Nesta sobremesa light, o arroz foi substituído pela quinoa, tornando-a mais saudável e nutricionalmente rica, sem colocar em causa a textura e o sabor característicos do arroz-doce tradicional. Nem vai notar.
ingredientes
- 260 g de quinoa
- 500 ml de bebida vegetal, ao natural (não adoçada)
- Casca de 1 limão
- 2 paus de canela + canela em pó, a gosto
- 1 gema
- 2 colheres (de sopa) de mel
- Sal q.b.
- Água q.b.
Pedimos à nutricionista Patrícia Trindade que elaborasse uma receita de arroz-doce especial. Condições indispensáveis: tinha de ser fácil de fazer, deliciosa, claro, mas, sem engordar. Reduza as calorias que ingere e o tempo que passa na cozinha, com uma receita muito fácil de executar.
Modo de preparação: passo a passo
- Para preparar este arroz-doce especial comece por lavar a quinoa em água abundante. Coza-a em água fervente (o dobro da porção de quinoa) durante cerca de 10 minutos.
- Numa panela disponha a bebida vegetal, a raspa de limão, os paus de canela e o mel, misture e deixe levantar fervura. Adicione a quinoa, previamente cozida, e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 30 minutos, até a quinoa absorver o líquido e obter uma consistência cremosa.
- À parte, bata a gema numa tigela, incorpore um pouco do preparado de quinoa e mexa intensamente. Adicione ao restante preparado e envolva todos os ingredientes (mantenha no lume apenas o tempo necessário para cozinhar a gema).
- Retire do lume e distribua o preparado por taças individuais. Deixe o arroz-doce arrefecer e polvilhe com canela, a gosto.
O nosso arroz-doce tem…
Comparado com a receita original, uma taça do nosso “arroz-doce” light tem…
– 41,2 kcal
– 0,5 g de proteínas
+ 0,7 g de gordura
– 11,9 g de hidratos de carbono
Se quer saber mais sobre a composição dos alimentos consulte a Tabela da Composição dos Alimentos, na Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar (PortFIR), do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O nosso arroz-doce é saudável porque…
«A quinoa – rica em nutrientes, como vitaminas E e ácido fólico, e minerais, como o ferro, magnésio e fósforo – é um superalimento que se destaca por possuir um teor superior em proteínas de elevada qualidade e em fibras dietéticas», conta Patrícia Trindade, da TO BE. Clínica by Teresa Branco, à Revista Prevenir.
Tabela nutricional
por dose (cerca de 112 g)
- Valor energético
- Gordura
- Hidratos de carbono
- Proteínas
- 219,7 kcal
- 5 g
- 38,8 g
- 4,4 g