Não quer ter os pés inchados? Faça isto

Não quer ter os pés inchados? Faça isto

Se o calor e longas horas de pé provocam o problema, a adoção de alguns cuidados pode prevenir e aliviar o desconforto provocado pelos pés inchados.

  • PorSofia Santos CardosoJornalista

  • ColaboraçãoDra. Leonor GirãoMédica dermatologista

«Surgem normalmente quando não há boa circulação sanguínea e tendem a aumentar no verão com as temperaturas mais elevadas, que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos», explica Leonor Girão à Revista Prevenir. Segundo a médica dermatologista da Clínica de Dermatologia do Areeiro, «é mais frequente nas pessoas que passam longos períodos de pé».

Pés inchados: como prevenir

Se já sabe, à partida, que vai passar muitas horas de pé, use meias elásticas ou meias de descanso.

  • Massaje os pés e as pernas regularmente (idealmente, todos os dias) com movimentos rápidos e ascendentes (de baixo para cima). Aproveite o momento em que aplica o hidratante corporal para fazer esta massagem.
  • Evite a exposição solar prolongada. Na praia ou na esplanada, prefira, sempre que possível, a sombra. A exposição solar direta aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o inchaço dos pés.

O que fazer quando os pés incham

O tratamento dos pés inchados passa por gestos simples que podem ser feitos em casa, como uma simples massagem com um creme com propriedades refrescantes e anti-inflamatórias. «Para que a massagem seja mais eficaz, esta deverá ser feita ao final do dia, após o banho, e com um creme que contenha ingredientes como castanha-da-índia ou centelha asiática.

«O contacto com a água fria do mar ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir o inchaço»

Manter as pernas elevadas entre 15 a 30 minutos, aplicar água fria corrente ou, em alternativa, compressas embebidas em água fria também poderá ajudar a alivar a sensação de pés inchados e a diminuir o edema», recomenda Leonor Girão. As caminhadas à beira-mar também podem ser uma boa ajuda. «O contacto com a água fria do mar ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir o inchaço», refere a especialista.

Última revisão: Agosto 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this