Dieta ou exercício físico: sabe qual é a melhor estratégia?

Dieta ou exercício físico: O que emagrece mais

Quando o objetivo é perder peso, o ideal é adotar ambas as estratégias, mas se quiser optar apenas por uma, descubra se deve fazer dieta ou exercício físico.

Quando o objetivo é emagrecer, existem duas estratégias frequentemente adotadas: fazer dieta e praticar exercício físico. Há quem recorra a apenas uma delas ou a ambas. Para saber qual a estratégia, ou o conjunto de estratégias, que irá funcionar melhor no seu caso é necessário um diagnóstico: as pessoas são diferentes e, por exemplo, algumas comem emocionalmente enquanto outras não o fazem. A fisiologista na gestão do peso Teresa Branco contou à Revista Prevenir qual a melhor opção para atingir os resultados que pretende: dieta ou exercício físico. 

Se fizer apenas dieta…

Se adotar estratégias alimentares especificas para o seu caso, se existir um equilíbrio hormonal e se as emoções estiverem bem geridas é possível perder peso, embora uma grande parte dessa perda se deva à perda de massa muscular. O fator mais importante a levar em consideração, no âmbito das estratégias alimentares, é a escolha dos alimentos, que deve estar de acordo com o perfil hormonal, a vida social, as preferências e o estilo de vida.

Se prefere o exercício físico…

A prática de exercício físico é fundamental para gerir melhor o peso, porque acelera o processo de perda do peso e diminui a perda de massa muscular. Mas, se não existir algum controlo alimentar, esta prática não promove perdas de peso significativas. Ainda assim, o exercício de grande intensidade poderá mais facilmente conduzir à perda de massa gorda, enquanto o exercício de baixa intensidade dificilmente provocará alguma alteração do peso. O ideal será realizar um treino cardiovascular intervalado com exercício intenso de força para perder peso e combater a flacidez.


Dieta ou exercício físico: Afinal, qual a melhor opção?

O ideal é adotar ambas as estratégias, mas consoante o objetivo, há uma delas que tem um papel fundamental.

Gestão alimentar
Promove uma maior perda de peso sendo a melhor estratégia quando se pretende alcançar uma perda significativa de peso a curto prazo.

Exercício físico
A longo prazo, na manutenção, o exercício físico parece oferecer mais benefícios – as pessoas que se mantêm fortemente ativas conseguem melhores resultados no controlo do peso após a sua perda.


Outras estratégias para emagrecer

Além da dieta ou exercício físico existem outras estratégias que ajudam à gestão do peso:

  • Reeducação alimentar (para sempre)
  • Dia a dia mais ativo (fora do ginásio)
  • Controlo hormonal (em consultório)
  • Gestão do stresse
  • Gestão das emoções
Última revisão: Agosto 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this