«De sabor picante e muito aromatizado, o gengibre pode ser usado das mais variadas formas. Pode ser consumido fresco ou seco, cru ou adicionado aos mais diversos pratos, salgados e doces, bebidas, batidos, gelados ou iogurtes», conta a nutricionista Iara Rodrigues à Revista Prevenir. Tome nota dos principais benefícios do gengibre não só na gestão do peso como na prevenção de vários problemas de saúde.
Gengibre: aliado da dieta
Queima calorias
«Durante a digestão do gengibre, o gasto calórico do organismo pode aumentar até dez por cento, sendo um ótimo aliado na perda de peso quando associado a uma alimentação saudável e variada e à prática de exercício físico», conta Iara Rodrigues à Revista Prevenir.
Promove a eliminação da gordura
O gengibre «contém substâncias termogénicas que aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura. Usado como condimento, facilita a digestão de gorduras. Melhora o funcionamento intestinal, evitando o desconforto e ajudando a combater a flatulência e a impedir a formação de gases», afirma Iara Rodrigues.
Previne a retenção de líquidos
«Usado como condimento e substituto do sal na confeção das refeições, o gengibre previne a retenção de líquidos, diminuindo a sensação de inchaço», refere a nutricionista
Efeito anticelulite
O gengibre «tem uma ação anti-inflamatória que pode ser muito útil para combater a pele com aspeto “casca de laranja”.»
O gengibre é ainda…
Um aliado da saúde
Os efeitos terapêuticos do gengibre resultam principalmente da sinergia entre os seus constituintes fitoquímicos: óleo essencial, fenóis, lecitinas e aminoácidos.
- Combate os enjoos, tanto provocados pelo movimento (viagens de avião, barco, carro), como originados por situações pós-operatórias.
- Tem ação antioxidante, que, além de ajudar a combater os radicais livres e prevenir doenças, ajuda a evitar o envelhecimento da pele.
- Tem propriedades antisséticas, pelo que a utilização da raiz do gengibre pode ser benéfica em casos de constipações e gripes.
- É um estimulante circulatório, podendo ajudar em casos de frieiras e má circulação nas mãos e nos pés.
- É um relaxante muscular, permitindo aliviar as dores articulares e musculares. É também um bom aliado no tratamento de úlceras gastroduodenais por relaxamento do sistema digestivo.
Fonte: adaptado a partir de dados fornecidos por Iara Rodrigues, nutricionista
Mas há casos em que o gengibre está contraindicado…
- Pessoas com hipertiroidismo;
- Crianças e grávidas;
- Pessoas com cardiopatias, enxaquecas, úlceras e alergias;
- Quem sofre de hipoglicemia, insónia, nervosismo e taquicardia;
- Pessoas a fazer medicação anticoagulante.