Em parceria com

logo_avene

Como cuidar da pele durante um tratamento oncológico

Como cuidar da pele durante um tratamento oncológico

Pele seca, desvitalizada ou com vermelhidão são alguns dos efeitos secundários que os tratamentos para o cancro podem ter na pele. Aprenda a aliviar os principais sintomas.

O tratamento do cancro evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Paralelamente à cirurgia, à radioterapia e às quimioterapias “convencionais”, os oncologistas têm agora disponíveis terapêuticas novas e eficazes, que proporcionam uma ação direta na multiplicação das células cancerígenas, na vascularização dos tumores e na imunidade antitumoral. Estas inovações terapêuticas têm um impacto significativo no curso da doença e na qualidade de vida a que os doentes podem aspirar. No entanto, este avanço em termos de eficácia não consegue ultrapassar um determinado número de efeitos secundários associados ao mecanismo de ação destas moléculas. Os efeitos secundários podem variar desde um ligeiro desconforto até situações extremamente incapacitantes, podendo até impedir o doente de prosseguir o próprio tratamento do cancro. Muitas vezes, estes efeitos secundários afetam a pele: secura intensa, inflamação e dor nas zonas de contacto, gretas, fissuras e erupções acneiformes estão entre as reações observadas mais frequentemente.

A melhor forma de manter o conforto da pele é hidratá-la o mais frequentemente possível

8 passos para acalmar os efeitos que os tratamentos oncológicos têm na pele

Através de cuidados de dermocosmética com os mais rigorosos padrões de qualidade, é possível ajudar a aliviar os desagradáveis efeitos secundários ao nível da pele. Seguindo as recomendações para o melhor cuidado da pele, os cuidados dermocosméticos tornaram-se um complemento essencial que permite que o doente prossiga o tratamento do cancro, pois alivia o desconforto da pele e preserva a qualidade de vida.

O projeto Skin and Cancer dos Laboratórios Dermatológicos Avène reuniu os principais cuidados e explica por que são importantes e como pô-los em prática.

1. Repense a sua rotina diária de cuidados da pele

Deverá certificar-se de que está a utilizar produtos suaves e adaptados à sua condição de pele, evitando a exacerbação dos efeitos secundários na pele.

O que tem de fazer: O sabão – tanto na forma líquida como na sólida – pode secar a pele e causar irritação. Opte por produtos em gel, óleos ou sabonetes dermatológicos sem sabão. A água que utiliza para tomar banho deverá estar a uma temperatura entre 32°C e 34°C. Excessivamente quente seca a pele e reativa os problemas cutâneos. Também as luvas, esponjas e puffs de banho podem irritar a pele sensível, assim como os discos de algodão utilizados para remoção da maquilhagem. Lave-se cuidadosamente, utilizando as pontas dos dedos. Seque a pele com pequenos toques suaves, utilizando uma toalha macia, especialmente nas áreas sensíveis, para prevenir qualquer reação.

2. Reforce os cuidados de proteção solar

Alguns tratamentos aumentam a sensibilidade da pele à luz solar. Portanto, ficará mais suscetível a queimaduras solares e sensações de ardor. Mesmo uma ligeira exposição ao sol pode originar manchas escuras inestéticas que persistem ao longo do tempo.

Faça assim:

  • Sempre que possível, evite a exposição da pele ao sol, mesmo à luz solar fraca.
  • Use roupa de manga comprida e calças, chapéu e óculos de sol.
  • Aplique protetor solar com um fator de proteção solar elevado (spf 50+) e que seja resistente à água e à transpiração, hipoalergénico e sem perfume.

3. Aposte na hidratação da pele

A secura cutânea é um dos efeitos secundários associados ao tratamento do cancro. A melhor forma de manter o conforto da pele é hidratá-la o mais frequentemente possível.

Faça assim:

  • Aplique o creme hidratante nas maçãs do rosto, na testa e no pescoço, duas vezes por dia. Aplique o creme sobre a pele com as pontas dos dedos, espalhando-o do centro para as extremidades do rosto.
  • Faça uma máscara hidratante uma a três vezes por semana. Aplique uma camada espessa e deixe atuar durante 5 a 10 minutos antes de retirar o excesso.
  • Aplique um creme suavizante na zona do contorno dos olhos todos os dias. Aplique com pequenos toques, usando as pontas dos dedos. Termine espalhando-o suavemente.
  • Aplique um bálsamo labial duas ou três vezes por dia ou sempre que sentir necessidade, inclusive antes de aplicar o batom.
  • Aplique um creme emoliente em todo o corpo uma ou duas vezes por dia. Espalhe suavemente com pequenos movimentos das mãos. Utilize toda a superfície da palma da mão para garantir que é completamente absorvido pela pele.

