Alisamento de cabelo perfeito sem sair de casa

Dicas para um alisamento de cabelo perfeito

Passo a passo, conheça as etapas fundamentais para um alisamento de cabelo irrepreensível. E sem sair de casa.

  • PorNelma VianaJornalista

  • ColaboraçãoPaulo VarelaCabeleireiro

Se não tem o cabelo liso ou, ainda que o tenha, pretende obter um alisamento irrepreensível, saiba que existem duas formas de o conseguir sem sair de casa: com secador e escova ou através da placa de alisamento. Para um resultado perfeito, falámos com o cabeleireiro Paulo Varela, que partilhou com a Revista Prevenir algumas estratégias de profissional. Conheça-as e ponha-as em prática.

Antes de começar

O processo de alisamento de cabelo começa no banho, com a sua lavagem. As gamas de produtos alisadores são «enriquecidas com ingredientes suavizantes que ajudam a disciplinar o cabelo e a protegê-lo da humidade. Desta forma, permite um resultado perfeito, sem esforço», diz Paulo Varela, cabeleireiro. Para isso, existem três produtos essenciais:

  1. Champô
    Independentemente do tipo de cabelo (liso, ondulado ou encaracolado), «os champôs alisadores preparam o cabelo para o processo. São enriquecidos com queratina (uma das principais proteínas do cabelo), fortalecendo-o e formando uma capa protetora contra as agressões do secador e da placa térmica», explica Paulo Varela.
  2. Condicionador
    «Amacia e amolece as fibras capilares, retirando-lhes volume, sendo ideal para obter um efeito liso e “escorrido”», explica. Por outro lado, «se a ideia é conferir volume e corpo ao cabelo, deve evitar a sua aplicação ou cingi-la às pontas». A regra é simples: «Quanto mais produtos aplicar no cabelo, menos volume ele terá».
  3. Protetor de calor
    Se utiliza apenas escova e secador, o uso de protetor de calor «só se justifica quando a operação é realizada mais do que duas vezes por semana», diz Paulo Varela. No caso de usar a placa térmica, «deve aplicá-lo antes da secagem». Distribua o produto pelos dedos e espalhe-o com a ajuda de um pente, desde a raiz até às pontas.

Escova e secador

«É o método mais eficaz para alisar o cabelo, já que promove bons resultados sem danificar o cabelo», afirma Paulo Varela. «Depende apenas de um bom secador e de uma escova adaptada ao seu tipo de cabelo», conclui.

«[Para um resultado brilhante e livre de eletricidade estática,] finalize com uma passagem do secador no ar frio para fechar a cutícula do cabelo»

  • O secador certo
    «Apesar de serem mais caros (cerca de 80 euros), os secadores profissionais são os mais indicados. A sua potência (entre 1400 a 2100 watts) permite uma secagem rápida e eficaz, adaptável aos vários tipos de cabelo», diz o cabeleireiro. 
  • Se o seu cabelo é…
    – Liso ou levemente ondulado:
    Utilize o aparelho na potência média de 1600 watts, «com uma escova de cerdas macias – a única capaz de desfazer nós sem danificar os fios».
    – Crespo ou encaracolado:
    «Use o secador na potência máxima, entre 1800 e 2100 watts, e uma escova redonda, para controlar o cabelo.»
  • Passo a passo
  1. Retire o excesso de água com uma toalha (sem esfregar) e, depois, com o secador.
  2. Separe o cabelo a meio e prenda uma das metades com uma mola ou elástico.
  3. Mecha a mecha, passe a escova, desde a raiz até às pontas, com o secador a acompanhar o movimento. Repita o processo na segunda metade do cabelo.

  • Dica de especialista
    Para um resultado brilhante e livre de eletricidade estática, «finalize com uma passagem do secador no ar frio para fechar a cutícula do cabelo», aconselha Paulo Varela.

Placa térmica

Paulo Varela defende que o uso de placa térmica deve ser limitado, «uma vez que, para ser feito de forma segura, exige muita técnica». Siga os conselhos do cabeleireiro e proteja o seu cabelo da agressão extrema do calor.

  • O modelo certo
    Faça a compra numa loja certificada e procure um modelo «com um botão para regular a temperatura e pinças de cerâmica, o material menos rugoso e o que causa menor atrito».
    Se o seu cabelo é…
    – Liso e fino:
    «Mantenha a placa a 120°C.»
    – Liso a ondulado:
    «Uma temperatura entre 140°C e 180°C é o ideal.»
    – Muito crespo ou áspero:
    «Regule a placa para os 200°C, mas evite o sobreaquecimento.»
  • Passo a passo
  1. Seque o cabelo e estique-o com escova e secador.
  2. Com a ajuda de um pente ou escova, separe a primeira mecha de cabelo.
  3. Passe o pente desde a raiz até às pontas, com a placa a acompanhar rapidamente o movimento.
  • Dica de especialista
    «Desembarace o cabelo o melhor possível antes de o esticar. Para facilitar a tarefa, os cabelos crespos ou encaracolados devem ser penteados durante o banho, após a aplicação do condicionador.»
  • Modo de segurança
    «A placa só deve ser usada em cabelos perfeitamente secos e como toque finalizador, após a passagem da escova e secador», refere Paulo Varela.

Como prolongar o alisamento de cabelo

A humidade e a chuva são os piores inimigos do cabelo liso. Siga os conselhos de Paulo Varela para manter o penteado durante mais tempo:

  • Após o alisamento de cabelo, aplique um spray ou sérum anti-frizz para disciplinar o cabelo e criar uma barreira protetora contra a humidade.
  • Em dias de chuva, proteja-se com um chapéu e, sempre que for necessário, refaça as zonas afetadas com uma passagem rápida com a placa térmica.
  • O uso de elásticos e molas deixa o cabelo vincado, comprometendo o efeito liso. Evite-os.
Última revisão: Novembro 2013

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this