Em parceria com

Logo Celeiro

Sumos detox: guia para desintoxicar o organismo

Sumos detox: guia para desintoxicar o organismo

O que são exatamente sumos detox, como atuam no organismo, que ingredientes devem incluir e com que regras e cuidados devem ser consumidos. Explicamos tudo.

Os sumos detox são, geralmente, preparados com ingredientes de origem vegetal. Podem incluir frutos, produtos hortícolas frescos, cereais, ervas aromáticas, especiarias e fitoplâncton. Cada organismo reagirá de forma diferente à ingestão de um sumo detox e não se pode prever com exatidão o efeito alcançado. No entanto, sabe-se que são vários os órgãos que estão envolvidos no processo de desintoxicação: fígado, vesícula biliar, rins, pulmões e pele. O fígado e os rins são os principais. Estes órgãos trabalham juntos para assegurar que as toxinas são transformadas em compostos menos perigosos e logo depois excretados.

Os alimentos de origem vegetal também contêm elementos tóxicos, pelo que é recomendável dar preferência a alimentos provenientes de agricultura biológica

O que acontece no organismo

A ingestão de um sumo fresco, elaborado com ingredientes de origem vegetal, fornecerá ao organismo a insubstituível água e outros nutrientes, como a fibra, vitaminas, minerais e fitoquímicos, permitindo-lhe “descansar” de excessos alimentares praticados anteriormente. Tratam-se de nutrientes com ação reguladora, antioxidante e os órgãos envolvidos no processo de desintoxicação inato agradece-lhes. No entanto, há que lembrar que os alimentos de origem vegetal também contêm elementos tóxicos, pelo que é recomendável dar preferência a alimentos provenientes de agricultura biológica, na qual não são utilizados fertilizantes ou pesticidas químicos.

Os benefícios dos sumos detox

A desintoxicação, por via alimentar, constitui o processo ideal para impulsionar o funcionamento dos órgãos de eliminação, ajudando o corpo a livrar-se do excesso de toxinas. As substâncias tóxicas que ingerimos em excesso (álcool, café, tabaco, açúcares refinados e gorduras saturadas) são consideradas obstáculos a um processo de limpeza ou recuperação do organismo. Os alimentos ricos em sal e açúcar que incluímos na dieta acabam por nos viciar, daí a desintoxicação alimentar ser um meio ideal para quebrar o ciclo.

A alcachofra, apesar de não ser muito utilizada na nossa culinária, possui em abundância um fitonutriente – a cinarina – que se crê ser importante na redução dos níveis de gordura no sangue

Sumos detox: os principais ingredientes

De forma geral, na preparação de sumos detox utilizam-se os alimentos que ajudam na depuração. Os vegetais crucíferos (agrupados devido às suas características nutricionais únicas) como os brócolos, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, nabo, agrião, rúcula e rabanete são talvez os mais importantes na nossa alimentação, dentro desta categoria. A investigação tem revelado que os fitoquímicos encontrados nestes vegetais, como o sulforafano, podem estimular as enzimas desintoxicantes presentes no organismo. A alcachofra, apesar de não ser muito utilizada na nossa culinária, possui em abundância um fitonutriente – a cinarina – que se crê ser importante na redução dos níveis de gordura no sangue. A alcachofra aumenta o fluxo de bílis da vesícula biliar, o que auxilia o aparelho digestivo na eliminação e no metabolismo das gorduras alimentares. As cebolas e os alhos contêm compostos sulfurosos (à base de enxofre), responsáveis pelo seu cheiro intenso. O enxofre é um elemento fundamental para a manutenção dos sistemas de desintoxicação do organismo.

5 ingredientes-chave

Entre os ingredientes mais utilizados na elaboração de sumos detox, destacamos os seguintes:

  1. Espirulina É uma microalga cultivada e consumida há milhares de anos por povos indígenas do México e África. Contém proteínas, sendo a sua relação em aminoácidos bastante equilibrada. Pode ser utilizada, por exemplo, como revitalizante geral, como complemento na perda de peso e em caso de unhas fracas.
  2. Espinafres e couve Contêm luteína, fitoquímico do grupo dos carotenoides com ação antioxidante. Este componente tem sido associado à proteção da região macular da retina, ajudando na diminuição da deterioração da visão relacionada com a idade.
  3. Ananás Fornece cerca de 44 calorias por 100 gramas e é fonte de vitamina C, que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
  4. Gengibre Utilizado tradicionalmente na Ásia, o gengibre tem sabor picante e muitos benefícios. Contribui para o aumento da vitalidade, tem propriedades tónicas que contribuem para a resistência contra a fadiga e ajuda a apoiar a digestão.
  5. Erva de trigo É uma erva germinada do grão de trigo, com um teor elevado de enzimas vegetais, que promovem a digestão.