«A pele submetida à radioterapia fica mais frágil e mais propensa à ocorrência de contusão, tornando-se também mais sensível, mesmo depois de ter terminado o tratamento»

4. Não esqueça de cuidar das mãos e dos pés

A quimioterapia e as terapias direcionadas podem causar efeitos secundários significativos nas mãos e nos pés: vermelhidão (que pode ser intensa), espessamento da pele, dor em torno das zonas de contacto, gretas, fissuras e secura. Isto é por vezes designado como síndrome de mão-pé. O desconforto e a dor consequentes podem ser extremamente incapacitantes e, em alguns casos, podem até obrigar o doente a abandonar o tratamento que provoca os efeitos secundários.

O que pode fazer: Evite andar a pé durante longos períodos; certifique-se de que os seus sapatos não estão demasiado apertados e use meias de algodão; use luvas de algodão para realizar as tarefas diárias e luvas de látex para o trabalho doméstico; aplique produtos emolientes e regeneradores; utilize ligaduras oclusivas, assim como pensos hidrocoloides, se necessário; consulte um quiropodologista ou podologista, caso seja necessário.

5. Alivie o desconforto causado pela radioterapia

A pele submetida à radioterapia fica mais frágil e mais propensa à ocorrência de contusão, tornando-se também mais sensível, mesmo depois de ter terminado o tratamento de radioterapia. A radiação emitida durante as sessões de radioterapia, especialmente quando esta é associada a determinados tratamentos de quimioterapia, podem causar lesões cutâneas conhecidas como radiodermite. Os sintomas vão desde a simples vermelhidão até às queimaduras graves com ulcerações.

Faça assim:

  • Proteja a pele da zona tratada da luz solar. A zona irradiada não deve ser exposta de forma direta ao sol, ainda assim, proteja-a com um protetor solar desenvolvido para a pele hipersensível ao sol.
  • Aplique o creme emoliente após a sessão de radioterapia, nunca antes da mesma.
  • Não aplique quaisquer substâncias gordurosas nas quatro horas após o tratamento de radiação.

Aliada de confiança para a pele sensível, a Água Termal d’Avène entra em contacto com o ambiente apenas no momento em que é vaporizada sobre a pele

6. Alivie a vermelhidão e o prurido

Durante a terapia direcionada surge frequentemente uma erupção cutânea na forma de manchas ou vermelhidão. Estas lesões são geralmente observadas localmente, à volta do nariz, no couro cabeludo, no meio das costas e no peito. Podem ser acompanhadas por comichão ou sensação dolorosa de ardor, ou mesmo infetar.
A esfoliação corporal não é aconselhada quando a pele está muito irritada. Também a exposição à luz solar deve ser evitada, pois pode exacerbar as lesões. Tocar nas lesões, aumentará o risco de formação de cicatrizes.

O que tem de fazer:

  • Proteger a pele da luz solar com um creme protetor solar spf 50+.
  • Aplicar um creme hidratante adequado, uma ou duas vezes por dia. Experimente utilizar produtos sem perfume.
  • Reduzir a proliferação bacteriana utilizando um creme ou uma loção secante à base de cobre/zinco.
  • Utilizar produtos de higiene adequados ao cuidado diário da pele sensível.

7. Ilumine o rosto e corrija os sinais de cansaço

Durante o tratamento do cancro, a tez altera-se, a pele perde o seu brilho. Pode aplicar-se maquilhagem específica para obter um efeito de “tom saudável”, assim como para disfarçar a vermelhidão, as cicatrizes e as olheiras, ou para definir as sobrancelhas. A maquilhagem não é exclusiva das mulheres. Os homens também podem beneficiar das suas propriedades corretoras, especialmente para camuflar erupções acneiformes. Um pouco de base fluida corretora, aplicada localmente com pequenos toques com a ajuda de uma esponja, e as lesões ficarão camufladas.

O que pode fazer:

  • Utilizar pó cor-de-rosa para reduzir os sinais de fadiga.
  • Redesenhar a forma das sobrancelhas antes de uma eventual queda de cabelo: dessa forma lembrar-se-á como são.
  • Recorrer à maquilhagem para disfarçar quaisquer imperfeições tanto no rosto como no corpo.

