Ajude o seu marido a emagrecer

como ajudar o meu marido a emagrecer

A decisão de perder peso deverá ser sempre pessoal – quanto mais insistir com o seu parceiro para ele emagrecer, mais ele tenderá a engordar.

Não deve incentivar à perda de peso pelo medo. Comentários como “se não perderes peso agora, darás cabo da tua saúde” não são benéficos. Podem funcionar a curto prazo, mas, a longo prazo, o peso acaba por voltar. A pressão alegando que não gosta de o ver assim também não é uma solução; só servirá para diminuir a autoestima e contribuir ainda mais para o ganho de peso.

Quer ajudar o seu marido a emagrecer? Faça assim

Teresa Branco, fisiologista na Gestao do Peso e diretora do Instituto Prof. Teresa Branco partilha com a Revista Prevenir três estratégias para ajudar o seu marido a emagrecer:

  • Evite as críticas Nunca deve criticar a forma de comer, a qualidade da comida e a sua quantidade. Qualquer comentário depreciativo só servirá para agravar a situação. Também não deve alegar que, se ele for forte o suficiente, ele conseguirá, pois a resolução do problema poderá estar muito para além da força de vontade. O que deve ser feito é demonstrar que se gosta da pessoa independentemente do seu corpo e do seu peso, fortalecendo-a com reforços positivos por tudo aquilo que ela é para além do peso.

 

  • Elogie Valorize as suas qualidades e potencie o que ele tem de melhor, ajudando-o a construir-se. Quanto mais estruturado o seu parceiro estiver, mais capacidade terá para modificar os comportamentos habituais que conduzem ao aumento do peso. A partir do momento que ele decide perder peso, deve facilitar-lhe a vida, tendo alimentos saudáveis disponíveis em casa, selecionando restaurantes saudáveis e realizando atividade física com ele, mas sem pressão e crítica.

 

  • À mesa Os alimentos com açúcar devem ser evitados e o álcool deverá ser ingerido com moderação. Os enchidos e a carne processada também devem ser restringidos. No entanto, outras orientações devem ser adotadas, dependendo do metabolismo de cada homem, se pratica exercício físico, da sua idade e de outros fatores específicos, que devem ser analisados numa consulta da especialidade.

Última revisão: Fevereiro 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this