Na menopausa sem engordar

7 alimentos que deve consumir para passar a fase da menopausa sem engordar

É uma fase de grandes mudanças hormonais, que levam muitas vezes ao aumento de peso. Mas com uma alimentação correta e equilibrada é possível passar a fase de menopausa sem engordar.

  • Adaptado a partir do livroDieta: Um Modo de Vida Ana Bravo e Luís Matos (Arena)

  • EdiçãoRita AlvesJornalista

  • ColaboraçãoDra. Ana BravoNutricionista
  • Dr. Luís MatosNutricionista

A menopausa é o período da vida da mulher em que a menstruação cessa. Os ovários param de funcionar, deixando de produzir as hormonas progesterona e estrogénio. Como consequência, é normal haver uma redistribuição da gordura corporal, com a acumulação de gordura abdominal – que envolve maior risco cardiovascular. Há também maior risco de osteoporose, aumento do “mau” colesterol e decréscimo do “bom”, e a falta de energia, irritabilidade e ansiedade são frequentes, evidenciam os nutricionistas Ana Bravo e Luís Matos no livro Dieta: Um Modo de Vida (Arena).


Dadas todas estas alterações, aquando a menopausa, a mulher deve passar a ingerir menos 100 a 200 calorias por dia. Esta redução deve ser dividida por vários alimentos para que o equilíbrio nutricional desse dia se mantenha. De acordo com os nutricionistas, «o metabolismo altera-se com o avançar da idade, pelo que se deve ajustar a dieta e praticar exercício com regularidade», de modo a não aumentar a gordura corporal. Para a ajudar a passar a menopausa sem engordar, indicamos-lhe, com a ajuda dos nutricionistas, sete alimentos que serão os seus aliados nesta fase.

7 alimentos para uma menopausa sem engordar

  1. Feijão branco
    É rico em fibra, cálcio e magnésio. Este são nutrientes essenciais para reduzir os valores do mau colesterol e proteger os ossos, explicam os nutricionistas.
  2. Espinafres
    Contêm fibra solúvel, importante para a redução dos valores do mau colesterol, e cálcio, magnésio e vitamina K. Todos grandes aliados dos ossos que, nesta fase, veem o risco de osteoporose aumentado.
  3. Brócolos
    Tal como os espinafres, são também uma boa fonte de fibras solúveis, cálcio, magnésio e vitamina K. Nutrientes essenciais para regular o mau colesterol e proteger os ossos.
  4. Amêndoas sem pele
    São uma boa fonte de cálcio, fibra e magnésio. Contêm ainda triptofano, importante para proporcionar uma sensação de bem-estar e para regular o humor, o sono e a sensação de fome. Uma boa ajuda para passar uma menopausa sem engordar.
  5. Laranja
    É também um alimento rico em fibra, cálcio e magnésio.
  6. Sardinha pequena
    É uma boa fonte de triptofano, cálcio e magnésio, assim como de vitamina D, também ela essencial para a proteção dos ossos.
  7. Sementes de linhaça
    Contêm fitoestrogénios que são estrogénios vegetais, como a «isoflavonas de soja, que atuam na saúde óssea, circulatória e no sistema nervoso central, compensando os baixos níveis de estrogénio», explicam os nutricionistas no livro.
Última revisão: Setembro 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this