8. Acalme a pele com água termal

Depois de uma intervenção cirúrgica, quimioterapia ou radioterapia, o corpo, e especialmente a pele, precisam de alívio para recuperar o conforto e a sensação de bem-estar. Beneficie das propriedades calmantes da Água Termal d’Avène dia após dia, graças à apresentação em spray. Aliada de confiança para a pele sensível, a Água Termal d’Avène entra em contacto com o ambiente apenas no momento em que é vaporizada sobre a pele.

Faça assim:

  • Antes da radioterapia, vaporize diretamente sobre a pele e deixe atuar durante 2 a 3 minutos. Seque com pequenos toques suaves.
  • Se tem irritações cutâneas, vaporize diretamente sobre as áreas irritadas. Deixe atuar durante 5 a 10 minutos, seque com pequenos toques suaves antes de aplicar o seu produto de cuidado da pele.
  • Se sofre de irritações da mucosa oral, vaporize sobre a zona afetada com a frequência necessária.
  • Em casos mais graves, quando há secura ou irritações resultantes de radioterapia; vermelhidão, erupção cutânea, comichão devido à secura da pele, aplique compressas embebidas em Água Termal d’Avène durante 10 a 15 minutos sobre as áreas a acalmar.

As nossas sugestões

Agora que já sabe como cuidar da pele para manter o conforto e o bem-estar durante os tratamentos oncológicos, conheça os produtos indicados para esta fase nesta galeria de imagens.

Óleo Lavante Relipidante XeraCalm A.D (400 ml)
Óleo Lavante Relipidante XeraCalm A.D (400 ml)

Limpa delicadamente e alivia a sensação de desconforto nas membranas mucosas causado pela secura da pele.

Limpa delicadamente e alivia a sensação de desconforto nas membranas mucosas causado pela secura da pele.

Fluido Mineral com Cor SPF 50    (40 ml)
Fluido Mineral com Cor SPF 50 (40 ml)

Proteção solar muito elevada para a pele intolerante aos filtros químicos e perfume. A sua cor dourada ilumina a tez.

Proteção solar muito elevada para a pele intolerante aos filtros químicos e perfume. A sua cor dourada ilumina a tez.

Spray de Água Termal d'Avène (150 ml)
Spray de Água Termal d'Avène (150 ml)

Com propriedades calmantes e suavizantes oferece à pele uma sensação de alívio de longa duração.

Com propriedades calmantes e suavizantes oferece à pele uma sensação de alívio de longa duração.

Creme Reparador Protetor Cicalfate   (40 ml)
Creme Reparador Protetor Cicalfate (40 ml)

Acalma, purifica e facilita a reparação da pele irritada.

Acalma, purifica e facilita a reparação da pele irritada.

Spray Secante Reparador Cicalfate   (100 ml)
Spray Secante Reparador Cicalfate (100 ml)

Seca, acalma e favorece a reparação da pele irritada sujeita a maceração. Rosto e corpo.

Seca, acalma e favorece a reparação da pele irritada sujeita a maceração. Rosto e corpo.

Creme de Mãos Cicalfate    (100 ml)
Creme de Mãos Cicalfate (100 ml)

Repara as camadas superiores da pele, acalma e protege mais rapidamente as mãos secas e irritadas. Sem perfume, sem parabenos.

Repara as camadas superiores da pele, acalma e protege mais rapidamente as mãos secas e irritadas. Sem perfume, sem parabenos.


Prefira produtos de cosmética estéril

Nesta fase delicada, dê o melhor à sua pele. Até à data, a Cosmética Estéril é a única solução a propor fórmulas puras, com o mínimo de ingredientes, sem qualquer conservante adicionado e produzidas num ambiente estéril para dar resposta às necessidades da pele hipersensível. A garantia de uma fórmula segura e eficaz durante toda a utilização do produto. Procure este símbolo:

Cosmética Estéril Avène

Garantia de eficácia e segurança

  • Somente os ingredientes necessários à pele
  • Fórmula esterilizada, sem conservantes
  • Embalagem com sistema de proteção exclusivo
  • Respeita a pele e a flora cutânea

Descubra os benefícios da Cosmética Estéril em duas gamas de produtos para o cuidado da pele contendo Água Termal d’Avène:

Gama XeraCalm A.D
Gama XeraCalm A.D

O cuidado da pele com prurido e tendência atópica.

O cuidado da pele com prurido e tendência atópica.

Gama Tolérance Extrême
Gama Tolérance Extrême

Tolerância Extrema é a resposta dos laboratórios dermatológicos Avène para todas as peles sensíveis que procuram centrar-se apenas no essencial.

Tolerância Extrema é a resposta dos laboratórios dermatológicos Avène para todas as peles sensíveis que procuram centrar-se apenas no essencial.

Última revisão: Outubro 2020

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this