Ágata Roquette ensina: 6 alimentos que ajudam a emagrecer

Ágata Roquette: 11 alimentos que ajudam a emagrecer

No livro de receitas da Dieta dos 31 Dias há pratos criados pela nutricionista para perder peso com os ingredientes certos. Em exclusivo para a Revista Prevenir, Ágata Roquette fala sobre seis desses alimentos que ajudam a emagrecer.

  • EdiçãoCatarina Caldeira BaguinhoJornalista

  • ColaboraçãoÁgata RoquetteNutricionista
  • FotografiaCarlos Ramos

«Motivada pelos excelentes resultados que tenho visto à minha volta, de tantos pacientes e leitores dos meus livros que já conseguiram atingir o seu peso ideal, lancei-me na aventura de escrever mais um livro, desta vez para vos encher a mesa com novos e apetitosos pratos que poderão dar cor à vossa vida… Sem engordar, claro». Assim escreve a nutricionista Ágata Roquette no seu livro As Receitas – A Dieta dos 31 Dias. A Revista Prevenir leu o livro e destacou alguns dos alimentos preferidos da autora. Gosto e originalidade foram os nossos critérios de seleção para que a sua dieta seja um prazer. Em conversa com a nutricionista, ficámos a saber qual a dose e a frequência com que devem ser consumidos e a forma mais saudável de os saborear.

6 alimentos que ajudam a emagrecer

Percorra a galeria de imagens e fique a conhecer 11 dos alimentos que ajudam a emagrecer recomendados pela nutricionista Ágata Roquette.

Batata-doce: Antioxidante
Batata-doce: Antioxidante

Com um índice glicémico inferior ao da batata, é uma excelente fonte de antioxidantes, sobretudo na versão mais roxa, concentrados sobretudo na casca. As variedades amarela ou laranja têm um teor superior de betacaroteno, que ajuda o organismo na produção de vitamina A, importante para a visão, os ossos e aparelho reprodutor.

Com um índice glicémico inferior ao da batata, é uma excelente fonte de antioxidantes, sobretudo na versão mais roxa, concentrados sobretudo na casca. As variedades amarela ou laranja têm um teor superior de betacaroteno, que ajuda o organismo na produção de vitamina A, importante para a visão, os ossos e aparelho reprodutor.

Chuchu: Diurético natural
Chuchu: Diurético natural

É 90 por cento composto por água, o que ajuda a manter os níveis de hidratação e para quem está a fazer dieta, tem também a vantagem de ser diurético, evitando a retenção de líquidos, além de conter muita fibra, o que ajuda a regular o intestino.

É 90 por cento composto por água, o que ajuda a manter os níveis de hidratação e para quem está a fazer dieta, tem também a vantagem de ser diurético, evitando a retenção de líquidos, além de conter muita fibra, o que ajuda a regular o intestino.

Manteiga de amendoim: Fonte de gordura boa
Manteiga de amendoim: Fonte de gordura boa

É, há muito, considerada uma inimiga de quem quer perder peso, pelo seu valor calórico. Mas a verdade é que a sua gordura é mono e polinsaturada – a chamada gordura “boa” para o organismo, que contribuiu para a proteção do sistema cardiovascular e para a regulação dos níveis de colesterol. É rica em proteínas, vitaminas (B e E) e antioxidantes.

É, há muito, considerada uma inimiga de quem quer perder peso, pelo seu valor calórico. Mas a verdade é que a sua gordura é mono e polinsaturada – a chamada gordura “boa” para o organismo, que contribuiu para a proteção do sistema cardiovascular e para a regulação dos níveis de colesterol. É rica em proteínas, vitaminas (B e E) e antioxidantes.

Ovo: Alimento completo
Ovo: Alimento completo

É, talvez, um dos alimentos mais completos e nutricionalmente ricos. A gema é a parte que contém mais gordura, embora monoinsaturada (a chamada “gordura boa”), sendo ainda uma boa fonte de proteínas e ómega 3. A clara contém leucina, um aminoácido importante no emagrecimento, uma vez que ajuda a aumentar a massa magra.

É, talvez, um dos alimentos mais completos e nutricionalmente ricos. A gema é a parte que contém mais gordura, embora monoinsaturada (a chamada “gordura boa”), sendo ainda uma boa fonte de proteínas e ómega 3. A clara contém leucina, um aminoácido importante no emagrecimento, uma vez que ajuda a aumentar a massa magra.

Cogumelos: Fonte de proteína vegetal
Cogumelos: Fonte de proteína vegetal

São ricos em proteína e com um elevado teor de água (80 a 90 por cento), possuem fibra e um baixo teor de gordura. Ao serem incluídos na dieta, os pratos ganham sabor, charme e muito poucas calorias.

