Sementes de chia: aliadas da dieta

Sementes de chia: aliadas da dieta

Como atuam no organismo, quais os cuidados a ter e como incluir as sementes de chia na alimentação.

  • ColaboraçãoDra. Lillian BarrosNutricionista

Ricas em ácidos gordos ómega-3 e 6, essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos, as sementes de chia são uma mais-valia para quem quer perder peso. A nutricionista Lillian Barros explica à Revista Prevenir por que as deve consumir.

«Ajudam a equilibrar a glicemia, prevenindo e controlando o apetite por doces e farináceos»

Sementes de chia: como atuam no organismo

As sementes de chia têm ação antioxidante, saciante e não só.

  • Ação antioxidante
    Contribuem para o bom funcionamento da flora intestinal e auxiliam no processo de eliminação (desintoxicação) do organismo. Hidratam o organismo, contribuindo para um bom funcionamento celular.
  • Ação saciante
    Em contacto com a água, as sementes de chia absorvem entre oito e 12 vezes o seu peso, graças ao mucopolissacárido, que lhes confere a capacidade de passarem a uma textura de gel. Ajudam a equilibrar a glicemia, prevenindo e controlando o descontrolo de apetite por doces ou farináceos.
  • Ação global
    São ricas em aminoácidos essenciais e em minerais, como cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio ou magnésio, que contribuem para a redução do colesterol sanguíneo, controlo da glicemia, formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhoria geral da imunidade

Moídas, podem ser utilizadas em receitas de pão, biscoitos ou bolos em alternativa à farinha

Cuidados a ter

  • Não deve consumir mais de duas colheres de sopa (15 gramas) de sementes de chia diariamente.
  • Não as consuma sem antes as hidratar em algum líquido, pois podem inchar no esófago, causando engasgo, má digestão ou até asfixia.
  • Quem tem pólipos intestinais deve ter atenção ao seu consumo, pois podem desencadear um processo inflamatório.

Sementes de chia: como consumir

  • Adicionada a pratos
    Inteiras ou moídas, podem adicionar-se a cereais, iogurtes, saladas de fruta ou mesmo sopa. Por serem crocantes, ficam saborosas com qualquer alimento.
  • Em bebidas
    Misture uma colher de sopa de sementes de chia a 250 ml de água, deixando repousar entre cinco e dez minutos, podendo adicionar ainda gotas de limão ou laranja. Ficam igualmente bem quando adicionadas a batidos de frutas e sumos.
  • Substituição de ingredientes
    Moídas, podem ser utilizadas em receitas de pão, biscoitos ou bolos em alternativa à farinha, sendo uma boa opção para intolerantes ao glúten. Em gel, podem integrar algumas receitas em substituição do ovo.
Última revisão: Julho 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this