acalmam as células antes destas inflamarem e despoletarem uma crise acneica. «Em alternativa, pode tomar um suplemento probiótico contendo essas bactérias», refere a dermatologista.

No caso do chocolate se desconfia que este alimento lhe provoca borbulhas, opte pelo negro, com 70 por cento de cacau.


Isto também provoca borbulhas

«Muitas pacientes pensam que é a sujidade que provoca o acne e por isso esfregam e esfoliam demasiado a pele, acabando por agravar o problema», conta Whitney Bowe à Revista Prevenir. Segundo a médica dermatologista existem outros inimigos do acne que provavelmente (ainda) não conhece.

  • O seu telemóvel Se tem mais borbulhas num dos lados da face, provavelmente é naquele em que segura o telemóvel. As bactérias acumuladas no equipamento e a fricção contra a pele são a causa. Acne mecânico é o nome da condição.
  • O seu creme de rosto O problema não está no produto em si, mas na escolha da fórmula, desadequada para uma pele com tendência acneica. A designação oil free não é suficiente para este tipo de pele, opte por produtos com a menção “não comedogénico”.
  • O stresse As nossas glândulas sebáceas contêm recetores de cortisol, a hormona do stresse. Se existir uma predisposição para ter borbulhas, o stresse poderá despoletar o problema.
Última revisão: Junho 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this