Vitamina B12: por que precisamos dela?

Vitamina B12: função, fontes, sintomas

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a adoção de uma dieta vegetariana pode levar a uma deficiência de vitamina B12 no organismo. Quais as consequências?

  • PorCarmen SilvaJornalista

  • ColaboraçãoDr. Filipa BastoMédico especialista em Medicina Interna
  • Dra. Helena RealNutricionista

Também conhecida por cobalamina, a vitamina B12 é uma das vitaminas mais importantes do complexo B. É «essencial para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, para a produção e reparação do ADN das células e para o bom funcionamento de todo o sistema nervoso», sublinha Filipe Basto, médico especialista em Medicina Interna. O álcool pode «interferir na sua absorção e facilitar quadros de desnutrição». Contudo, também «vários tipos de medicações de uso comum, como protetores gástricos (omeprazol, esomeprazol ou pantoprazol) e antidiabéticos (metformina) podem interferir na sua absorção», elucida o especialista.

«O uso de medicação como protetores gástricos (omeprazol, esomeprazol ou pantoprazol) e antidiabéticos (metformina) podem interferir na absorção de vitamina B12», elucida Filipe Basto, médico especialista em Medicina Interna

O que acontece quando a vitamina B12 está em falta?

«Pode provocar anemia, alterações neurológicas ou sintomas mais simples como edema, irritação ou edema da língua.»

O que acontece quando está em excesso?

«Por regra, não existem consequências, a menos que sejam ingeridas doses extremamente altas.»

Quando recorrer à suplementação desta vitamina?

«Quando é essencial manter medicações que interfiram com a absorção da vitamina B12, nas situações em que haja problemas de absorção (alcoolismo ou doenças que impedem a sua absorção, como a anemia perniciosa) ou em casos em que o aporte nutricional animal seja insuficiente, como nas dietas vegetarianas», indica o médico


Principais fontes de vitamina B12

«As vitaminas em alimentos de origem animal têm maior biodisponibilidade (são mais bem absorvidas) face às presentes em alimentos de origem vegetal», revela a nutricionista Helena Real. Por exemplo, «determinadas algas são ricas em vitamina B12, mas a sua biodisponibilidade tende a ser baixa quando comparada com a biodisponibilidade desta vitamina presente na carne».

Valores de referência diários para adultos: 2,5 µg

  • Vísceras (fígado e rim);
  • Carnes;
  • Marisco;
  • Ovos;
  • Produtos lácteos (exceto manteiga).
Última revisão: Agosto 2021

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