Ideal para um lanche, esta é uma versão tão deliciosa como a dos muffins originais, mas mais saudável.
ingredientes
- 80 g de farinha de trigo-sarraceno
- 1 colher (de sopa) de sementes de linhaça moída
- 1 colher (de chá) de fermento em pó
- 1 maçã grande
- Maçã ralada q.b. para polvilhar
- 100 g de mirtilos
- 1 iogurte sólido natural
- 1 ovo
- 1 colher (de sobremesa) de canela
Pedimos aos especialistas do Instituto Prof. Teresa Branco uma receita de muffins fácil de fazer em casa e menos calórica. O resultado é esta receita, reinventada pela especialista em nutrição Patrícia Trindade para a Revista Prevenir. Cada muffin desta receita tem menos 202 calorias do que a receita tradicional. Experimente e delicie-se com estes muffins sem culpa.
Modo de preparação: passo a passo
A nossa receita de muffins é muito fácil de fazer.
- Numa tijela, bata com varas de arame o ovo e o iogurte, até obter um creme homogéneo.
- Peneire a farinha de trigo-sarraceno para outra tigela. Acrescente a linhaça moída, o fermento e a canela, e misture todos os ingredientes. Acrescente gradualmente ao creme de ovo e iogurte, e misture bem, até ficar sem grumos.
- Lave os mirtilos e a maçã. Reserve os mirtilo e rale a maçã (sem retirar a casca). Acrescente ao preparado anterior e envolva todos os ingredientes.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC onde irá cozer os muffins.
- Prepare um tabuleiro refratário com formas individuais adequadas para a confeção de muffins, de papel ou antiaderentes, e recheie-as da seguinte forma: coloque um pouco da massa preparada, sobreponha alguns mirtilos, adicione novamente um pouco da massa e finalize com alguns mirtilos, maçã ralada e canela. Repita o procedimento para as outras formas, até finalizar a massa.
- Leve os muffins ao forno durante cerca de 30 minutos. Após o tempo de cozedura, retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.

Os nossos muffins são saudáveis porque…
- O trigo-sarraceno é rico em vitaminas do complexo B, ferro e magnésio. Tem elevado teor de proteínas e de fibras (superior à farinha de trigo), que contribuem para uma maior saciedade. Não contém glúten, o que torna esta receita de muffins adequada para doentes celíacos.
- Em vez de açúcares e adoçantes artificiais, usámos nos nossos muffins maçã, com efeitos antioxidantes e anticancerígenos, e canela, que tem uma ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica.
- Os mirtilos são uma excelente fonte de antioxidantes, possuem reconhecidos efeitos antienvelhecimento e ação anti-inflamatória.
- Em alternativa à manteiga ou óleo, pobres do ponto de vista nutricional e com um valor energético bastante elevado, incluímos nos nossos muffins linhaça moída. Esta semente é uma excelente fonte de gorduras insaturadas (ácidos gordos ómega-3) com efeitos cardioprotetores. É riquíssima em vitaminas e minerais, fonte de proteína, e contém um elevado teor de fibra (benéfica para o bom funcionamento do trânsito intestinal).
Tabela nutricional
por unidade:
- Valor energético
- Gordura
- Hidratos de carbono
- Proteínas
- 105,6 kcal
- 9,6 g
- 9,4 g
- 4,9 g
Última revisão: Setembro 2015