Como eliminar fungos nas unhas

Como eliminar fungos nas unhas

Não existe um tratamento milagroso que acabe com os fungos nas unhas da noite para o dia. Mas com os cuidados certos é possível tratar a unha e prevenir uma nova infeção.

  • PorCarmen SilvaJornalista

  • ColaboraçãoDra. Manuela PaçôMédica dermatologista

Os fungos nas unhas são um problema incómodo. Além de ser inestético demoram algum tempo a desaparecer. Formadas por várias camadas de queratina, as unhas crescem 3 a 5 milímetros por mês, o que equivale a 0,01 milímetros por dia. Isto significa que as unhas da mão regeneram-se a cada quatro a seis meses e, no caso do pé, ainda demoram cerca de seis a 12 meses. A médica dermatologista Manuela Paçô explicou à Revista Prevenir o que fazer se o problema aparecer.

Fungos nas unhas: o que são

Os dermatófitos são os fungos que mais frequentemente afetam as unhas. Mas não é fácil provocarem uma infeção uma vez que «é preciso haver uma debilidade do sistema imunitário do hospedeiro, que pode ser ocasional, como o que acontece quando a pessoa está mais cansada. Nessa altura, os fungos conseguem instalar-se e proliferar-se», específica a médica dermatologista Manuela Paçô, acrescentando que é um processo «muito lento».

A unha fica com uma cor diferente (habitualmente até com várias cores) e pode engrossar. Geralmente, não afeta logo a unha inteira. Surge de forma localizada

Grupos de risco

Há pessoas mais suscetíveis a este tipo de infeção (onicomicose) do que outras, como os doentes imunodeprimidos que «fazem tratamentos de quimioterapia ou com medicamentos biológicos e, por isso, têm um sistema imunitário permanentemente enfraquecido» ou as grávidas, que ficam com o sistema imunitário «menos competente para que o bebé não seja reconhecido como um corpo estranho», indica a especialista. As infeções fúngicas atingem sobretudo as unhas dos pés. Nas das mãos, «são raríssimas porque as mãos andam “ao ar”», salienta a especialista, justificando que «os raios ultravioletas não são fungicidas, mas são fungistáticos, ou seja, impedem os fungos de proliferar».

Fungos nas unhas: sinais de alarme

Quando surgem fungos nas unhas, a unha fica com «uma cor diferente (habitualmente até com várias cores) e também pode engrossar», sendo que, «geralmente, a manifestação é localizada, não afetando logo a unha inteira», explica a especialista. No limite, quando «já está muito doente, parte ou descola», acrescenta.

«O tratamento envolve a toma de medicamentos antifúngicos em comprimidos, durante três a quatro meses, ou a aplicação de um verniz durante vários meses»

Como prevenir os fungos nas unhas

«Os pés devem ser lavados diariamente. Além disso, não se deve usar sapatos oclusivos e de plástico ou ténis que façam o pé transpirar muito», dado que criam ambientes húmidos e quentes que favorecem o aparecimento de fungos nas unhas. Manuela Paçô recomenda ainda o uso de meias de algodão.

Como tratar

O tratamento dos fungos nas unhas envolve a toma de «medicamentos antifúngicos em comprimidos, durante três a quatro meses», refere a médica dermatologista. Estes antifúngicos não são, contudo, opção «se a pessoa estiver a tomar outros medicamentos, porque podem interferir na sua atuação». Nesse caso, segundo Manuela Paçô, «recorre-se ao tratamento farmacológico tópico, ou seja, verniz», que implica muita «disciplina na aplicação, que pode ser diária ou semanal». O tratamento tópico é mais demorado, sendo «necessários vários meses», e pode «não curar a infeção, mas, pelo menos, controla a sua proliferação», afirma a médica.


Vá ao médico

Procure um médico dermatologista se houver alterações nas unhas, porque, apesar da tendência para se achar que são fungos nas unhas, «pode-se estar perante uma doença como a psoríase das unhas ou um líquen plano, ou pode ainda ser apenas um traumatismo ungueal que altera a cor da unha», refere a dermatologista Manuela Paçô.

Última revisão: Setembro 2019

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this