Criada a partir de um cereal sem glúten, o trigo-sarraceno, a nossa receita não contém gordura nem açúcares adicionados.
ingredientes
- 60 g de flocos de trigo-sarraceno
- 1 maçã reineta (tamanho médio)
- 50 g de castanha do maranhão
- 30 g de sementes de cânhamo descascadas
- 50 g de tâmaras
- 1 ovo
- Raspa de 1 limão
- Canela, a gosto
Modo de preparação
-
Num tabuleiro refratário disponha os flocos de trigo-sarraceno, a maçã ralada, a raspa do limão e polvilhe com canela a gosto. Envolva os ingredientes e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante dez minutos.
-
Num almofariz, reduza as castanhas do maranhão a pedaços mais pequenos.
-
Corte as tâmaras em pedaços, por exemplo, num processador de alimentos.
-
Coloque numa tigela as castanhas do maranhão, as sementes de cânhamo, as tâmaras e a mistura de flocos de trigo-sarraceno com maçã. Misture bem todos os ingredientes. Adicione o ovo e amasse.
-
Disponha o preparado numa forma de silicone retangular, espalhe e alise a superfície. Leve ao forno a 180º C, durante cerca de 20 minutos.
-
Deixe arrefecer, desenforme e corte de modo a obter seis barras retangulares, com cerca de 55 g cada.
Comparada com as barras de cereais disponíveis nos supermercados, a nossa barra de cereais tem…
– 44,4 kcal
+ 2,4 g de proteínas
+ 5,3 g de gordura
– 21,4 g de hidratos de carbono

Palavra de especialista
Patrícia Trindade conta à Revista Prevenir as alterações que fez à receita original para torná-la mais saudável.
- «As barras de cereais à venda nos supermercados, apesar de serem pouco calóricas, são compostas por flocos de cereais refinados e têm um teor elevado de açúcares e de gorduras de má qualidade.»
- «Utilizei um cereal sem glúten, o trigo-sarraceno, é rico em proteínas e fibras, o que leva a um aumento gradual dos níveis de açúcar no sangue, logo, a uma maior saciedade.»
- «Combinei dois alimentos naturalmente adocicados, a maçã e as tâmaras, para enriquecer a receita sem necessidade de adicionar açúcar.»
- «Além de saborosas, as tâmaras são bastante nutritivas, energéticas e ricas em fibra. Antes de comprar, analise o rótulo e prefira a versão ao natural, sem xarope de açúcar adicionado.»
- «Não foram utilizados óleos nem gorduras processadas, mas apenas fontes de gordura saudáveis, como as castanhas do maranhão e as sementes de cânhamo.»
- «Embora apresentem um valor energético muito elevado, as castanhas do maranhão são nutricionalmente interessantes pelo seu teor elevado de proteína, fibra, vitaminas e minerais.»
- «As sementes de cânhamo são uma boa fonte de proteína vegetal de elevada qualidade (contendo os nove aminoácidos essenciais para o organismo), possuem ácidos gordos essenciais (ómega-3 e 6) num rácio ideal e fibras.»
- «O ovo foi utilizado em vez do xarope de açúcar, que originalmente liga os ingredientes.»
Tabela nutricional
Valor nutricional por barra (55 g)
- Valor energético
- Gordura
- Proteínas
- Hidratos de carbono
- 172,3 kcal
- 9,1 g
- 5,3 g
- 17,6 g