Remonta-nos para a era do Paleolítico, onde os alimentos processados não faziam parte do dia a dia. Conheça quais os alimentos que são permitidos no menu da dieta Paleo.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista

  • ColaboraçãoDra. Iara RodriguesNutricionista

Na era do Paleolítico, o fogo ainda não tinha sido descoberto e o Homem limitava-se a comer aquilo que a terra lhe oferecia: carne de animais selvagens, frutos e sementes da época, peixe, marisco e ovos. De parte, ficavam os cereais, os lácteos, os açúcares, as leguminosas, as batatas e, claro, os alimentos processados que hoje invadem as prateleiras do supermercado. Loren Cordain, professor de Ciências da Saúde e Exercício na Colorado State University, trouxe este regime alimentar para o século XXI, depois de ter feito uma revisão a uma centena de artigos científicos sobre a alimentação que os nossos antepassados praticavam na era do paleolítico. Analisadas 229 sociedades recoletoras, percebeu que 55 por cento das calorias ingeridas diariamente provinham de proteína animal.

Foi então que elaborou o menu da dieta Paleo, que se baseia numa elevada ingestão de proteína, fibra, potássio, vitaminas, minerais antioxidantes e fitoquímicos vegetais; baixa ingestão de hidratos de carbono e sódio; ingestão moderada a elevada de gordura mono e polinsaturada; equilíbrio no consumo de ómegas 3 e 6 e da relação acidez/alcalinidade do organismo. Desta forma, defende-se no site da dieta Paleo , é possível «minimizar o risco de doenças crónicas e a perda de peso».

Uma despensa Paleo

Por se tratar de uma época de caçadores-recoletores, onda não havia agricultura nem a revolução industrial se tinha dado, vários alimentos que hoje em dia consumimos não faziam parte do paleolítico. É o caso da batata ou batata-doce, plantadas pelo homem, que para quem quer seguir um regime paleo, devem estar fora do cardápio. Além destas, do menu da dieta Paleo também não faz parte açúcar ou quaisquer alimentos açucarados; leite e derivados; cereais e todos os alimentos produzidos com cereais; leguminosas, incluindo feijão, soja e lentilhas; assim como toda a comida processada. Pelo contrário, a carne de animais de pastagem, o peixe, o marisco, a fruta da época, os vegetais, os ovos, as sementes, os frutos secos e o azeite são os alimentos permitidos nesta dieta.


Os benefícios

Num estudo realizado com 14 participantes que seguiram uma dieta Paleo, em média, perdeu-se, em três semanas, 2,5 quilos. Além desta mais-valia para quem quer perder peso, a nutricionista Iara Rodrigues reconhece-lhe outras vantagens do ponto de vista nutricional:

  • Rica em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes.
  • Grande quantidade de óleos polinsaturados essenciais – ómega 3.
  • Exclui grande parte dos hidratos de carbono, o que facilita o emagrecimento.
  • Não contém lácteos ou derivados. Grande parte das doenças reumáticas tem vantagens na exclusão de laticínios, principalmente do leite.
  • Exclusão de comida processada.
  • Baixo consumo de sal.

Os contras

Da mesma forma, a nutricionista também aponta algumas menos-valias ao menu da dieta Paleo:

  • Carência de hidratos de carbono, que pode resultar em falta de energia.
  • Difícil de pôr em prática devido ao seu fundamentalismo em termos de opções alimentares.
  • Não está adaptada à vida moderna. Apesar da prática de exercício físico, o Homem moderno não gasta tanta energia como o que viveu na era do Paleolítico.
  • Monotonia na alimentação. Não contém quatro (laticínios, leguminosas, cereais, legumes) dos sete grupos da Roda dos Alimentos.

O menu da dieta Paleo

Inspirada num plano alimentar divulgado no site da dieta Paleo, a nutricionista Iara Rodrigues criou para a Revista Prevenir uma ementa para um dia cem por cento Paleo:

Pequeno-
-almoço
Chá de ervas sem açúcar + ovos mexidos (em azeite) com salsa picada + toranja ou qualquer fruta fresca da época, ao natural
Meio da manhãMaçã fatiada + nozes
AlmoçoChá de ervas sem açúcar + um prato de salada variada com pasta de azeitonas (picar 5 azeitonas e usar essa pasta para temperar) + carne de vaca ou frango temperado com limão
Meio da tardeUma tigela de mirtilos frescos + passas + amêndoas
JantarPeixe branco cozido a vapor + fatias de tomate e abacate. Como alternativa, coza a vapor brócolos, cenoura e alcachofra
Última revisão: Março 2014

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