Em parceria com

LOGO-Klorane-NOVO

Como saber se estou a perder demasiado cabelo?

Como saber se estou a perder demasiado cabelo?

Todos os dias vemos cabelos a cair. É normal. É quando cai mais cabelo do que aquele que nasce que se fala em queda de cabelo ou alopecia. Identificar o problema é o primeiro passo para travar a queda.

  • ColaboraçãoDra. Leonor GirãoMédica dermatologista

«Após 2 a 6 anos na fase de crescimento, o cabelo entra numa fase de regressão, deixa de crescer e mantém-se estacionário durante duas a três semanas, até entrar na fase da queda. Nessa altura, desprende-se da raiz, sobe até à superfície da pele e acaba por cair», começa por explicar a médica dermatologista Leonor Girão.
Felizmente, ao mesmo tempo, novos cabelos começam a crescer e é desta forma mantido um equilíbrio que faz com que o volume de cabelo que temos na cabeça se mantenha constante durante muito tempo.
É quando há um aumento do número de cabelos em fase de queda face ao número de novos cabelos a crescer que surgem os primeiros sintomas.

Queda de cabelo: preste atenção a estes sinais

Como indica a médica dermatologista, existem basicamente três sinais que nos alertam para um problema de queda de cabelo:

Perde mais cabelos na lavagem e escovagem
«Quando, sucessivamente, ao longo de mais de uma ou duas semanas, todos os dias vê que, tanto na escova como no ralo da banheira, ficam muitos mais cabelos do que o que é habitual, esses sinais devem levar-nos a pensar que, provavelmente, está a cair mais cabelo», afirma Leonor Girão.

O rabo-de-cavalo está mais fino
«Quando, ao fazer um rabo-de-cavalo, percebe que o molho de cabelo já não é o mesmo, está menos denso, pode ser sinal de perda de volume associada à queda de cabelo», refere a médica dermatologista.

O couro cabeludo está visível
«Quando há áreas, sobretudo a nível temporal, que ficam a descoberto ou em que aparece mais pele à vista do que antes, isso pode querer dizer que o cabelo perdeu densidade», explica Leonor Girão.

Quando ir ao médico dermatologista?

Já conhece os primeiros sinais da queda de cabelo, mas quando procurar um médico dermatologista? Leonor Girão destaca três principais sintomas que devem ser vistos por um especialista:

  • «Quando os sinais de queda de cabelo se mantêm por mais de três meses e, apesar de fazer uma dieta alimentar variada, rica em vitaminas e minerais, o cabelo continua a cair»;
  • «Sempre que há queixas associadas à queda de cabelo, como comichão, dor, inflamação, escamação pronunciada ou eritema (vermelhidão) no couro cabeludo»;
  • «Quando a queda é de tal forma importante que deixa zonas de peladas, sem cabelo, as chamadas clareiras no couro cabeludo».

O que acontece no consultório?

Para diagnosticar o tipo de queda de cabelo e identificar o tratamento mais adequado a cada caso, o médico dermatologista vai querer ouvir a sua história clínica, observar o couro cabeludo e pode até fazer uma biópsia e pedir outras análises, tudo depende das queixas que tiver e do que o médico for observando ao longo da consulta.

História clínica «É o mais importante», refere a médica dermatologista. «Ouvindo as queixas da pessoa conseguimos ir dirigindo a conversa e, com as perguntas certas, perceber quais são os fatores que podem estar a provocar a queda» explica Leonor Girão.

Observação do couro cabeludo O médico dermatologista procura sinais como escamação e vermelhidão no couro cabeludo. «Se existirem sinais, ao nível do couro cabeludo, e se houver outras queixas, recorremos a um aparelho que se chama dermatoscópio que permite fazer uma tricoscopia, isto é, uma observação do local de implantação do cabelo, para perceber aquilo que se passa e ajudar-nos no diagnóstico», descreve a médica dermatologista Leonor Girão.

Outros exames «Quando existem sinais exuberantes no couro cabeludo, por exemplo, uma inflamação muito grande, precisamos, muitas vezes, de fazer uma biópsia, isto é, retirar um quadradinho de pele do couro cabeludo e mandar para análise», explica. Noutros casos, o médico pode pedir análises «para perceber se existe uma anemia, ou falta de alguns nutrientes importantes em termos do crescimento do cabelo ou alterações hormonas que possam estar a influenciar essa queda acelerada do cabelo», acrescenta.