A melhor altura do dia para beber este tipo de sumo é de manhã, em jejum

Sumos detox: regras para fazer em casa

Para fazer sumos detox em casa é preciso ter uma máquina própria para fazer sumos, ou um processador de alimentos (varinha mágica, liquidificador). Depois, é experimentar todas as possibilidades de conjugação de ingredientes, que devem ser frescos, biológicos e devidamente higienizados. Além disso, deve ter em conta os seguintes aspetos:

  • Prazo de validade Os sumos detox devem ser consumidos, no máximo, até uma hora após a sua preparação, para que as suas propriedades nutricionais se mantenham o mais possível. Se optar por fazer quantidades superiores, conserve o sumo ao abrigo da luz, no frigorífico por, no máximo, 24 horas.
  • Quando consumir A melhor altura do dia para beber este tipo de sumo é de manhã, em jejum. Desta forma, ajuda a despertar o sistema digestivo, que gradualmente ficará preparado para receber outros alimentos ao longo do dia.
  • Quantidade diária Os sumos detox são uma moda e compreende-se que todos desejemos alimentar-nos exclusivamente com eles, mas não devemos chegar a tanto. São ótimos como uma das muitas opções que existem para um dia alimentar, que se pretende que seja o mais saudável possível: variado, completo e equilibrado.
  • Período de detox O consumo de sumos detox é especialmente útil após períodos festivos, associados a uma maior ingestão alimentar, ou a cada mudança de estação por, no máximo, três dias. Isto dará o descanso merecido ao sistema digestivo, permitindo-o recuperar dos excessos. É claro que se tivermos um almoço cheio de excessos, durante a tarde poderá ser vantajoso beber um sumo detox.

Os sumos detox são para si?

Quem beneficia especialmente desta ação detox são, sobretudo, as pessoas que têm uma alimentação desequilibrada, por excesso de consumo de alimentos de origem animal (na cadeia alimentar, os alimentos de origem animal estão associados uma carga superior de toxinas), por excesso de consumo de alimentos açucarados ou ricos em sal, por excesso de consumo de bebidas alcoólicas, ou as que têm hábitos tabágicos, por exemplo.

Se realiza atividade física intensa, adicione leite de soja ou de amêndoa e flocos de aveia ao sumo detox para torná-lo mais nutritivo e adaptado às suas necessidades

Ajuste o detox à atividade física

No seu dia a dia, se realiza exercício físico ligeiro, se não tem problemas de saúde e se o seu estilo de vida for saudável, não haverá nenhum cuidado específico a referir. No entanto, tenha em mente que a ingestão de sumos detox é, meramente, uma opção alimentar, de todas as opções alimentares que terá num dia em concreto. Por outro lado, se houver prática de exercício físico moderado ou intenso, deverá assegurar que ingere as calorias e os nutrientes de que necessita a partir de outras opções alimentares, ao longo do dia, uma vez que este tipo de sumos poderá não fornecer proteínas e hidratos de carbono complexos em quantidade suficiente. Neste caso, poderá até tentar reforçar o próprio sumo com bebida de soja ou de amêndoa e adicionar flocos de aveia, por exemplo, transformando-o num sumo detox mais nutritivo.

Esteja atento a estes sinais

Ao consumir sumos detox, é importante estar atento a alterações intestinais, porque o aumento da ingestão de fibra, nutriente característico da maioria dos ingredientes utilizados nestes sumos, em associação à água, pode desencadear a ocorrência de diarreia em pessoas com sensibilidade digestiva. Por outro lado, ainda na esfera da sensibilidade digestiva, algumas pessoas não toleram bem o sabor/odor de alguns sumos detox e, nestes casos, é melhor não forçar a ingestão, para não sofrerem indução do vómito.

Cuidados a ter

Pessoas com sensibilidade gastrointestinal deverão consumir estas bebidas com cuidados especiais. Devem, por exemplo, beber apenas um quarto de copo, em pequenos goles, avaliando a reação do seu organismo à bebida. Por outro lado, as pessoas que se encontrem a tomar medicamentos deverão ler o folheto informativo respetivo e procurar possíveis interações do fármaco com a ingestão de alimentos e bebidas.

Sumos detox: as receitas

Agora que já conhece os benefícios dos sumos detox e as cuidados que deve ter com a sua preparação e consumo, experimente estas receitas que criámos para si.

Sumo detox antioxidante

Com o processador de alimentos, misture:

  • 2 cenouras bio médias
  • 2 fatias de ananás bio
  • ½ manga bio
  • 20 g de nozes bio
  • 10 g de salsa bio
  • Curcuma bio q.b.

Sumo detox nutritivo

Com o processador de alimentos, misture:

  • 1 colher (de chá) de espirulina em pó bio
  • 150 ml de bebida de soja natural bio
  • 1 laranja bio
  • 25 g de flocos de aveia instantâneos bio
Última revisão: Janeiro 2021

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this