Cuidar da pele antes de dormir

Quatro passos de que não deve prescindir para cuidar da pele.

Há rituais noturnos de que não deve prescindir quando o intuito é cuidar da pele. Se os adotar, no dia seguinte, ela estará mais bonita e saudável.

  • PorSofia Santos Cardoso

Ao longo do dia, a pele está exposta a uma série de agressões externas, como a radiação solar, o vento e a poluição. A noite é a altura certa para a reparar, limpando-a suavemente e aplicando um hidratante, especialmente indicado para esta altura do dia, o chamado “creme de noite”. «Além da pele estar mais “carente” de hidratação, é durante o período da noite, enquanto dormimos, que absorve com mais eficácia os princípios ativos presentes nos cremes, por estar mais protegida das agressões ambientais», explica Miguel Trincheiras, médico dermatologista, em entrevista à Revista Prevenir.

Além de cuidar da pele, é também importante dar atenção ao cabelo. «Ao longo do dia, [o cabelo] vai acumulando resíduos do ambiente, como o pó e as partículas de poluição que se encontram em suspensão no ar, e sofre com as condições climatéricas, particularmente no verão», alerta Paula Quirino, médica dermatologista, em entrevista à Revista Prevenir.

1.º passo: Limpeza da pele

«A limpeza da pele ao final da noite é essencial, pois permite eliminar o excesso de sebo e as impurezas que se fixam durante o dia. Além disso, os princípios ativos do creme de noite penetram melhor numa pele limpa», explica Miguel Trincheiras. Prefira cremes ou géis de limpeza pouco detergentes e com agentes não hidratantes para colocar à noite. «As fórmulas de limpeza hidratantes limitam a absorção das substâncias do creme de noite», acrescenta. Segundo o dermatologista, a água micelar é uma boa solução, pois permite remover as impurezas cutâneas de forma mais suave, por absorção e arrastamento, e sem necessidade de enxaguamento.


2.º passo: Desmaquilhante

O creme ou gel de limpeza pode não ser suficiente para eliminar os resíduos da maquilhagem, sobretudo quando utiliza fórmulas resistentes à água. «Para estes casos, poderá escolher um desmaquilhante específico com esta finalidade», aconselha Miguel Trincheiras.

3.º passo: Creme de noite

«O período da noite é a altura ideal para aplicar o creme que pretendemos que esteja durante mais tempo em contacto com a pele», informa o dermatologista. Não é por acaso que os cremes de noite são fórmulas mais ricas. «É o momento ideal para fornecer à pele os princípios ativos que precisa. É à noite que a capacidade de absorção destas substâncias é maior», explica. É por isso que cuidar da pele antes de se deitar é tão importante.

4.º passo: Hidratante corporal

Cuidar da pele do corpo ao final do dia é diferente de cuidar da pele do rosto, pois está mais resguardada. No entanto, «é importante hidratá-la todos os dias com uma loção corporal. Preferencialmente, após o banho, com a pele ainda húmida para uma absorção mais rápida», frisa o especialista. Em alternativa «poderá optar por usar um óleo de banho ou um gel de duche com emolientes hidratantes».

5.º passo: Desembaraçar o cabelo

Depois de cuidar da pele, não se esqueça do cabelo. «Antes de dormir, deve ser penteado e desembaraçado. Utilize um pente de dentes largos ou uma escova ventilada com pequenas bolas nas pontas. Assim, não exerce tração sobre a raiz do cabelo, não traumatiza a pele do couro cabeludo e não quebra a haste capilar», considera Paula Quirino. «Aplique um sérum nas pontas secas, antes de começar a pentear o cabelo seco ou molhado. E evite dormir com o cabelo “apanhado”. Sobretudo se estiver molhado, pois isso favorece a quebra ou queda de cabelo», recomenda.

Última revisão: Setembro 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this