Mais 3 mil cabelos após um mês

Para devolver força ao cabelo, ajudá-lo a crescer e combater a queda, Klorane desenvolveu o Sérum Antiqueda com Quinina e Edelvaisse BIO, uma fórmula com 98% de ingredientes de origem natural e sem ingredientes de origem animal.
Após 50 anos a estudar as propriedades antiqueda do extrato de Quinquina, planta três vezes patenteada pela Klorane, os especialistas da marca descobriram recentemente que a sua associação com o Edelvaisse BIO, oferece uma ação inédita e poderosa sobre o crescimento do cabelo.

Da junção destes dois ingredientes e outros nutrientes importantes, nasce o Sérum Antiqueda com Quinina e Edelvaisse BIO que permite combater todos os tipos de queda de forma global:

  • Melhora a nutrição do bolbo graças ao manganésio e vitamina B presentes na fórmula;
  • Reforça a ancoragem dos cabelos pela associação da quinina com a cafeína;
  • Ajuda à regulação do ciclo piloso com a quinina
  • Favorece o crescimento graças à ação sinérgica da quinina, da edelvaisse BIO e do manganésio.

Esta ação global devolve ao cabelo mais força, mais crescimento, menos queda. O cabelo é fortificado desde a aplicação. Após um mês, os resultados médios de fototricograma em 45 indivíduos com queda de cabelo reacional apresentaram mais de 3 mil novos cabelos em fase de crescimento. Em 3 meses, o cabelo ficou mais denso e mais resistente.

Rotina antiqueda em três passos

Passo 1: Lave o cabelo com os produtos certos: o champô e o condicionador da gama com Quinina e Edelvaisse BIO:

Klorane Champô com Quinina e Edelvaisse Bio

Champô com Quinina e Edelvaisse BIO: A sua nova fórmula sem tensioativos sulfatados limpa em suavidade ao mesmo tempo que ajuda a favorecer o crescimento.

Klorane Condicionador com Quinina e Edelvaisse Bio

Condicionador com Quinina e Edelvaisse BIO: Ideal para facilitar o desembaraçar do cabelo e diminuir o número de cabelos na escova, confere uma eficácia reforçada na proteção da fibra capilar. Reduz a quebra devido à escovagem.

Passo 2: Pulverize com o Sérum Antiqueda, três vezes por semana. Klorane Sérum com Quinina e Edelweiss BIO

Sérum Antiqueda com Quinina e Edelvaisse BIO: com 98% de ingredientes de origem natural. Retarda a queda e favorece o seu crescimento. +3000 cabelos¹ em apenas 1 mês, queda travada e em 3 meses de utilização, cabelo mais denso e resistente². Sem necessidade de enxaguar, não deixa o cabelo oleoso. Pode ser utilizado durante a amamentação.

1) +3124 cabelos existentes em fase de crescimento. Resultados médios de fototricograma em 45 indivíduos com queda de cabelo reacional, 3 aplicações por semana durante 1 mês. Estudo realizado com o produto Klorane Sérum Antiqueda com Quinina e Edelvaisse BIO.

2) Teste de utilização do consumidor em 66 indivíduos durante 3 meses.

Passo 3: Tome um suplemento alimentar.

Klorane Suplemento alimentar KeratinCaps

Suplemento alimentar KeratinCaps: Uma nova fórmula completa à base de extrato de Quinina, vitaminas B, Zinco, Selénio e Queratina para fornecer os micronutrientes essenciais para o crescimento de cabelo forte e saudável.

Tome nota: Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável. Reservado ao adulto. Não aconselhado em mulheres grávidas e a amamentar. Não aconselhado em pessoas hipersensíveis ao extrato seco de quinquina. Não recomendado em caso de hipersensibilidade ou alergia a qualquer um dos constituintes da formulação. Não deve ser excedida a toma diária indicada.

Todos os produtos encontram-se à venda em farmácias e parafarmácias.

Última revisão: Setembro 2022

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this