Chá verde: aliado da dieta

chá verde como aliado na dieta

Duas chávenas de chá verde por dia, no máximo, integradas numa dieta equilibrada, ajudam a hidratar o organismo e a acelerar o metabolismo.

Conheça os efeitos do chá verde no organismo e aprenda a tirar o melhor partido dos benefícios desta bebida com a ajuda da nutricionista Patrícia Segadães.

Ação termogénica

Sem calorias, ativa o metabolismo. Contém teína, também conhecida pela “cafeína do chá”, catequinas a L-teanina (aminoácido usado como suplemento para emagrecer), que estimulam o organismo a queimar gordura.

Ação antioxidante

Tem propriedades anti-inflamatórias, antitumorais e energizantes, ajudando também a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Contém flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais, importantes para a manutenção da saúde e juventude celular.

Ação diurética

Tem ação hidratante e diurética, ajudando o organismo a expelir o excesso de líquidos e, logo, a desinchar. A matcha é a variedade de chá verde com maior poder diurético.


Cuidados a ter com o chá verde

  • Preparar
    Antes do processo de ebulição da água (quando surgem as primeiras bolhas de ar) retire do lume e junte o chá. Deixe repousar quatro minutos, no máximo, antes de beber.
  • Beber
    Beba morno ou quente sem açúcar ou adoçante e na primeira parte do dia. Vá bebendo água pura, durante o dia, e não beba café nas duas horas seguintes.
  • Acondicionar
    Se preparar mais de um litro, guarde num recipiente de vidro, à temperatura ambiente. Manterá as características nutricionais durante 24 horas.

Não deve beber se:

  • Tem tendência para a formação de cálculos renais;
  • Está a tomar diuréticos ou drenantes;
  • Sofre de insuficiência renal;
  • Está grávida ou a amamentar;
  • Está em convalescença de uma cirurgia;
  • Sofre de enxaqueca.
Última revisão: Junho 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this