facebook-icon facebook-icon instagram-icon instagram-icon

Em parceria com

logotipo-compal-essencial_160x67

Mafalda Almeida: «Um bom snack tem alimentos simples e saudáveis»

Ainda se cometem muitos erros alimentares na escolha dos snacks. Se tivermos em conta alguns critérios, torna-se mais fácil encontrar o lanche certo.

  • PorMafalda AlmeidaNutricionista Compal Essencial

Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes no que toca aos produtos alimentares e à sua composição nutricional. Com a crescente onda de informação, de maior ou menor qualidade, os portugueses estão mais atentos à sua alimentação e procuram soluções rápidas e práticas para as suas refeições. Sobretudo no que toca aos snacks, que é onde, infelizmente, ainda vemos muitos erros alimentares. Continua a verificar-se um baixo consumo de fruta e uma constante utilização de outros snacks açucarados.

«Snacks que sejam completos, saciantes, equilibrados e sem aditivos permitem uma solução prática para melhorar a alimentação dos portugueses»

Com o ritmo de vida muito acelerado que levamos, nem sempre temos tempo para planear e preparar as refeições do dia a dia, o que nos leva a optar por snacks rápidos, que já estejam preparados e que só precisemos de levar. A fruta por si só, pode ser um snack pouco saciante para quem tem um estilo de vida ativo ou pouco prático para quem não tem como descascá-la e prepará-la. No entanto, tem-se verificado uma maior preocupação com o que é natural. Snacks que sejam completos, saciantes, equilibrados e sem aditivos permitem uma solução prática para melhorar a alimentação dos portugueses. Por isso, a indústria alimentar tem um papel fulcral como facilitadora de uma alimentação saudável.

O snack ideal

Um snack deve ser constituído por alimentos simples e saudáveis. Devemos procurar que tenha fibras e proteína que nos garantam alguma saciedade, e ainda alguma fonte de boas gorduras, como sementes ou frutos secos. Os hidratos de carbono devem provir maioritariamente de legumes e fruta em vez de farinhas, e devemos evitar os alimentos ricos em açúcares simples. Perante a diversidade de oferta torna-se difícil saber distinguir os produtos saudáveis daqueles que contêm ingredientes menos interessantes.

A indústria alimentar produz soluções para todos os tipos de consumidores e todos os gostos, mas é preciso saber selecionar

Mesmo nas áreas de produtos saudáveis ou biológicos, encontram-se muitos produtos com açúcares disfarçados com nomes como malte, xarope de ácer, geleia de agave, xilitol ou sacarose. Muitos deles são também ricos em gorduras como o óleo de palma ou de colza, que têm não só um grande valor calórico, como um impacto cada vez mais nocivo no ambiente. E muitos destes produtos contêm também elevadas quantidades de sal ou intensificadores de sabor que os tornam mais apelativos. A indústria alimentar produz soluções para todos os tipos de consumidores e todos os gostos, mas é preciso saber selecioná-las.

Como escolher

A lista de ingredientes é uma ferramenta essencial no momento da escolha. Ao olharmos para o rótulo de um alimento, devemos procurar aquele que tem não só menos ingredientes listados, como também aquele que contém, idealmente, apenas ingredientes que sabemos identificar. Sabendo que o snack deve ter fruta ou legumes, procure snacks que os incorporam naturalmente com açúcares como o mel ou o açúcar mascavado. Ao olhar para a tabela nutricional, compare os valores por dose de snack ou por 100 gramas, de acordo com o tipo de produto.

«A lista de ingredientes e a tabela nutricional são ferramentas essenciais para fazer uma escolha saudável e acertada»

Uma bolinha energética deve conter até 40 gramas, mas um puré de fruta com granola pode chegar aos 150 gramas. Ambos serão muito nutritivos, mas o seu valor nutricional será muito diferente. E isto significa que deverá escolher a altura do dia para os consumir, de acordo com o seu nível de dispêndio energético.


Boas opções prontas a comer

As ofertas alimentares saudáveis surgem devido a um esforço conjunto da indústria, decisores e consumidores, que colocam a saúde como prioridade e percebem a urgência de melhorar os hábitos alimentares da população. Um papel cada vez mais proativo que a indústria alimentar assume, antecipando tendências, focado num futuro cada vez mais sustentável e saudável.

Snack completo

  • Compal Essencial à Colher é um bom exemplo de um snack saudável com 100 por cento de fruta esmagada sem adição de açúcares, com uma mistura de cereais crocantes e arroz tufado, adoçados com mel. É uma solução conveniente e prática e, como conjuga o puré de fruta com os cereais, acaba por ser um snack saboroso e saudável ao mesmo tempo. Pode ser consumido entre refeições, seja por crianças ou adultos e constitui um snack completo e equilibrado.

Compal Essencial à Colher

Uma forma complementar de ingerir fruta

  • Compal Essencial Dose de Fruta pode ser uma excelente opção para quem quer consumir fruta mas não tem tempo para descascá-la e prepará-la. Com esta solução garante-se o consumo de uma peça de fruta por porção, com grande parte dos nutrientes preservados. Pode ser, também ele, consumido a meio da manhã ou da tarde, como snack rápido em movimento. Depois, para pessoas com um dispêndio energético maior ou que vão treinar, poderá vir a ser complementado com uma bolinha energética, um ovo cozido ou até um punhado de frutos secos, consoante o que for mais conveniente no momento. Esta solução permite também que os pais possam incentivar as crianças a comer fruta de uma forma que lhes seja apelativa, habituando-os primeiro aos sabores e, mais tarde, às texturas das diferentes frutas, o que facilita muito o consumo de fibra em crianças difíceis de agradar.

Compal Essencial Dose de Fruta

 

Outras soluções embaladas e rápidas de consumir

  • Os palitos de cenoura, o húmus e o guacamole, os frutos secos, as sementes e as granolas ou mueslis são excelentes opções que vão de encontro às recomendações para uma alimentação mais saudável.
Última revisão: Novembro 2019

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this