After sun: precisamos dele?

cuidados a ter com o after sun

As vantagens de utilizar uma fórmula específica para a pele após a exposição solar e o que distingue o after sun do hidratante de corpo que usa durante todo o ano.

  • PorSofia Santos CardosoJornalista

  • ColaboraçãoDra. Joana Dias CoelhoMédica dermatologista

Os produtos after sun são constituídos por substâncias especiais que ajudam a reparar a pele dos danos causados pelo sol, oferecendo hidratação, frescura e bem-estar. Mas há mais: os seus componentes antioxidantes ajudam a regenerar a pele e a combater o envelhecimento e a sua ação reparadora ajuda a manter o bronzeado durante mais tempo. Joana Dias Coelho, médica dermatologista, explica à Revista Prevenir como atua este produto na pele, as vantagens de utilizá-lo no verão e como aplicá-lo.

Fórmula reparadora

Depois da exposição solar, a nossa pele fica inflamada e ressequida, requerendo uma fórmula especial que não ofereça apenas hidratação. É preciso reparar a pele dos efeitos agressivos do sol. O after sun, formulado especificamente para aplicar na pele depois da exposição solar, tal como a sua própria designação indica, está preparado para responder a esta necessidade. «Além de ter constituintes que reduzem a inflamação provocada pela radiação ultavioleta, também contém substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres que surgem inevitavelmente durante a exposição solar», explica a dermatologista Joana Dias Coelho à Revista Prevenir.

«A hidratação com um after sun ajuda a reduzir o processo inflamatório e permite uma recuperação mais rápida da pele»

«Quando estamos perante um bronzeado que leva ao “peeling” da pele é porque ocorreu uma reação de queimadura equivalente a uma queimadura de primeiro grau. A hidratação com um after sun ajuda a reduzir o processo inflamatório e permite uma recuperação mais rápida da pele», sublinha a especialista.

Muito mais do que um hidratante

Comparativamente com um hidratante, a textura do after sun é, geralmente, mais fluida para proporcionar à pele uma sensação de frescura. «O after sun serve essencialmente para hidratar, mas também para acalmar e reduzir a sensação de ardor provocada pelo sol», frisa Joana Dias Coelho. Por essa razão, além das substâncias hidratantes que também estão presentes num creme ou loção hidratante normal, como a glicerina e a parafina líquida, o after sun tem na sua composição substâncias com propriedades anti-inflamatórias como o gluconato de zinco e o bisabolol e substâncias antioxidantes como as vitaminas C e E.

«As suas substâncias hidratantes e calmantes reduzem o “peeling” causado pelo sol, ajudando assim a pele a recuperar parte da lesão»

Algumas fórmulas também apresentam extratos de aloé vera, que tem propriedades calmantes e refrescantes. Ao acalmar e hidratar a pele, o after sun proporciona ainda um efeito extra: ajuda a prolongar o bronzeado. «As suas substâncias hidratantes e calmantes reduzem o “peeling” causado pelo sol, ajudando assim a pele a recuperar parte da lesão. Esta ação faz com que o bronzeado dure mais tempo ou não desapareça tão rápido», explica a dermatologista.

Cuidados a ter

Na hora de comprar um after sun, deverá escolher um produto com eficácia comprovada. «É importante que o produto tenha sido estudado no que diz respeito a alergénios cutâneos e à tolerabilidade nas peles sensíveis. Não podemos esquecer que o after sun vai ser aplicado numa pele que está inflamada e, por isso, mais predisposta a irritações e a adquirir sensibilizações com alergénios», alerta Joana Dias Coelho, que afirma que existem fórmulas eficazes nas perfumarias e nas farmácias mas também nos supermercados.

O after sun deve ser aplicado sempre após o banho, com a pele limpa e depois de retirar os resíduos do protetor solar

Depois de escolher a fórmula ideal, há outros cuidados a seguir: aplique o after sun sempre depois da praia ou da piscina, mas nunca o leve consigo na mala. «O after sun deve ser aplicado em casa e com a pele limpa. À saída da praia ou da piscina, a pele ainda tem sal, areia ou cloro e protetor solar. Além disso, o after sun dentro do saco de praia poderá ficar exposto a temperaturas elevadas que poderão alterar a composição do produto», alerta Joana Dias Coelho.


After sun: Como se aplica

Joana Dias Coelho, médica dermatologista, indica os quatro passos essenciais para uma pele hidratada.

  1. Aplique-o, idealmente, duas vezes por dia para um resultado mais eficaz e duradouro.
  2. Espalhe-o sobre a pele limpa depois do banho, a penetração dos produtos tópicos é mais eficaz.
  3. Teste a reação da sua pele ao produto, aplicando-o apenas ao corpo. A pele do pescoço e da face é mais sensível.
  4. Use-o até que a pele esteja totalmente recuperada. A pele demora vários a recuperar da agressão solar. Por isso o after sun deve ser utilizado mesmo depois do período de exposição solar.

A dermatologista responde

Joana Dias Coelho, médica dermatologista, responde às dúvidas mais comuns.

Posso usar o after sun na pele do rosto?

«Sim, se assim estiver especificado e testado. Para aplicar na face, deve escolher produtos“não comedogénicos”, ou seja, que não provoquem acne.»

Posso reservá-lo no frigorífico para obter um efeito mais fresco?

«Só deverá fazê-lo se assim vier especificado na embalagem. Tal como o calor, o frio também pode alterar a reatividadede algumas substâncias presentes na composição do produto. Para acalmar a pele, pode optar pelos sprays de água termal ou por compressas embebidas em água (colocadas previamente no frigorífico).»

Posso combiná-lo com o meu creme hidratante de corpo?

«O after sun já tem propriedades hidratantes, mas não há qualquer inconveniente em associar os dois produtos.»

Última revisão: Agosto 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this