São ricos em proteína e com um elevado teor de água (80 a 90 por cento), possuem fibra e um baixo teor de gordura. Ao serem incluídos na dieta, os pratos ganham sabor, charme e muito poucas calorias.

Salsichas: Snack saudável
Salsichas: Snack saudável

Existem alternativas mais saudáveis, mas as salsichas, sobretudo se forem de aves e se não forem consumidas com pão ou molhos, podem ajudá-lo a sentir-se mais saciado sem prejudicar a sua dieta.

Existem alternativas mais saudáveis, mas as salsichas, sobretudo se forem de aves e se não forem consumidas com pão ou molhos, podem ajudá-lo a sentir-se mais saciado sem prejudicar a sua dieta.

Os conselhos de Ágata Roquette

Mesmo os alimentos que ajudam a emagrecer devem ser consumidos com moderação e regra. Alimento a alimento, a nutricionista Ágata Roquette indica a frequência com que devem ser consumidos e a melhor forma de os preparar.

Batata-doce: evite fritá-la

«Não a use todos os dias. Existem outras fontes de hidratos interessantes como feijão, grão, lentilhas, cuscuz ou quinoa. Se não dispensa as batatas fritas, faça-as no forno. São deliciosas mesmo sem tempero adicionado.»

Chuchu: combina com quase tudo

«Pode comer uma boa quantidade tanto ao almoço como ao jantar, em todas as fases da minha dieta [dos 31 dias]. Adicione a sopas (em substituição da batata), refogados, estufados, saladas, omeletas, tartes e soufflés – o chuchu combina com quase tudo.»

Manteiga de amendoim: apenas uma colher (de sopa) por dia

«Reserve-a para situações em que precisa de algo mais reconfortante, de manhã ou no final do dia, na dose máxima de uma colher (de sopa).  Consuma-a barrada no pão, durante a manhã, ou, ao fim do dia, com palitos de cenoura.»


Ovo: a clara pode ser consumida com maior frequência

«Nos últimos anos, o consumo de ovo foi associado a problemas de colesterol elevado, mas a verdade é que o ovo contribui apenas para o aumento do chamado “bom colesterol” (HDL) e contém lecitina, que ajuda a reduzir a absorção do colesterol no intestino. Pode comer até sete ovos inteiros por semana. As claras (sem as gemas) podem ser consumidas em maior quantidade. Por exemplo, se fizer omelete, pode pôr dois ovos inteiros e juntar mais uma clara. Consuma-os cozidos, estrelados ou mexidos em azeite.»

Cogumelos: têm poucas calorias

«Nos hipermercados encontra uma grande variedade de cogumelos frescos com diferentes sabores e texturas. Mas também é prático ter na despensa duas ou três latas de cogumelos para adicionar aos seus cozinhados. Pode consumir todos os dias, ao almoço e ao jantar (em todas as fases da minha dieta [dos 31 dias]), e em grande quantidade, já que 100 g têm pouco mais de 20 calorias. Adicione-os a guisados e outros pratos.»

Salsichas: prefira as de frango ou peru

«São feitas de carne crua (porco, bovino ou aves), gordura e temperos variados são saborosas, práticas e podem ser um bom recurso para quem não sabe o que comer no intervalo das refeições. Em almoços e jantares em que não tem nada preparado, poderão ser uma solução rápida. Utilize-as com moderação (no máximo, uma lata por semana), preferindo aquelas com menos gordura, como as de peru ou frango, sobretudo na versão light. Num grelhador, coloque fatias grossas de curgete e salsichas. Grelhe de um lado e do outro e está pronto a servir.»


Um trunfo chamado konjac

O konjac é um tubérculo oriental constituído apenas por fibra e água, não é nutritivo mas é muito saciante – a sua fibra, o glucomanano, está presente em suplementos alimentares para a redução do apetite. Encontra-o à venda em dietéticas e hipermercados, em formato de massa ou arroz, e é muito fácil de preparar: basta passar por água até eliminar o líquido onde vem emergido e está pronto a saltear – não é necessário cozer. Como não contém hidratos de carbono, está presente em todas as fases da dieta de Ágata Roquette. o único senão é o preço.

  • Em forma de massa
    Existe sob a forma de esparguete, noodles ou penne, tal como as massas tradicionais. Como não tem sabor, convém que ganhe o dos alimentos que lhe são adicionados. Pode juntar-lhe um salteado de cogumelos, brócolos, rebentos de bambu e gambas, carne à bolonhesa ou frango salteado em azeite e alho.
  • Arroz
    Tem apenas 7,7 calorias por 100 g, ao contrário do arroz tradicional que contém entre 100 a 200 calorias. Pode ser misturado com todo o tipo de proteínas e legumes, utilize-o, por exemplo, em pratos como arroz de pato ou de marisco.
Última revisão: Março 2014

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